Sistema bloqueia no arranque...

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sistema bloqueia no arranque...

Mensagempor madboy » Segunda Mai 21, 2007 2:11

Boas!

Montei há pouco tempo o meu pc, do qual os componentes essenciais são:
-Processador: Intel E4300
-Motherboard: Gigabyte 965P DS3 Rev 3.3
-Memória: Team Elite DDR2 2x1GB PC5300
-Placa Gráfica: Xpert Vision GeForce 7600GS Sonic 256Mb DDR3 PCI-E
-Fonte: LCPower 550W Silent Giant 140mm (Green Power)

Tenho tido um problema logo desde o ínicio. Por vezes, quando ligo o pc este bloqueia logo depois de fazer o "memory testing", de tal forma que nem consigo entrar na BIOS.

A única forma que encontrei até agora de resolver o problema foi retirar uma das memórias. Assim que reinicio ele arranca normalmente. Depois desligo, volto a colocar a memória e ele "porta-se" bem durante dois ou três dias até voltar a acontecer o mesmo. De referir que uma vez tiro uma memória, outra vez tiro outra... ou seja, não é nenhuma delas em concreto que dá problemas. Será mesmo um problema nas memórias? Ou na board? Ou de compatibilidade?

Obrigado pela ajuda.

Cumps!
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Mai 21, 2007 9:47

Corre o memtest no pc e verifica se nao tens problemas nas memorias
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor JCAP » Segunda Mai 21, 2007 13:11

Se o memtest não der erros, deve ser ou incompatibilidade de memória (penso que não será muito provável) ou problemas nos slots de memória da MB.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 0:48

Mensagempor ed_gari » Segunda Mai 21, 2007 14:08

Boa tarde,

Podes também tentar efectuar um upgrade à bios, já agora com que frequência acontece esse problema?

Cumprimentos.
ed_gari
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mai 12, 2007 21:18

Mensagempor lucky » Segunda Mai 21, 2007 14:13

Podes sempre experimentar colocar os settings das memórias à pata no Bios, entras no Bios e depois carregas em Ctrl+F1 para o menu dos timmings das mems aparecere, depois é só colocares os valores default das mesmas sem deixares em auto, multiplicador a 3 (600Mhz) ou 3.33(666Mhz), timmings de 4-4-4-12, vdimm de 1.8v. Se mesmo assim tiveres problemas experimenta subir os timmings para 5-5-5-15 para ver se dá.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor alr_tech » Segunda Mai 21, 2007 14:38

boas

concordo com eles,
o mais provável é haver um conflito com os valores definidos na bios...
vê no site do fabricante quais os valores recomendados, se houver alguns alternativos assenta tb...
verifica no site da Gigabyte se existe alguma bios mais recente...
se mesmo assim não der tenta os valores ditos pelo lucky.. ou aqueles que achares no site do fabricante...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor GigaManiac » Segunda Mai 21, 2007 22:59

Concordo plenamente com o Lucky porque isso cá para mim são problemas relacionados com os C.L's das memórias (sebem que a bios supostamente deveria de as ajustar para correr pela mais lenta). Já agora... as tuas mem's são da mesma marca e funcionam com voltagens iguais? Podes ver as voltagens com o everest.....

Tens aqui um link para uma versão trial de 30 dias do Everest Ultimate Edition 4.00.976...

http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld35007.htm

Cumps :wink:
GigaManiac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Mar 23, 2007 5:50

Mensagempor GigaManiac » Segunda Mai 21, 2007 23:04

E faz mais uma coisa... deixa este programa que é o Memtest86 3.3 a correr durante a noite... É gratuito 8) e serve para testar as memórias...

http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld39517.htm

Once again... Cumps :wink:
GigaManiac
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor madboy » Terça Mai 22, 2007 15:39

Desculpem só dizer algo agora, mas não tenho tido tempo...

lucky Escreveu:Podes sempre experimentar colocar os settings das memórias à pata no Bios, entras no Bios e depois carregas em Ctrl+F1 para o menu dos timmings das mems aparecere, depois é só colocares os valores default das mesmas sem deixares em auto, multiplicador a 3 (600Mhz) ou 3.33(666Mhz), timmings de 4-4-4-12, vdimm de 1.8v. Se mesmo assim tiveres problemas experimenta subir os timmings para 5-5-5-15 para ver se dá.

Já estive a ver e em AUTO a BIOS define para a memória 667MHz com timmings de 5-5-5-15, ou seja, os recomendados pela marca.

Mas quando andei a ver todas estas coisas reparei numa coisa que não sei se é normal. Apesar de na BIOS o FSB defenido ser de 200MHz, quando uso o CPU-Z ou o Everest dizem-me que o FSB está a 201MHz. Como consequência, a frequência da memória está a 335MHz e não a 333MHz como devia. É normal esta diferença?

De qualquer forma acho que vou então fazer update à BIOS e correr o memtest...

Cumps!

EDIT: o facto das memória TeamGroup não serem mencionadas na "memory support list" desta board, é relevante?
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Terça Mai 22, 2007 15:50

madboy Escreveu:Desculpem só dizer algo agora, mas não tenho tido tempo...

lucky Escreveu:Podes sempre experimentar colocar os settings das memórias à pata no Bios, entras no Bios e depois carregas em Ctrl+F1 para o menu dos timmings das mems aparecere, depois é só colocares os valores default das mesmas sem deixares em auto, multiplicador a 3 (600Mhz) ou 3.33(666Mhz), timmings de 4-4-4-12, vdimm de 1.8v. Se mesmo assim tiveres problemas experimenta subir os timmings para 5-5-5-15 para ver se dá.

Já estive a ver e em AUTO a BIOS define para a memória 667MHz com timmings de 5-5-5-15, ou seja, os recomendados pela marca.

Mas quando andei a ver todas estas coisas reparei numa coisa que não sei se é normal. Apesar de na BIOS o FSB defenido ser de 200MHz, quando uso o CPU-Z ou o Everest dizem-me que o FSB está a 201MHz. Como consequência, a frequência da memória está a 335MHz e não a 333MHz como devia. É normal esta diferença?

De qualquer forma acho que vou então fazer update à BIOS e correr o memtest...

Cumps!

EDIT: o facto das memória TeamGroup não serem mencionadas na "memory support list" desta board, é relevante?

De qualquer maneira mete tudo à pata na mesma, não perdes nada em experimentar.
Imagem

Mensagempor madboy » Terça Mai 22, 2007 17:59

Ok pessoal, corri o memtest e acho que já detectei o problema. Nem foi preciso deixar o teste chegar ao fim...

Comecei o teste com as duas memórias. Tudo corria bem até chegar ao teste 7. Ai começou a dar erros atrás de erros, já ia em mais de cem mil!! Cancelei o teste e retirei uma das memórias. Recomecei o teste e passou o teste 7 sem qualquer problema. Voltei a parar o teste para trocar de memória. E ao iniciar o sistema, bloqueou... Experimentei nos 4 slots e nada. Voltei a experimentar a outra memória e logo à primeira arrancou sem problema.

Ou seja, o problema estará com certeza no módulo que testei em segundo...

E agora? O que fazer? A loja troca-me as memórias na hora? Comprei-as na loja da água...

Cumps
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor dWzOoR » Terça Mai 22, 2007 18:25

a loja troca-te tira uma foto dos erros para mostrar, e leva uma pic e as duas mems, para eles trocarem (no caso de ser um kit) se n leva na mesma para servir como comparação.

Abraço
Imagem
Config :
-Intel Core 2 Duo E6400 / Asus P5B Deluxe Wi-Fi AP / Powercolor ATI HD4850 / 2x1GB Mushkin XP2-PC8500 DDR2 / 1,25TB Storage / LC Power 560 W Titan / Samsung SyncMaster 226BW
dWzOoR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 26, 2005 20:24

Mensagempor madboy » Quarta Mai 23, 2007 8:09

Já mandei um mail para a loja e já me responderam. Tenho de levar as duas memórias mas eles emprestam-me uma para desenrascar.

Pessoal, em relação à diferença entre o bus speed que tenho na BIOS e o que aparece no CPU-Z e no Everest (que postei em cima), alguém me sabe dizer se isso é normal?

Cumps!
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Quarta Mai 23, 2007 10:57

madboy Escreveu:Já mandei um mail para a loja e já me responderam. Tenho de levar as duas memórias mas eles emprestam-me uma para desenrascar.

Pessoal, em relação à diferença entre o bus speed que tenho na BIOS e o que aparece no CPU-Z e no Everest (que postei em cima), alguém me sabe dizer se isso é normal?

Cumps!

Essa diferença no bus é perfeitamente normal, não te preocupes.
Imagem

Mensagempor GigaManiac » Quinta Mai 24, 2007 2:57

madboy Escreveu:Já mandei um mail para a loja e já me responderam. Tenho de levar as duas memórias mas eles emprestam-me uma para desenrascar.

Cumps!

É verdade o que o lucky disse... e a explicação até é bastante simples, porque se fores á opção para monitorizar as voltagens na bios vais ver que elas andam sempre a oscilar, e isso é o suficiente para aumentar ou diminuir os clocks em alguns MHz's. É perfeitamente normal.

Cumps
GigaManiac
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes