Porque tanta gente vai para Quad cores?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Porque tanta gente vai para Quad cores?

Mensagempor IvoMV » Segunda Mai 19, 2008 11:20

Eu estou longe de ser um perito, mas parece-me um erro tanta gente optar por Quad cores. A não ser que seja para utilização específica que faça uso de multi-core, o dual core na mesma gama de preço tem mais performance!

Actualmente (e os quad cores já andam aí há algum tempo) não creio haver assim tanta coisa que faça uso dos cores extras. Não sei até que ponto é que as companhias de software vão passar a dar-se a mais trabalho no futuro próximo, para fazer o aproveitamente desses cores todos...

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor Fenrir » Segunda Mai 19, 2008 11:32

Boas.

Concordo contigo.

Muita gente opta por quad, por é a tecnologia mais avançada (mas não mais aproveitada). De momento geralmente falando, as aplicações utilizam dual core, são poucas as que usam quad.

E quando houver aplicações a usar quad, já vai haver octo core :D.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor razor2 » Segunda Mai 19, 2008 12:57

Fenrir Escreveu:Boas.

Concordo contigo.

Muita gente opta por quad, por é a tecnologia mais avançada (mas não mais aproveitada). De momento geralmente falando, as aplicações utilizam dual core, são poucas as que usam quad.

E quando houver aplicações a usar quad, já vai haver octo core :D.

Nem mais :D quad core so compensa para ediçao e produçao de video ou de imagens...
Board: Asus P5LD2-SE
CPU: C2D E6420 2.13Mhz
RAM: 2Gb Teamgroup Elite PC6400
GPU: GeForce 8800GT TurboForce 512MB
Fonte: Corsair HX520
Caixa: Antec SOLO
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 28, 2007 22:32

Mensagempor Danone » Segunda Mai 19, 2008 14:55

Bom, isso depende de utilizador para utilizador.
Eu uso software q me permite dividir a tarefa em várias threads, ou, literlamente, programar para correr em váras threads. QQer software q exige processameto a sério tem essa opção (e eu uso ANSYS, Matlab, CFX, etc), basta ver por exemplo o caso do Solidworks, software não especialmente virado para o cálculo, em q no caso das análises estruturais/fluido já é possível escolher o nº de threads. E qtos milhões de pessoas n usasm estes ou outros software?

Abraços
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor skyruner » Segunda Mai 19, 2008 15:14

Inicialmente muita gente vai para um quad-core por que é bonito e porque para eles parece que o dinheiro crescia nas arvores.
Outros compravam porque necessitavam de grandes desempenho em 3D Studio Max e softwares do género.

Hoje em dia, optam pelos quad porque simplesmente a actual diferença de preço não é significativa, e a diferença de desempenho entre dual-core quad-core cada vez é menor com velocidades discrepantes.

Aliás, há uns tempos andava um comparativo em que um Q6600 (2.4GHz FSB1066) ganhava na maior parte dos casos a uma E6850 (3.0GHz FSB1333).

Na mesma gama de preço, investe-se em algo que cada vez mais evolui, que é o multi-threading.

Custam o mesmo, e com a optimização do software, cada vez têm um desempenho superior.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Akuma » Segunda Mai 19, 2008 17:05

skyruner Escreveu:Inicialmente muita gente vai para um quad-core por que é bonito e porque para eles parece que o dinheiro crescia nas arvores.
Outros compravam porque necessitavam de grandes desempenho em 3D Studio Max e softwares do género.

Hoje em dia, optam pelos quad porque simplesmente a actual diferença de preço não é significativa, e a diferença de desempenho entre dual-core quad-core cada vez é menor com velocidades discrepantes.

Aliás, há uns tempos andava um comparativo em que um Q6600 (2.4GHz FSB1066) ganhava na maior parte dos casos a uma E6850 (3.0GHz FSB1333).

Na mesma gama de preço, investe-se em algo que cada vez mais evolui, que é o multi-threading.

Custam o mesmo, e com a optimização do software, cada vez têm um desempenho superior.

Concordo :D
Não se metam comigo porque sou drogado!
Akuma
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 31, 2006 8:02

Mensagempor joaoreis00 » Segunda Mai 19, 2008 17:13

isto é como tudo na vida... tal como ja disseram ali em cima existem os 2 casos... os q o compram pq é bonito e depois vao fazer trabalhos para o Word e outros pq os necessitam mesmo quer a nivel profisional quer pessoal!...

mas tb acredito q os dual core nao vao ca ficar mt mais tempo... danto lugar aos Quad e mais!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Re: Porque tanta gente vai para Quad cores?

Mensagempor SammySam » Terça Mai 20, 2008 1:45

IvoMV Escreveu:Eu estou longe de ser um perito, mas parece-me um erro tanta gente optar por Quad cores. A não ser que seja para utilização específica que faça uso de multi-core, o dual core na mesma gama de preço tem mais performance!

Actualmente (e os quad cores já andam aí há algum tempo) não creio haver assim tanta coisa que faça uso dos cores extras. Não sei até que ponto é que as companhias de software vão passar a dar-se a mais trabalho no futuro próximo, para fazer o aproveitamente desses cores todos...

Ivo.

Acho que muitas das justificações já foram dadas, se é que existem justificações.. possíveis.
O que eu não entendo (e espero que não me caiam todos em cima), é por exemplo, porque razão é que se vai comprar uma board com chipset x38.. e daí para cima, e depois meter-lhe um dual core, eu sinceramente não vejo muita lógica , mas também não sou grande perito.. :roll:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor jccmb » Terça Mai 20, 2008 8:41

boas...
eu vi o comentario do amigo, skyruner, e gostaria de saber o que é isso de multi-threading, e quai são os processadores. Pois eu pretendo adquirir um PC para trabalhos de 3D e 2D......

Obrigado....
jccmb
Novato
Novato

Registado: Sexta Jul 01, 2005 8:50

Re: Porque tanta gente vai para Quad cores?

Mensagempor R3volution » Terça Mai 20, 2008 9:16

SammySam Escreveu:O que eu não entendo (e espero que não me caiam todos em cima), é por exemplo, porque razão é que se vai comprar uma board com chipset x38.. e daí para cima, e depois meter-lhe um dual core, eu sinceramente não vejo muita lógica , mas também não sou grande perito.. :roll:

2x PCI-E 2.0 x16 c/ 8400 para quem quer só jogos....
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor Vtech » Terça Mai 20, 2008 9:18

Ora aqui está um artigo que ajuda a compreender melhor a coisa, neste caso focado na jogatana:

http://www.guru3d.com/article/cpu-scali ... rocessors/

Claro que no caso de se usar software especifico o Quad faz sentido, o que não faz sentido é comprar um Quad para um PC de jogos, pior que isso é as marcas que assemblam PC's especificamente para gaming colocarem CPU's Quad-Core, costuma-se dizer, mais vale estar quieto.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor SammySam » Terça Mai 20, 2008 17:53

Ora lá está, n vejo os quads a ficar mal na foto e quanto a outras aplicações levam a melhor sobre os duos.

PS. Estou a falar de quads baratinhos. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor nunokas » Terça Mai 20, 2008 18:51

Ok!Ok!
Acusei o toque Sr. Sammy :lol:
o facto de usar um duo num X38 é pq, para além da utilização normal, há mt hardcore gaming aqui em casa e um duo casado num bom chipset (lá está, ocêzinho em vista) é uma combinação que,para já, preenche bem os requesitos :wink:
Se tivesse o PC para um fim mais profissional aí nem questionava o uso de um Quad.

cumps.
C2D E8500 cooled by Tuniq Tower 120
DFI Lanparty LT X38-T2R
2x1gb Transcend AxeRam 1200
2x Seagate Barracuda SP 250gb raid0 + 160gb
Gainward 8800GTS 512mb
Creative X-Fi Platinum
Corsair HX620
All boxed in a lovely CM690 :)
nunokas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 19, 2006 11:01

Mensagempor SammySam » Terça Mai 20, 2008 21:05

Nunokas a minha opinião não têm a ver especificamente contigo, é o que constato com muitp ppl, óbviamente que cada um sabe das suas necessidades, e por certo fazem as suas escolhas tendo em conta para além das suas necessidades muitos outros factores. :arrow:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor Eddie » Terça Mai 20, 2008 21:21

nunokas Escreveu:Ok!Ok!
Acusei o toque Sr. Sammy :lol:
o facto de usar um duo num X38 é pq, para além da utilização normal, há mt hardcore gaming aqui em casa e um duo casado num bom chipset (lá está, ocêzinho em vista) é uma combinação que,para já, preenche bem os requesitos :wink:
Se tivesse o PC para um fim mais profissional aí nem questionava o uso de um Quad.

cumps.

Bem visto :!: :)
Subescrevo :!:

Fiquem bem :!: 8)
->DFI Lanparty DK P35-T2RS
->Intel Core2 Duo E8400@4005MHz + Thermalrigth XP-90C
->Western Digital Raptor 150GB
->Sapphire ATI Radeon HD4870 512MB GDDR5
->Team Group Xtream DDRII 800MHz@890MHz (2x1024MB)
->LC-Power Hyperion 700W Modular
Eddie
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 06, 2004 12:29

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante