Actualizando...
Olá novamente:
No site Extremetech.com
http://www.extremetech.com/article2/0,2 ... 516,00.asp
É referido logo no inicio do artigo que a escolha de um processador é como prever o futuro e depois de ter lido este artigo fiquei com a consciência que as razões que me fizeram colocar este tópico no fórum fazem sentido e peço desculpas se o sentido destes meus tópicos estarão a ser semelhantes a outros tópicos que estão por aqui.
É um artigo bastante interessante e que nos deve manter atentos principalmente no final deste ano, princípios do próximo quanto às novidades que a Intel e a AMD irão trazer.
No entanto penso que cada vez mais faz sentido a escolha dos componentes das nossas máquinas serem o mais precisa possível, e de facto (não sei se vocês sentem o mesmo) uma escolha mais “moderna” corre-se o risco de passados uns meses já não ser tão cara, com o investimento que isso acarretou (no meu caso os i7 e alguns Quad) e se for uma escolha mais “madura” corremos o risco de andarmos a actualizar a mesma por software (como aliás já aqui foi referido no caso dos chip7 e compatibilidades com os AMD).
Gostaria de destacar do artigo (que recomendo vivamente a leitura), com o aproximar do USB3 ou próxima geração SATA, é extremamente importante ter um processador que seja bom no multi tasking.
É cada vez mais importante ponderar-se na aquisição de um processador a performance e longevidade. O artigo refere ainda a mobilidade (no caso dos portáteis) e o consumo.
E é principalmente na longevidade, não só do processador, mas no sistema propriamente dito, que as minhas dúvidas e talvez de outros utilizadores são maiores.
E as conclusões (valem o que valem) do artigo são bastantes interessantes: do lado na Intel, se os i7 são o ultimo grito tecnológico, os dual core ainda são capazes de efectuar a maioria das aplicações que ainda correm por aí (e não é referido apenas jogos). E do lado da AMD, o custo é ainda o maior atributo dos processadores, sendo ainda uma opção para aqueles que querem um processador a um bom preço.
Temos igualmente aqui um outro artigo bastante interessante e que deita por terra os AMD.
Vale mesmo a pena ler:
http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleID=2331
E pelas razões apresentadas (que eu considero plausíveis), recomenda esperar-se e se se tiver que se comprar, que seja Intel, pois existem mais condições de durabilidade do sistema, pois apesar do Phenom a AMD se ter aproximado da Intel, ainda tem de “trabalhar” mais um pouco no multi tasking.