Troca de memorias

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Troca de memorias

Mensagempor DrunK » Segunda Jun 02, 2008 23:34

Boas pessoal.
Bem a cerca de 2meses comprei um pc novo(resumindo-» P5E, Q9450, hd3870x2, Corsair 620w...) com umas KINGSTON PC8500 2GB DDR2 HYPERX DUAL (2X1GB). Tive uns problemas do pc que so os consegui resolver trocando as memorias (ver este topico http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... highlight= ). As que tenho neste momento sao umas Team Elite cedidas pela loja enquanto as minhas foram para RMA(nao sei se estavam com defeito mas mandaram-mas a mesma a ver no que dava).
Ontem contactaram-me da loja a dizer que as memorias chegavam da RMA no final desta semana, mas que se eu quisesse/preferisse poderia trocar por outras.A minha pergunta é: Vale a pena dentro do que paguei por as memorias na altura(cerca 100€), trocar por outras?
A loja onde comprei a maquina foi na MPINFORmatica , e sugiram-me possiveis solucoes alternativas tendo em conta o site da loja.

Memorias que tenho actualmente:
Imagem
Editado pela última vez por DrunK em Segunda Jun 02, 2008 23:38, num total de 1 vez.
DrunK
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Fev 07, 2007 20:47

Mensagempor skyruner » Segunda Jun 02, 2008 23:37

Nada disso.
Diz-lhes que a trocar seria por uma equivalente/melhores as tuas HyperX.

Pois ao contrário dessas Teamgroup, as tuas fazem garantidamente DDR1066 CL5.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor DrunK » Segunda Jun 02, 2008 23:39

E deram-me a escolher qualquer uma das memorias...melhores ou piores.Não me deram modelos a escolha, ou seja, posso escolher umas memorias que sejam melhores do que as minhas.As que tenho agora arranjaram mas na loja enquanto as minhas foram para a RMA
Alguma sugestao?
DrunK
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Eddie » Segunda Jun 02, 2008 23:50

DrunK Escreveu:E deram-me a escolher qualquer uma das memorias...melhores ou piores.Não me deram modelos a escolha, ou seja, posso escolher umas memorias que sejam melhores do que as minhas.As que tenho agora arranjaram mas na loja enquanto as minhas foram para a RMA
Alguma sugestao?

Estás a querer dizer que eles permitem que tu troques as tuas HyperX, por umas que custem até €100, não é verdade :?:

Fiquem bem :!: 8)
->DFI Lanparty DK P35-T2RS
->Intel Core2 Duo E8400@4005MHz + Thermalrigth XP-90C
->Western Digital Raptor 150GB
->Sapphire ATI Radeon HD4870 512MB GDDR5
->Team Group Xtream DDRII 800MHz@890MHz (2x1024MB)
->LC-Power Hyperion 700W Modular
Eddie
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 06, 2004 12:29

Mensagempor DrunK » Segunda Jun 02, 2008 23:52

107€ mais precisamente.
Por nao ser grande expert e que tou a pedir opinoões pk nao quero trocar o que tenho por umas piores e tal...
DrunK
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor skyruner » Segunda Jun 02, 2008 23:53

Li na transversal e fiquei com a ideia que queriam que ficasses com as Teamgroup.

Assim sendo, e partindo do principio que te darão o "vale" de 100€, podes trocar por algo melhor.

O site da MPINFORmatica é que está down, se não dava uma vista de olhos a ver o que tinham por lá.

Já agora, fazes OC ou nem por isso?
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor DrunK » Segunda Jun 02, 2008 23:57

Realmente ficou down :S...inda a uns 10min estive por lá.
Bem é assim, eu estive a dar uma vista de olhos quando comprei o pc e decidi que ia comecar aos poucos a meter-me no OC.Indo de vagar e tal com calma.O problema e que nunca tive o pc decente para comecar.
Se me estas a perguntar para opiniares a cerca das memorias...neste momento ainda nao faço OC, mas quando tiver o pc a 100% e um bocado de tempo espero comecar a meter-me nisso, por isso, axo que mais vale ir para algo que me de alguma margem de manobra
DrunK
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Terça Jun 03, 2008 9:44

A meu ver tens 2 óptimas opções: ou vais por umas Transcend Axeram PC9200 2x1GB, que são umas mems excelentes, especialmente para overclock ou então migras já para um kit de 4GB como as OCZ Reaper PC8500 2x2GB, custam mais 1€ e tal mas não acho que seja significativo, bebes menos 2 cafés :P
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor DrunK » Terça Jun 03, 2008 13:03

Bem também mais euro menos euro é naquela...sem problema nenhum.
Eu para já não vou mudar para o vista que tive no meu portatil uns tempos e epa acho que ainda nao se justifica.
Sendo assim acho que mais vale ficar nos kits de 2x1gb certo?ou valerá já a pena, mesmo ainda andando com o XP, meter já 2x2gb?

CUmps
DrunK
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Terça Jun 03, 2008 13:07

DrunK Escreveu:Bem também mais euro menos euro é naquela...sem problema nenhum.
Eu para já não vou mudar para o vista que tive no meu portatil uns tempos e epa acho que ainda nao se justifica.
Sendo assim acho que mais vale ficar nos kits de 2x1gb certo?ou valerá já a pena, mesmo ainda andando com o XP, meter já 2x2gb?

CUmps

Depende da frequência a que vais queres que as memórias funcionem, se quiseres ficar-te pelos ~533Mhz (DDR1066) vai para os 4GB, até porque provavelmente elas ainda devem ir mais longe em overclock, se quiseres mais de DDR1150 vai para as Transcend.
Imagem

Mensagempor DrunK » Terça Jun 03, 2008 13:09

Encontrei agora mesmo num forum pessoal que teve os mesmo problemas que eu...o problema e que nao precebo quase nda de ingles.Mas parece que memorias PC-8500 tao a dar problemas com as P5E
Se alguem que preceba um pouco mais do que eu puder dar uma vista de olhos pff...
http://www.tomshardware.co.uk/forum/246 ... em-1066mhz
DrunK
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor reiszink » Terça Jun 03, 2008 13:20

DrunK Escreveu:Encontrei agora mesmo num forum pessoal que teve os mesmo problemas que eu...o problema e que nao precebo quase nda de ingles.Mas parece que memorias PC-8500 tao a dar problemas com as P5E
Se alguem que preceba um pouco mais do que eu puder dar uma vista de olhos pff...
http://www.tomshardware.co.uk/forum/246 ... em-1066mhz

Memórias acima dos 1000Mhz por vezes embirram nas boards Asus, há muito pessoal a queixar-se disso pelos fóruns a fora.

Podes também ver as novas G.Skill PC2-8000 TT (2x1GB), custam menos de 100€, são menos problemáticas que muitas memórias de 1000Mhz nas boards Asus e têm um sistema de dissipação melhorado.
Intel Core 2 Quad Q6600
Asus P5Q Deluxe
G.Skill 4GB PC2-8800 PI
Gainward GTX260 896MB GDDR3
Western Digital 320GB + Samsung 640GB
Creative SoundBlaster X-Fi XtremeMusic
Corsair HX-620W
Noctua NH-U12F + Noctua S12
reiszink
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 21, 2007 19:28

Mensagempor lucky » Terça Jun 03, 2008 13:31

Deverá ser apenas uma questão de afinação das tensões das memórias (vdimm) e chipset (vNB), isto porque em Intel o controlador de memória está no chipset e quanto mais puxas pelas memórias, tanto em frequência como nos timings, o chipset vai estar a ser mais stressado, especialmente se estiveres a utilizar divisores. Primeiro que tudo é melhor colocar manualmente o vdimm para o valor que vem nos módulos, depois fazes a mesma coisa com os timings principais das memórias (por ex.: 5-5-5-15). Depois disto testa estabilidade das memórias e chipset com o Prime95 Blend para ver se não dá erros, se der aumentas ligeiramente o vNB e testas novamente, até ficar estável.
Infelizmente muitas vezes aquilo que é supostamente suportado pela motherboard (como vem no manual), não corresponde à realidade e portanto é necessário proceder a ajustes para tudo funcionar de modo estável.
Imagem

Mensagempor DrunK » Terça Jun 03, 2008 13:43

E essas alterações que falas é todo feito atraves da bios da board?
Não sabes de nenhum tutorial onde explique +/- como fazer isso?
DrunK
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Terça Jun 03, 2008 14:04

Exacto, através do BIOS.

Tutorial propriamente não sei se há, lendo alguns tópicos sobre a P5E que existem pela net fora chegas lá, de qualquer das maneiras se fores ao BIOS consegues encontrar os valores de que falo com alguma facilidade.
Se tiveres dificuldade em perceber quais os valores que deves mudar, apontas os nomes e valor que está de origem e vens aqui perguntar que nós ajudamos-te sem problema. ;)
Imagem

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante