Caros, necessito da vossa ajuda para perceber até que ponto estou ou não a ser enganado. Aqui vai...
Comprei o pc com as seguintes características:
Motherboard: Abit AW9D I975X 775C2D FSB 1066 DDRII800;
Processador: Intel CORE 2 QUAD Q6600;
Memória: 2GB DDRII 800 MHz;
Gráfica: ATI HD 3870 512MB DDR4 DUAL DVI DX10 P;
Fonte: NOX 600W;
Disco: 500GB SATAII 16MB;
SO: Vista Ultimate
Acontece que a máquina por alguma razão era instável. Sem razão aparente reiniciava. Não consegui descobrir nenhum padrão para o que acontecia.
Ainda pensei que pudesse ser da net, mas sem estar ligada (cabo de rede) acontecia o mesmo.
Não era sobreaquecimento, pois além de verificar os valores da temperatura, chegou a acontecer mesmo depois de um longo tempo desligada.
E começa a aventura...
Levei o pc aos tipos da loja que andaram, andaram, e não descobriram nada, pelo que a solução deles foi substituir o disco.
Já eu imaginava que não devia de ser dali o problema, levei o pc para casa para verificar que acontecia o mesmo.
Volto à loja para deixar a máquina.
Passados mais uns dias, volta, depois de muitos testes sem qualquer erro, dizendo apenas que tinha um problema com o dissipador, pelo que teria problemas de aquecimento.
Fartinho de saber que não era nada daquilo, levo o pc para casa para acontecer a mesma coisa.
Grato por não ter uma caçadeira de canos serrados, levo o pc para a loja.
Dizem-me que vão trocar tudo, a começar pela motherboard.
Informam-me mais tarde que colocaram uma igual e que desta vez utilizaram periféricos usb (rato e teclado) e que a máquina voltava a reiniciar.
Disse-lhes que tinham a liberdade para colocar uma igual ou superior, desde que, obviamente, me resolvessem o problema de uma vez por todas.
É então que me instalam uma Asus P5B-Plus Vista Edition.
Até agora o pc não teve qualquer problema.
A vossa ajuda por favor...
Pesquisei e verifiquei que esta motherboard já tem 1 ano no mercado, inclusive há lojas que aparece como produto descontinuado.
Sabendo que estão sempre a sair produtos novos, pergunto?
Fiquei bem servido?
Não existem soluções equivalentes mais recentes?
Devo exigir outra mais actual?
O da Abit era 189€ e o cobrado da Asus foi de 169€
Depois, se quiserem digo o nome da loja...
Obrigado e desculpem o desabafo.