Como se limpa a pasta térmica?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor alexey78 » Sexta Ago 17, 2007 15:38

Eu utilizo sempre a bela da pasta térmica, pelo sim pelo não, tirar é fácil... bombas um bocado no pc, e isso sai agarradinho ao papel de cozinha que é uma maravilha... :wink:
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Mensagempor lucky » Sexta Ago 17, 2007 15:47

Agora já não trazem adesivo térmico, trazem sempre uma pasta térmica, mas aconselho a porem sempre uma pasta melhor, da Arctic por exemplo.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 17, 2007 20:56

Ok. Obrigado pela vossa ajuda!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor XTR » Sábado Ago 18, 2007 0:17

boas

uma pasta termica boa conduz o calor do cpu para o cooler mais eficazmente que os adesivos/pasta termica que os cpus trazem de origem, e por mais 5€ nao custa muito comprar a Artic silver 5 que é neste momento a melhor (apesar da zalman afirmar que a pasta termica deles consegue até menos 8º celsius em relacao a AS5, n sei se é verdade, mas que é mais cara é!)

agora uma coisa eu nunca fazia de certeza, tirar com os DEDOS
por favor informem se nos sites oficias da Artic/zalman/intel etc... até no youtube!! todos dizem o mesmo: as pontas dos dedos têem SEMPRE (mesmo que laves as maos) residuos de gordura humana, que para alem de se infiltrarem nas micro ranhuras do cooler, são péssimos condutores de calor o que vai aumentar a temperatura do cpu

a artic tal como já foi dito aconselha o uso de panos sem fibras (ex: filtro do café ou os panitos que vêem com os óculos) e os produtos de limpeza deles :wink: é obvio!

senao tal como referiu e muito bem o Hideal, alcool isopropílico (é unico tipo de alcool aconselhado)

eu concordo com o hideal, se é para fazer as coisas facam nas bem :wink:

e se tiverem amor ao dinheiro e ao cpu, evitem fazer alguma das barbaridades aqui escritas :roll: 8O :D

cumps
Só existem 2 coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana, mas não tenho tanta certeza em relação ao Universo...

Albert Einstein
XTR
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Ago 01, 2007 23:57

Mensagempor Zé da Moca » Quarta Ago 22, 2007 9:43

boas, alguem me situa???

Ja agora o que é a pasta térmica e qual a sua importância no desempenho do pc....
SmoKe another PiPE
Zé da Moca
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mar 02, 2006 9:24

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Ago 22, 2007 10:01

Algodão, álcool e papel higiénico, tão simples quanto isto.
Comprar o cleaner e o purifier da Arctic é desperdicio de dinheiro, quando toda a gente tem em casa montes de soluções válidas.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor lucky » Quarta Ago 22, 2007 10:28

Zé da Moca Escreveu:boas, alguem me situa???

Ja agora o que é a pasta térmica e qual a sua importância no desempenho do pc....

Para os componentes que aquecem muito por norma têm de ser aplicados dissipadores, com ou sem ventoinhas, como tanto a superficie do componente a arrefecer como a superficie da base do dissipador precisam de ter o melhor contacto possível, para se fazer esse contacto usa-se a pasta térmica, esta vai servir de "ponte" entre as duas superficies, colmatando qualquer irregularidade e optimizando o contacto.
A pasta térmica tem como propriedade principal a consistência pastosa para facilitar a aplicação e um contacto homogénio, o facto de ser um bom condutor térmico, secundáriamente deve-se ter em atenção se a pasta é condutora eléctrica e/ou capacitadora pois são propriedades que poderão eventualmente ser prejudiciais aos componentes dos utilizadores menos experientes ou mais trapalhões.
Imagem

Mensagempor Zé da Moca » Quarta Ago 22, 2007 13:47

axo que mais ou menos percebi ....

Gracias!
SmoKe another PiPE
Zé da Moca
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mar 02, 2006 9:24

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 0:06

Olá,

eu acabo de trocar a pasta térmica no meu (pentium d820) socket 775, e pus-lhe artic silver 5, ao colocar de novo o cooler de origem tive alguma dificuldade em encaixá-lo de novo no sitio e acho que ele num dos "parafusos" (não sei o nome correcto) ficou meio empanado... resumindo, lá o consegui encaixar (e acho que está bem encaixado) só que as temperaturas mantem-se praticamente na mesma ás que tinha antes de ter lá mexido, algumas até ligeiramente mais altas...

fui ao site da artic e encontrei um pdf que fala num periodo de 200h (o que perfaz 8 dias) para a pasta ficar no seu "melhor modo", ou seja atingir a sua performance máxima!

agora a minha pergunta a quem utiliza artic silver 5, apos 8 dias da mudança (mais ou menos) da pasta, notaram alguma diferenças nas temps?

eu porque eu queria saber se as temperaturas ligeiramente mais altas poderem ser derivadas a um stock cooler possivelmente empanado (ou não?), ou então estão mais altas porque ainda não tiveram tempo de assentar? (o tal periodo, que supostamente depois ficará com uma performance melhor)... e neste caso seria plausivel a minha desconfiança, que este pc já trazia artic silver 5 no cpu, pelo menos quando fui limpar, a cor da massa era exactamente igual à artic silver 5 que eu pus!

o quem acham? ah, o cpu na altura ficou bem limpo (limpei com alcool ispopropérico) e a pasta bem espanhada e numa camada fina...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lucky » Sexta Ago 24, 2007 0:18

Bem, o que tens de ver é se ele não mexe quando tentas rodá-lo por exemplo, se não estiver bem fixo vês logo. Mas o aumento das temps foi de quanto?
Imagem

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 6:57

lucky Escreveu:Bem, o que tens de ver é se ele não mexe quando tentas rodá-lo por exemplo, se não estiver bem fixo vês logo. Mas o aumento das temps foi de quanto?

o aumento foi em média de 3 a 5º, isso medido com as temperaturas ambientes do dia de ontem.

quanto ao cooler propriamente dito, parece-me bem colocado desta vez. Acho que tambem pus pouca pasta - coloquei para ai do tamanho de um grão de arroz e espalhei!
Editado pela última vez por sergio.pontes em Sexta Ago 24, 2007 8:26, num total de 1 vez.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 8:24

Entretanto antes de vir para o trabalho, abri a caixa e dei-lhe um "safanão" valente, e pelo menos ele a primeira vista, nem sequer se mexeu, portanto, assumo que o cooler do cpu esteja bem preso.

o que leva a 2 questões: será que a pasta que trazia já era artic silver 5 (pelo menos a cor era igualzinha) e sendo assim estava com melhores resultados, porque esta já teria assentado? - faço esta pergunta porque simplesmente não sei se as pastas térmica tem todas a mesma cor?

Ou será que eu pus pasta a mais? (uma vez que a artic silver 5 é capacitadora) eu coloquei mais ou menos um grau de arroz (talvez um pouco mais). agora preciso tambem da vossa opinião? qual é a melhor "quantidade" de artic silver para se por? e onde é o melhor sitio e forma para se colocar? (no centro do cpu, suponho? Num montinho? numa linha?) e espalham-na com um cartão? ou colocam o cooler directamente sobre esse montinho?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lucky » Sexta Ago 24, 2007 9:32

A cor da AS5 é igual à da pasta que vem de origem nos stock coolers da Intel. Acho estranho o aumento de 3-5º na temperatura, deveria ser mais 0-2º mas espera os 8 dias para ver o que acontece.
Em relação à quantidade, essa que puseste é o ideal, do tamanho de um grão de arroz. Eu já espalhei de diversas formas e nunca notei diferenças, ou espalho com um cartão de crédito, ou é mesmo com o dedo protejido por celofane, também já fiz como disseste, por a pasta no centro do cpu e depois o cooler directamente em cima, e se queres que te diga, também não notei diferença, no fundo o que interessa é que fique bem espalhada e com "aquela" quantidade.
Imagem

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 9:46

lucky Escreveu:A cor da AS5 é igual à da pasta que vem de origem nos stock coolers da Intel. Acho estranho o aumento de 3-5º na temperatura, deveria ser mais 0-2º mas espera os 8 dias para ver o que acontece.
Em relação à quantidade, essa que puseste é o ideal, do tamanho de um grão de arroz. Eu já espalhei de diversas formas e nunca notei diferenças, ou espalho com um cartão de crédito, ou é mesmo com o dedo protejido por celofane, também já fiz como disseste, por a pasta no centro do cpu e depois o cooler directamente em cima, e se queres que te diga, também não notei diferença, no fundo o que interessa é que fique bem espalhada e com "aquela" quantidade.

pois, mas eu estava-me a lembrar, porque eu já fiz a mudança ontem á noite, e como correu mal, tive de por a pasta 4 vezes (+ as devidas limpezas com alcool isopropilico) o que me fez perder umas duas horas, e como resultado já estava estoirado por causa do dia de trabalho de ontem, o que me fez ficar sem a paciência necessária para a operação...

ou seja, da ultima vez pûs a pasta térmica num monte de 1,5 a talvez 2 graos de arroz no centro do cpu e não a espalhei dessa vez, mas pus-lhe o cooler dirtectamente por cima! Como consegui encaixar bem o cooler acabou por ficar assim. portanto, existe então a probabilidade de 1.5 a 2 grãos de arroz serem demasiado, e em vez de arrefecer estar a aquecer mais...

quanto á cor da pasta térmica, se tem a mesma cor, então sem duvidas que a loja pôs uma pasta vulgar e não uma artic silver 5

Obrigado.

eu quando chegar a casa vou limpar e por menos massa térmica, entretanto tou inclinado a comprar um cooler da coolermaster, muito simplezinho e barato (não compro artic cooler 7 pro) porque está esgotado e tambem porque não me parece ter o tamanho para caber numa caixa standart (mas posso tar enganado e caber lá na mesma). o cooler da cooler master é muito parecido com o stock cooler da intel, mas em principio deve ser melhor, e tambem como tenho um dos "parafusos" do stock cooler meio empanado (que desconfio já ter vindo assim da loja - porque ele custou a entrar logo na primeira tentativa - mas enfim, não tenho maneira de provar isso!) portanto acho que vou arriscar cerca de 20 euros nesse cooler... o que acham?
Editado pela última vez por sergio.pontes em Sexta Ago 24, 2007 9:48, num total de 1 vez.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SkylineGTR » Sexta Ago 24, 2007 9:46

lucky Escreveu:A cor da AS5 é igual à da pasta que vem de origem nos stock coolers da Intel. Acho estranho o aumento de 3-5º na temperatura, deveria ser mais 0-2º mas espera os 8 dias para ver o que acontece.

Pasta de fácil aplicação é a da Zalman. Aquele sistema estilo verniz é excelente, muito fácil e super rápido de aplicar.
Quando uso da Arctic também espalho com o auxilio de um cartao de crédito.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

AnteriorPróximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante