Estará o meu portátil a usar Dual Channel?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Estará o meu portátil a usar Dual Channel?

Mensagempor nfh » Sábado Mai 17, 2008 11:14

Boas,

Tenho um LG P1 J346P que vem equipado com um processador C2D 7200 e um chipset 945PM. A memória RAM é DDR2 667MHz (originalmente trazia 2x512MB, ainda que agora tenha 2x2048MB).

Ora bem, se o FSB do processador é de 667MHz e a RAM tem uma frequência de relógio também de 667MHz, será que é mesmo necessário Dual-Channel para obter a performance máxima da RAM? Quero eu dizer, ter 2x512MB não será o mesmo que ter 1x1024MB, considerando que o FSB e a RAM têm a mesma frequência de relógio?

Cumps.
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 27, 2005 11:31

Re: Estará o meu portátil a usar Dual Channel?

Mensagempor ReDsOuL » Sábado Mai 17, 2008 11:16

nfh Escreveu:Boas,

Tenho um LG P1 J346P que vem equipado com um processador C2D 7200 e um chipset 945PM. A memória RAM é DDR2 667MHz (originalmente trazia 2x512MB, ainda que agora tenha 2x2048MB).

Ora bem, se o FSB do processador é de 667MHz e a RAM tem uma frequência de relógio também de 667MHz, será que é mesmo necessário Dual-Channel para obter a performance máxima da RAM? Quero eu dizer, ter 2x512MB não será o mesmo que ter 1x1024MB, considerando que o FSB e a RAM têm a mesma frequência de relógio?

Cumps.

o fsb não tem nada a ver com ram...se tinhas 2x512 e meteste 2x1gb continua a funcionar em DC
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor nfh » Sábado Mai 17, 2008 17:17

Mas o FSB não é o que permite a comunicação entre o processador e a memória (entre outros)? Não há uma relação entre a velocidade do FSB e a velocidade da memória?
Recordo-me que o Dual Channel surgiu porque o FSB dos processadores aumentou mais do que a velocidade da RAM da altura (DDR) e o DC foi uma forma de conseguir acompanhar a velocidade do FSB.

Por isso é que pergunto: se o processador e a memória têm ambos a mesma velocidade de relógio, o DC estará activo?
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor p0p4z » Sábado Mai 17, 2008 17:51

dual channel é basicamente como um raid em disco.. em vez de o cpu tar a escrever só para uma memoria até encher e começar a escrever na outra, com dual channel ele lê e escreve dos 2 dimms ao mesmo tempo duplicando teoricamente a velocidade de acesso á ram.
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Mensagempor Ryujin » Domingo Mai 18, 2008 13:46

Certo, mas como o nfh disse, se o fsb nao for rapido o suficiente as memorias ficam á espera de mais dados, logo o dual channel está a funcionar mas não estas a tirar partido dele. No raid por mais lento que seja algum bus do pc, a latencia dos discos é sempre maior, logo o raid é eficaz em qualquer situação. Ou estou errado?
And now.. Something completely diferent.
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 18, 2005 21:57

Mensagempor alr_tech » Domingo Mai 18, 2008 16:01

boas

Não
a tecnologia dual channel tem alguns quesitos a mais que a simples escrita na mais livre..
com o dual channel é possível escrever ao mesmo tempo nas duas memórias pois elas funcam em separado...
mais ainda permite ler escrever numa ou outra no mesmo ciclo de relógio...
no caso da leitura permite pedir dados ao mesmo tempo a cada uma uma das memórias....
temos de pensar que cada pente tem um buffer para evitar tempos de espera...
por isso é possível executar diversas operações em paralelo...
num RaiD isto já não é possível...
como os buffers esgotam mais rapidamente, pois o processo de leitura é muito mais lento, o dispositivo pode indicar à controladora que está em hold, e como tal a controladora poderá enviar os dados para o disco mais livre....
na leitura, que é o caso mais favorável, o comando é enviado para os dois discos, desde que estes possam recebê-lo...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor nfh » Segunda Mai 19, 2008 14:28

A questão que eu queria expor está explicada no seguinte artigo:
http://www.hardwaresecrets.com/article/133
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Terça Mai 20, 2008 9:45

boas

tal como expliquei. o DDR é uma coisa e o Dual Channel é outra....
ambas complementam-se...

DDR, permite no mesmo ciclo de relógio ler e escrever ao mesmo tempo (ex.), no mesmo pente;

Dual channel - permite enviar no mesmo ciclo de relógio comandos iguais a um par de memórias. a controladora consegue saber, qual dos pentes tem o seu buffer esgotado, enviando para outro pente o comando, embora só seja possivel se for de escrita (só neste ponto se aproxima de um raid). permite ainda enviar comandos simultaneos de leitura e escrita a cada um dos pentes.
ex. optimizado: dois comandos de leitura de dois endereços, se estiverem em pentes diferentes, optimo, os comandos são enviados simultâneamente a cada um dos pentes...

em resumo desde que existam dois pentes e o sistema (chip7 ou CPu) contenham uma controladora de dual channel, a performance é sempre superior...

existe botlenecks, é claro... se de facto a frequência do BUS é superior (ou mesmo igual) os buffers irão esgotar-se e haverá um ciclo ou outro de espera. (temos de ter em conta, que ainda há os refresh internos e de certificação da integridade dos dados dentro de cada pente, etc)
por isso é que o pessoal do OC, mexe nas latências, que é exactamente diminuir estes tempos de validação, disponibilizando assim, mais ciclos de relógio uteis para o processador....

existe mais informação pesquizando por DDR e Dual Channel

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante