O pc trava quando jogo!

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

O pc trava quando jogo!

Mensagempor Vieites » Quarta Jun 16, 2010 21:39

Boas a toda a gente!
Antes de mais queria avisar que não sei se estou a por o tópico no sítio certo, se isso acontecer avisem, por favor.
De qualquer das maneiras vamos a isto.
O meu pc é o seguinte:
Processador - Intel Pentium Dual-Core Inside 2160 1.80ghz (Overclock para 2.40ghz)
Memória Ram - 3gb DDR2 333 mhz
Placa Gráfica - Asus GT240 DDR3 1gb
Fonte - LCPower LC6550G 550w

E a dúvida é a seguite, quando estou a jogar paro o "boneco" e o jogo roda a 35fps, começo a andar ele baixa um bocadinho (30,31,32...), mas o problema vem aceguir pois os fps baixam muito, para 5...10, durante uns 3 segundos, depois deste segundos volta aos 30,31,32....
O jogo colocado em questão é Far Cry 2, embora ele faça isto noutros jogos. Drivers actualizados, jogos com todos os patches disponiveis.

Porque é que ele faz isto?

Cumps e desde já obrigado! ;)
Vieites
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 14, 2009 20:25

Mensagempor Edgar86 » Quarta Jun 16, 2010 22:23

Boas

Isso acontecia antes?
ou foi só agora?

cps
Asus P5QL PRO | Core 2 Quad Q6600 3Ghz | OCZ Vendetta 2 | 2X2GB DDR2 800 Kingston | Gigabyte HD5770 1GB GDDR5 | WD 500GB + Samsung 500GB | LC Power LC6600GP2 v2.3 600w | Win7 x64
Edgar86
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Abr 05, 2010 22:08

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 16, 2010 22:50

Já experimentas-te actualizar os drivers da gráfica para a ultima versão disponivél?

Experimenta desactivar o antivirus antes de entrares no jogo e outro tipo de processos dispensáveis como programas de downloads, pois isso parece-me mais que se trata de algum processo que está a interferir com o jogo.

Qual é o OS que estás a usar?

Só tens um anti-virus instalado... certo?

E já agora... as tuas memórias são a 667Mhz (333Mhz x 2 porque são Double Data Rate(DDR)).

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor CryptorX » Quinta Jun 17, 2010 1:58

Faz o que te disse no meu post anterior mas antes disso tenta fazer o seguinte, eu já reparei que o FarCry 2 usa bem HDR (High Dinamic Range), não sei se já reparas-te nos efeitos de raios de luz que existem no jogo, até a passarem pelo meio das folhas nas árvores, esses efeitos são bem puxados umas vez que se trata de Ray Tracing, no FarCry 2 o sol encontra-se em constante movimento, logo os calculos que determinam a direcção dos raios de luz são constantemente calculados, mas como o movimento do sol é constante e uni direccional os cálculos são mais simples, agora se tu te puseres em movimentos os cálculos necessários para calcular os raios de sol provavelmente irão quadruplicar ou mais porque estes ditos raios de sol baseiam-se principalmente em duas coisas, o sol que é a origem dos raios de luz e a personagem que tu controlas que é o que determina a perspectiva da qual eles são vistos, logo, penso que isso explica pelo menos parte da quebra de fps quando estás em movimento, agora não me atrevo a dizer que explica uma quebra tão acentuada como a que dizes.

Os outros jogos de que te queixas também usam HDR? Se não souberes responder diz quais são que eu vejo isso...

Se isto for mesmo causado pelo HDR só vejo duas possíveis soluções, ou desactivas o efeito nas opções do jogo ou activas o PhysicX no painel de controlo da nVidia, para que através do CUDA, os cálculos de Ray Tracing possam ser executados pelo GPU em vez de serem executados pelo CPU que tem muito mais trabalho a lidar com cálculos que envolvam virgulas flutuantes, principalmente esse CPU que já é velhinho...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Quinta Jun 17, 2010 14:10

boas

só mais duas questões:
- como estão as temps?
- verifica se o cooler e a fan do CPU estão limpos...
- verifica se o cooler e a fan da gráfica estão limpos..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante