DDR2: 4GB ou 8GB? (perspectiva 64bits)

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Danone » Sábado Dez 13, 2008 15:47

powerbaselx Escreveu:
hpowered Escreveu:A optares pelos 8GB, tens muitas probabilidades de vires a ter problemas de instabilidade no sistema visto que provavelmente irias utilizar 4 dimm de 2GB, e sei por varios foruns que li que a maioria das motherboards não consegue funcionar com as quatro slots de memória preenchida e que só se teria alguma estabilidade quando se utilizasse memorias no patamar abaixo do maximo suportado pela board

Agora que referes isso, instalei no PC do meu irmão 2 kits Kingston Value ddr2-667 4x 1GB e preenchi portanto os 4 slots. O PC tinha 1 kit e 2GB RAM. Cerca de 4 meses depois fiz-lhe o upgrade para 4GB (aproveitando a baixa dos preços) e deu problemas de instablidade, muitos BSOD, etc.
Troquei o kit Kingston por um kit Kingston mais antigo e até agora 5 ficou a funcionar em pleno.
Na loja (depois de uma batalha para as conseguir trocar...) explicaram-me que se é para preencher os 4 slots deverá ser feito logo no momento inicial para assegurar que as memórias são o mais parecido possível, da mesma geração de produção, etc.
Nunca me passou pela cabeça que os chips e micro-componentes usados num determinado produto de memória, que mantem sempre a mesma designação comercial e as mesmas especificações (latências, voltagens, etc) durante anos podem ter caracteristicas diferentes considerando que são de alturas diferentes!

Também acredito na questão da sobrecarga mas então a especificação das motherboards é enganosa ao dizerem "Up to 16GB", não?

Na realidade, não é um problema. É preciso é saber configurar a BIOS.
4 solts ocupados exigem sempre um cheirinho de voltagem no fsb e no northbridge. Com OC na RAM torna-se ainda mais critico, mas não é nada que bem configurado não seja possível.
Para correr 4x1GB com 480MHz de FSB eu tinha tipicamente +0.25V no FSB e +0.2V no NB. Valores mais altos ou mais baixos tornavam-se instáveis.
O ideal é começar do zero mas com valores de multiplicadores mto baixos e latências mto relaxadas. À medida que se vai apertanto, vai-se dando uns cheirinhos nas voltagens. Mas este já será um outro tópico.

Só para deixar pela clara a ideia q é perfeitamente possível encher ao max a motherboard de RAM, desde q se tenha a atenção os parâmetros q esta envolve.

Abraços
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor hpowered » Terça Dez 16, 2008 20:35

Danone Escreveu:
Na realidade, não é um problema. É preciso é saber configurar a BIOS.
4 solts ocupados exigem sempre um cheirinho de voltagem no fsb e no northbridge. Com OC na RAM torna-se ainda mais critico, mas não é nada que bem configurado não seja possível.
Para correr 4x1GB com 480MHz de FSB eu tinha tipicamente +0.25V no FSB e +0.2V no NB. Valores mais altos ou mais baixos tornavam-se instáveis.
O ideal é começar do zero mas com valores de multiplicadores mto baixos e latências mto relaxadas. À medida que se vai apertanto, vai-se dando uns cheirinhos nas voltagens. Mas este já será um outro tópico.

Só para deixar pela clara a ideia q é perfeitamente possível encher ao max a motherboard de RAM, desde q se tenha a atenção os parâmetros q esta envolve.

Abraços

Boas.

Muito bem observado, faltou me mencionar esses factos. :)
Realmente com os ajustes que Danone refere e bem, poderá se obter estabilidade no sistema, eram com essas condicões/ajustes que existia uma pequena percentagem que eu referi de alguém conseguir ter os 4 dimms a funcionar.

Cpts
*Asus P5N32-E SLI PLUS
*Intel Core2 Duo E2160@3600MHz + Thermaltake Maxorb
*XFX7800GT DDR3 256MB + Duorb
*Corsair XMS2 DHX DDRII CL4 800MHz (4x1GB)
*Samsung 250GB SataII 8MB
*Hitachi 250GB SataII 8MB
*Thermaltake PurePower 680W
hpowered
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 03, 2008 20:06

Anterior

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante