Como retirar dissipador da mobo trocá-la e montar td de novo

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor gimbras » Segunda Set 15, 2008 16:18

alr_tech Escreveu:existe neste site um post que ensina a retirar e colocar um CPU...

Xii, chefe, só para encontrar isso especificamente... Eu disse q n fazia ideia sobre o que procurar. A pesquisa daqui n é assim tão perfeita, acho eu!

alr_tech Escreveu:tal como te disseram limpar o dissipador não tem problema pois este é metálico...
o CPU, com cuidado é só para limpar a parte metálica, cuidado para não cair por cima do verniz da mobo, ou outro componente qq..
colocas num pedaço de papel ou pano e limpas com cuidado..

Tkx mas tmb n sou assim tao toino! loooooooooooll mas entendo peças mto frágeis. Como vou mudar a mobo, limpo a parte metálica cá fora.

PsicoPete Escreveu:PS - Ainda estou à espera que me digas quando é que é boa altura para tomarmos um café... biatch.

Tomar café sozinho com um homem? ...hmmm k bicharia vem a ser esta? Agora a sério, qdo saio do work kero é ir pa casa dormir, aos fds nem cá tou. Mas havemos de arranjar um dia. Qdo forem aos copos no Cais-do-Sodré passo por lá.

Alguém confirma o q diz o p0p4z? Só uma gotinha de massa térmica?
Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor lucky » Segunda Set 15, 2008 16:50

Eu costumo colocar uma gota +- do tamanho de um bago de arroz e quando espalho fica uma camada muito fina mesmo, quase translúcida.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor gimbras » Terça Set 16, 2008 11:05

Epá, nesse vídeo o gajo faz uma cruz e fica uma camada opaca.

Já fiz a transposição do CPU+Fan duma mobo para a outra. Até usei bastante massa térmica à pala de ter feito umas asneiras.

A massa térmica da CoolerMaster trazia um aplicador (pa n sujarmos as mãos) e um autocolante q deve ser colado no dissipador para em cima dele passarmos a massa, dps puxa-se o autocolante e o centro dele fica lá colado. A seguir é só encaixar em cima do cpu.

Tentei criar uma zona opaca d massa térmica (cm s tivesse pintada de branco q era a cor da massa).
Ainda bessuntei o cpu com uns restos dps d o ter limpo com acetona, pq com álcool n saia nada da anterior massa.

É vdd akilo (CPU) ainda tinha lá umas etiquetas coladas (com uns números d série da Intel) e resolvi tirá-los, s bem q houve um k foi mmo impossível.

Agora tenho d descobrir como ligar todos os cabos visto q n tenho manual de instruções e as mobos são diferentes.

Vou pesquisar no YouTube.
EDIT: http://www.youtube.com/watch?v=x4Mx1n7qRTE
Explica como ligar os fios das luzes, mas n na placa q preciso, mas pode ajudar.

Encontrei o manual desta placa em PDF:
DFI - NT70 SC 478 manual
Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jotoa » Terça Set 16, 2008 11:37

Se já tens o manual da board agora é veres onde liga cada ficha.
Cada caixa é um caso, pois a organização dos cabos dos leds frontais e dos botões de ligar/reset pode ser diferente para cada uma. Normalmente essas fichinhas da caixa vem lá escrito o que são e a polaridade.

Depois os os outros cabos das drives e de energia são fáceis.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor alr_tech » Terça Set 16, 2008 12:03

boas

puxa
É vdd akilo (CPU) ainda tinha lá umas etiquetas coladas (com uns números d série da Intel) e resolvi tirá-los, s bem q houve um k foi mmo impossível.
em cima da parte metálica do CPU?
pensei que ninguem já fizesse asneiras dessas...
há uns anos de facto apareciam muitos assim..
e vindo de lojas ditas boas...
deves ter sido um desses contemplados...

a parte metálica deve ficar bém limpa, nada de autocolantes (que são isolantes), nem restos de cola...

sim, a camada de massa deve ficar fina...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor gimbras » Terça Set 16, 2008 12:40

O q eu n sabia era onde se ligavam os leds, mas já tinha reparado q tanto os cabos como a mobo tem lá os nomes, se bem q no caso da mobo n s lê mto bem. Na DFI é praticamente no mmo sítio do q a ASUS(minha antiga q pifou).

Sim tinha umas etiquetas, arranquei a maior. A outra deve ter cozido lá em cima. Ainda tentei retirar com a ajuda dum canivete e acabei por riscar a parte de cima toda. Logo vi q era mau pq n ajuda a conduzir o calor para o dissipador, parava-o naquele local.

Achas q devias era tentar tirar o resto? bom agora já meti a massa e o dissipador em cima.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Terça Set 16, 2008 15:16

boas

com acetona isso deve sair...
sempre com muito cuidado...

eu faria...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor gimbras » Quarta Set 17, 2008 9:39

Bem passei a acetona, o álcool, buéde vezes. Como disse até tentei com uma navalha mas já estava era a riscar a parte metálica mmo. Ficou lá um pedaço muito reduzido. Cm o PC é secundário e smp funcionou bem dantes n sei s vou deixá-lo cm está.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor gimbras » Segunda Set 22, 2008 9:26

Pessoal,

Já montei o CPU e o dissipador na nova mobo, ligando o cabo eléctrico do dissipador.
As memórias estão colocadas (2 x 128 MB + 2 x 256 MB, estão aos pares 2 x 128+256).
A placa gráfica também está ligada.
O disco e a drive de DVD também estão ligados.
O teclado, rato e monitor tmb.

Ou seja, liguei só o básico para experimentar.

Quando carreguei no botão do POWER, o dissipador começou a funcionar mas a mobo dá um som que parece a sirene duma ambulância, lol (ti-no-ni-ti-no-ni).

Q faltará ligar? Ou que tipo de problema será?

Cumps.
PS: A mobo tem uma luzinha vermelha na zona das entradas PCI-slot.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor lucky » Segunda Set 22, 2008 9:49

Experiementa ligar apenas com 1 dimm de memória.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor PsicoPete » Segunda Set 22, 2008 10:01

Se souberes qual é o bios dessa board através dos apitos consegues saber qual é o erro.

Procura no google por DFI Beep codes e tenta corresponder os apitos da board com os códigos dos beeps.

Se precisares de (mais) ajuda avisa.

Edit: Fica aqui um link de beep codes da DFI Lanparty Ultra D que encontrei. Não devem diferir muito da tua.
http://tongfamily.com/2006/01/25/bios_beep_codes.php

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor gimbras » Segunda Set 22, 2008 13:56

Aquilo parece uma ambulância (ti-no-ni, ti-no-ni) e só pára quando desligo o PC.

Vou procurar os beep codes (já tinha andado à procura e não encontrei um igual) e experimentar só com uma RIMM. Às tantas, é mesmo da memória, não deve curtir os pares que eu fiz.

Cumps. Tkx.
EDIT: Segundo o site http://bioscentral.com/beepcodes/awardbeep.htm um "Repeating (endless loop)" é problema com a memória.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Segunda Set 22, 2008 14:47

boas

teoricamente as RIMS usam-se aos pares, embora haja algumas boards que aceitem só um RIMM...

já agora, validas-te a pilha?
faz um reset... no jumper é claro..

desliga ainda as drives deixa só a mobo, memórias, gráfica...

pode ser algum conflito com alguma instalação em memória (da bios)...
:?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor gimbras » Segunda Set 22, 2008 15:18

Ei, boss: aquilo tem 4 slot de RIMMs. Sempre me disseram q tinham d ir aos pares. Tipo se tinha 2 de 256 e 2 de 128, tinha de emparelhar assim: 128 + 256, 128 + 256. Pelo menos, na mobo ASUS era assim. Mas vou retirar umas RIMMs para ver se dá.

Não se como validar a pilha, nem fazer RESET no jumper, lol. Sou n00b, nem sei adonde está o jumper.

:D
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Segunda Set 22, 2008 15:42

boas

pelo sim pelo não os pares devem ser do mesmo tipo...
tem a ver com as caracteristicas electricas, identificação do nº de CIs de memória, etc...
e aquilo que indicas só é válido se for RIMM1, RIMM3, RIMM2, RIMM4
de qq maneira segue o que está descrito no respectivo manual..

pá, o jumper de reset deve estar indicado no manual...
com a maq. desligada , colocas durante 5s o jumper nos pinos certos e já está...
se a mobo, for antiga compra uma pilha igual e substitui a que lá está...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes