pci laranja

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor __Miguel_ » Sábado Mai 12, 2007 22:04

lucky Escreveu:Nop, é o SpeedStep mas na Bios o nome deverá ser outro, tens de ver no manual da tua board.

Por acaso o SpeedStep não tem muito a ver com a mudança de voltagens do CPU. Essa função deriva mais do C1E, embora estejam ambas intimamente interligadas. As variações que o CPU-Z mostra podem ser resultado da implementação do C1E pela BIOS ou pela estabilidade da corrente que passa pela board. Se não estás a fazer OC (coisa que, tecnicamente, não estás, pelo menos ao CPU :lol:; parece-me é que o 945PL não foi propriamente feito para esse FSB, mas se está a funcionar bem, óptimo), deixa-o estar activado, diminui os consumos de energia. Com OC pode ser necessário desactivá-lo, ou então controlá-lo por software, para que o PC não vá abaixo por falta de voltagem no CPU.

Quanto ao Spread Spectrum, uma vez o meu irmão explicou-me de uma forma mais ou menos compreensível. Ao que parece, tem a ver com os campos electromagnéticos criados pela passagem de corrente. Quanto maior as frequências, mais esse sinal se fará sentir, e mais probabilidades haverá de fazer "ressonância" com outros sinais eléctricos, o que pode potencialmente criar interferências na transmissão de dados. O Spread Spectrum, quando implementado, faz com que haja uma imperceptível dessincronia dos sinais eléctricos, que não afecta a performance (embora haja quem discorde disto, sobretudo se fores ao fórum da XS) mas impede que haja as ditas interferências na transmissão de dados.

Além disso, pode também ajudar, pela mesma razão, a eliminar "ruídos parasitas" que passem para a rede eléctrica da casa, e que podem causar, entre outras coisas, "chuva" nas televisões. Pessoalmente, no entanto, nunca notei diferenças em qualquer dos casos.

Quanto a esse slot PCI, tal como já foi dito, quanto muito poderá ter alguma prioridade de acesso ao CPU/memória, através da alocação dos IRQs. Fora isso, e porque a largura de banda do bus PCI é fixa e partilhada, não deverá ter mais vantagens. Diferente seria se fosse um slot PCI invertido (a ranhura pequena mais perto da traseira da caixa). Aí seria um conector especial, só para placas de som on-board e, eventualmente, placas de rede. Da última vez que vi um desses foi pela mão da Chaintech, na board de topo baseada no 875P.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor Eddie » Sábado Mai 12, 2007 22:10

__Miguel_ Escreveu:
lucky Escreveu:Nop, é o SpeedStep mas na Bios o nome deverá ser outro, tens de ver no manual da tua board.

Por acaso o SpeedStep não tem muito a ver com a mudança de voltagens do CPU. Essa função deriva mais do C1E, embora estejam ambas intimamente interligadas. As variações que o CPU-Z mostra podem ser resultado da implementação do C1E pela BIOS ou pela estabilidade da corrente que passa pela board. Se não estás a fazer OC (coisa que, tecnicamente, não estás, pelo menos ao CPU :lol:; parece-me é que o 945PL não foi propriamente feito para esse FSB, mas se está a funcionar bem, óptimo), deixa-o estar activado, diminui os consumos de energia. Com OC pode ser necessário desactivá-lo, ou então controlá-lo por software, para que o PC não vá abaixo por falta de voltagem no CPU.

Quanto ao Spread Spectrum, uma vez o meu irmão explicou-me de uma forma mais ou menos compreensível. Ao que parece, tem a ver com os campos electromagnéticos criados pela passagem de corrente. Quanto maior as frequências, mais esse sinal se fará sentir, e mais probabilidades haverá de fazer "ressonância" com outros sinais eléctricos, o que pode potencialmente criar interferências na transmissão de dados. O Spread Spectrum, quando implementado, faz com que haja uma imperceptível dessincronia dos sinais eléctricos, que não afecta a performance (embora haja quem discorde disto, sobretudo se fores ao fórum da XS) mas impede que haja as ditas interferências na transmissão de dados.

Além disso, pode também ajudar, pela mesma razão, a eliminar "ruídos parasitas" que passem para a rede eléctrica da casa, e que podem causar, entre outras coisas, "chuva" nas televisões. Pessoalmente, no entanto, nunca notei diferenças em qualquer dos casos.

Quanto a esse slot PCI, tal como já foi dito, quanto muito poderá ter alguma prioridade de acesso ao CPU/memória, através da alocação dos IRQs. Fora isso, e porque a largura de banda do bus PCI é fixa e partilhada, não deverá ter mais vantagens. Diferente seria se fosse um slot PCI invertido (a ranhura pequena mais perto da traseira da caixa). Aí seria um conector especial, só para placas de som on-board e, eventualmente, placas de rede. Da última vez que vi um desses foi pela mão da Chaintech, na board de topo baseada no 875P.

Cumps.

Miguel

É verdade, a minha Motherboard anterior tambem tinha esse Slot em laranja, era uma MSI 875P Neo.
Grandes Ocs. que eu fiz com ela :!: :wink:

Fiquem bem :!: 8)
->DFI Lanparty DK P35-T2RS
->Intel Core2 Duo E8400@4005MHz + Thermalrigth XP-90C
->Western Digital Raptor 150GB
->Sapphire ATI Radeon HD4870 512MB GDDR5
->Team Group Xtream DDRII 800MHz@890MHz (2x1024MB)
->LC-Power Hyperion 700W Modular
Eddie
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 06, 2004 12:29

Mensagempor HidEaL » Sábado Mai 12, 2007 22:41

Gr8 post _Miguel_ :) E se me permites comentar...

__Miguel_ Escreveu:Quanto ao Spread Spectrum, uma vez o meu irmão explicou-me de uma forma mais ou menos compreensível. Ao que parece, tem a ver com os campos electromagnéticos criados pela passagem de corrente. Quanto maior as frequências, mais esse sinal se fará sentir, e mais probabilidades haverá de fazer "ressonância" com outros sinais eléctricos, o que pode potencialmente criar interferências na transmissão de dados. O Spread Spectrum, quando implementado, faz com que haja uma imperceptível dessincronia dos sinais eléctricos, que não afecta a performance (embora haja quem discorde disto, sobretudo se fores ao fórum da XS) mas impede que haja as ditas interferências na transmissão de dados.

De facto não é tanto que afecte a performance, mas esse controlo da oscilação da frequência pode limitar o overclocking, daí as ditas opiniões no fórum da XS :mrgreen:

__Miguel_ Escreveu:Além disso, pode também ajudar, pela mesma razão, a eliminar "ruídos parasitas" que passem para a rede eléctrica da casa, e que podem causar, entre outras coisas, "chuva" nas televisões. Pessoalmente, no entanto, nunca notei diferenças em qualquer dos casos.

Também nunca notei diferença, e estou sempre com o spread spectrum desligado. Acredito que ajude, mas não noto diferença.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Trium » Sábado Mai 12, 2007 23:02

obrigadão manos! ja notei que o meu cpu ta com um fsb de 266, se eu aumentar pa 267 e reiniciar ele nem arranca...ou seja, n o posso OC... :cry:

alguma opinião mestres?
Nokia N80
Sony Cyber-Shot DSC-W55 7.2MP
Creative Mu-Vu 512MB
Apple MacBook MB61 White Series
Apple iPod Shuffle 1GB
Trium
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Ago 17, 2006 20:05

Mensagempor __Miguel_ » Sábado Mai 12, 2007 23:22

HidEaL Escreveu:Gr8 post _Miguel_ :) E se me permites comentar...

Claro que permito :lol:

HidEaL Escreveu:De facto não é tanto que afecte a performance, mas esse controlo da oscilação da frequência pode limitar o overclocking, daí as ditas opiniões no fórum da XS :mrgreen:

Exacto. Embora também já tenha aparecido uma ou outra thread a dizer que com o Spread Spectrum ligado conseguiu um OC melhor... Go figure... :roll: Cá para mim só se deve notar em situações limite, com OCs bem altos...

@Trium: Há várias coisas que é preciso dizer sobre esse OC.
1) 945PL é um chipset certificado apenas para 800MHz. Tecnicamente já está com MUITO OC ao correr a 1066MHz.
2) A gama 945 de chipsets Intel é um bocado horrível em OC, em grande parte derivado do lock PCI-E defeituoso de fabrico.
3) A própria board não é apropriada para OCs (e até se está a portar bem, a essas velocidades...)

Não obstante o que acabei de dizer, podes experimentar aumentar a voltagem do northbridge, a ver se consegues mais alguma coisa. E de preferência passar o lock PCI-E para automático ou assíncrono, para poder mover-se mais livremente (é a única forma que tenho visto de fazer OC em chipsets desta gama...). Toma cuidado, no entanto, porque com o bus PCI-E a mais de 115MHz começam a notar-se comportamentos estranhos. A partir dos 120MHz as portas SATA podem deixar de funcionar (ou haver corrupção de dados), e acima dos 130MHz geralmente tudo o que é periférico PCI-E (placas de som e rede integradas) deixa de funcionar. Permanentemente ou não é que é mais difícil de saber...

Cumps.

Miguel

P.S.: Pelo que tenho visto, há uma board da ASRock muito boa para OC para quem quer gastar pouco. Não costumo recomendar chipsets não-Intel, mas a 4CoreDual-VSTA tem-me espantado nas reviews... A ConRoe1333-eSATA2, baseada no 945P também não se deve portar mal (não suporta Quad-Cores, ao contrário da outra, mas tem outros atractivos). Só uma achega, caso queiras trocar de board para fazeres OC ligeiramente mais "a sério" (well, sort of... lol)
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor lucky » Domingo Mai 13, 2007 1:51

__Miguel_ Escreveu:

É verdade mas eu não me estava a referir especificamente ás alterações de voltagem mas ás alterações de velocidade do cpu, com as alterações no multi feitas pelo speedstep, mas completaste e bem que eu nem me tinha apercebido que se relatava também ás diferenças de voltagens.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Anterior

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante