Olá.
Pessoalmente, penso que uma máquina poderosa apenas fará sentido:
1º A pessoa tem dinheiro;
2º Jogador inveterado, pois claramente toda a industria caminha nesse sentido, basta para isso visitar quer o site da AMD ou da Intel (este último menos evidente), mas igualmente em sites de fabricantes de boards, GPU’s, etc. – é natural que isso aconteça, pois as marcas têm que viver – e eu não me importava de jogar muitos jogos e ter máquina para correr tudo. LoL;
3º A pessoa tem a necessidade de realizar outro tipo de funções de processamento exigente: é fotografo, edita filme, é comercial, web master, etc.
É claro que todos querem comprar a máquina mais forte que a sua carteira consegue e naturalmente cada um saberá de si.
Reconheço ainda que nesta altura, existem muitas dificuldades em escolher um sistema “perfeito” e duradouro (penso que apenas não será duradouro se a “jogatana” for grande, ou se arranjar um outro hobbie, como a fotografia ou web design, por exemplo);
É claro que com a edição de imagem, net’s, chat’s, fotografia caseira (passando da máquina fotográfica para o PC), com pequenos retoques de imagem, ver um filme, etc. etc., poderá ser possível realizar com um PC intermédio ou económica.
Penso igualmente que isso também mudou o mundo da informática, pois com o XP e o Vista nunca foi tão fácil a realização dessas tarefas, que antigamente estavam apenas ao alcance de poucos e que agora com estes sistemas operativos, “obrigou” a que as pessoas pensassem em novos máquinas mais potentes.
No entanto e terão eventualmente que concordar comigo, a própria industria “obriga” a uma constante actualização, sendo as casas de jogos as maiores responsáveis por colocar sempre a fasquia mais alta e basta ver a preocupação com frames, velocidade em jogar, etc. – Atenção que não sou anti jogo. Adoro jogar.
Outro exemplo: porquê a AMD ter agora 3 plataformas de processadores: AM2, AM2+ e AM3?
Será uma maior abrangência de mercado?
Não creio.
São maus produtos?
Não creio em nada disso…
Reconheçamos então que apostar num sistema que a qualquer momento pode acabar de ser produzido, é uma opção errada…
E isso é talvez um problema para aqueles que pensam “para além da Intel”, pois quem sempre comprou esta marca e vai continuar a comprar, nem olha para trás quando quer montar um sistema, é Intel e mais nada.