motherboard beep

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

motherboard beep

Mensagempor rAt0? » Segunda Ago 20, 2007 14:47

boas pessoal,

o meu pc pifou, lol. passo a explicar..

À uns dias, fui comprar uma memória OEM 1GB 400Mhz, e vim todo contente para casa, a pensar que finalmente me ía livrar das minhas antigas 2x 256MB 333Mhz. ora, quando cheguei a casa, abri a caixa do pc, tirei as RAM's antigas, e pus esta nova. liguei o pc todo confiante, passados uns 10 segundos, começa a cheirar a queimado, muito mesmo :lol: . desliguei imediatamente o pc e fui à procura do sítio de onde vinha o cheiro mas não consegui encontrar. cheirei a memória que tinha posto nova, o processador, a placa gráfica, o disco rígido e fonte de alimentação.. mas nenhum deles parecia cheirar a queimado.

no entanto, quando tento ligar o pc novamente, ainda com a ram nova metida, o pc começa a apitar. faz um beep continuo durante +- 5 segs e tem uma pequena pausa. tá sempre a repetir isto (beep, pausa, beep, pausa...). já fui ver ao manual da motherboard mas não diz nada sobre os beeps.

ainda experimentei tirar a ram nova e voltar a pôr as antigas mas continua exactamente na mesma.

têm alguma ideia do que poderá ser?

o meu pc:

-Asus P4S533-X
-P4 2.8Ghz
-nvidia geforce 6600
-80gb de disco
-fonte 300w

Imagem

"Everytime you fire a minigun, an angel stands up and applauds."
rAt0?
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 24, 2005 22:58

Mensagempor lucky » Segunda Ago 20, 2007 14:59

Fonte? Para cheirar a queimado e tudo... Não tens maneira de testar as coisas mais fáceis de desmontar, noutro pc? Tipo as memórias, a gráfica, a fonte...
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor JCAP » Segunda Ago 20, 2007 23:39

E já experimentas-te com as memórias antigas?
Mas provalvelmente deve ser como disse o Lucky da fonte.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 0:48

Mensagempor jeck » Quarta Ago 22, 2007 9:14

Também me cheira que seja a fonte que esteja a deitar fumo... Ela provavelmente só estava à espera que desligasses e voltasses a ligar para começar a dar problemas...
De qualquer forma não é normal existirem beeps associados a uma fonte queimada... esses beeps devem ter mesmo a ver com as memórias...

Essa board parece-me ter slots para SDRAM e para DDR400, certo? Viste se tinhas de alterar algum jumper para colocar as DDR a funcionar? Provavelmente ele beepa porque está a utilizar as slots das SDRAM que agora estão vazias...
A Máquina ->
Abit IC7 (Intel 875P);
Intel P4 2.8Ghz Sk478, cooled by ThermalRight XP-90C
1x Ata WesternDigital WD80JB
2x Sata Maxtor 6L160MO (RAID 0)
Maxtor P750, cooled by Zalman ZM-80D-HP
4x512Mb Kingston DDR400 Dual Channel
jeck
Novato
Novato

Registado: Terça Ago 21, 2007 17:46

Mensagempor rAt0? » Quarta Ago 22, 2007 10:26

antes demais obrigado pelas respostas :)

lucky, já abri a fonte e andei a cheirar e ver se via alguma coisa queimada mas não encontrei nada. mas se fosse da fonte a motherboard em principio nem conseguia apitar como o jeck disse, certo?

não tenho mais nenhum pc nem peças mais antigas por isso não tenho como fazer os testes com outros componentes :? .

JCAP, sim já tentei com as antigas mas não resultou. já tentei inclusivé tirar todos os componentes do pc deixando só o processador, e a gaja mesmo assim dá o mesmo beep. penso que o beep que dá está mesmo relacionado com as memórias mas não tenho a total certeza.

jeck, ia a board tem 2 slots SDRAM e 2 slots DDR333. a única coisa que eu fiz foi tirar as 2 memórias 256MB DDR333 da board e colocar a nova de 1GB DDR400. poderá ter a ver com a memória correr a uma velocidade mais alta do que a board pode suportar?

entretanto, ontem voltei a olhar para os componentes com mais atenção e penso que já encontrei o sitio de onde vinha o cheiro :)

Imagem

este chip parece que "rebentou" por dentro. está posicionado mesmo ao lado dos slots DDR da board o que me leva a querer que possa ser este o problema

Imagem

já anotei a referência do chip, vou ver se o encontro à venda e reponho o chip bom na board. pode ser que resulte :D . depois dou notícias :wink:

thanks all :D
Imagem

"Everytime you fire a minigun, an angel stands up and applauds."
rAt0?
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 24, 2005 22:58

Mensagempor alr_tech » Quarta Ago 22, 2007 10:45

boas

sabes que ics são esses?
são reguladores de tensão... de 3 pinos, o do centro está cortado pois está ligado à massa..
que pifaram....

valida no manual... se de facto tens de mudar algum jumper...
pode ter a ver com a tensão de alimentação das memórias...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante