Board ASUS P5K SE - PRECISO DE AJUDA

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Board ASUS P5K SE - PRECISO DE AJUDA

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Set 27, 2007 10:15

Olá a todos,

tenho
- board asus p5k se - com bios 0401 (a mais recente que está no site da asus)
- processador d820 - dualcore a 2.8Ghz
- 2 Gb Kinsgton ddr2 667 Mhz em dual channel,
- 2 disco western digital de 320 Gb Sata2 16Mb de cache que não estão (nem quero) ligados em raid
- Placa gráfica MSI x550 128Mb
- 1 placa de rede 10/100 (dedicada) não uso a onboard
- 1 gravadora asus Sata (que agora não me lembro a referencia mas que quando chegar a casa posso dizer-vos se for relevante...)

é o seguinte, em primeiro pensei que fosse problemas de software, uma vez que quando instalei a board, aproveitei na altura o windows com todos os drivers da board antiga, as quais instalei depois os drivers novos... e pensei que fosse disso os sintomas que tenho de vez em quando.

Quando formatei, pensava eu que os problemas tinham acabado, mas afinal os sintomas persistem!

o que acontece é o seguinte, de vez em quando o pc trava (encrava) logo imediatamente a seguir ao POST, nos primeiros momentos em que o windows xp arranca...

depois reinicio o pc á mão, ele diz que o windows da ultima vez não arrancou como deve de ser e pergunta se quero arrancar normalmente, em safe-mode, etc... ao dizer para iniciar normalmente, então ele já inicia o windows xp tal como se nada tivesse acontecido!

agora, o que está a ocasionar este travamento que ocorre de vez em quando? primeiro pensei que fosse a bios, instalei a mais recente... e continua a acontecer... mudei a pilha da bios e configurei a bios novamente, e continua a acontecer...

desliguei a drive de diskettes que já era antiga, e de vez em quando dava problemas no pc antigo, e desliguei a placa de som - soundblaster live 5.1, que na minha antiga board dava problemas de compatibilidade... e até ao momento ainda não aconteceu novamente, mas ainda não tive possibilidade de verificar (reiniciar o pc umas 20 vezes para ver se nalguma o arranque do SO trava) pois hoje tive de vir trabalhar...

as opções da bios, mais concretamente as jumperfree configuration, está tudo em auto - poderá ser pelo overclock automático que a board faz? e se sim, alquem me explica como configurar manualmente sem ter qualquer tipo de overclock?

é que o que eu quero é estabilidade... portanto se alguem me souber dizer como configurar manualmente esta parte da bios, eu ficava eternamente agradecido!

e tambem qual a vossa opinião? o pc encrava no inicio de começar a entrar no XP, por causa da drive de diskettes e da placa de som soundblaster? ou será o overclock automático que de vez em quando faz o pc encravar no inicio?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Set 27, 2007 11:22

Já agora, tinha-me esquecido de dizer, as temperaturas e as voltagens estão ok, medidas tanto na bios, como no everest, com o no speedfan...

e o pc aguenta pelo menos uma hora de orthos (não tive tempo para mais)...

portanto, o tal problema com o OC automático da placa, será só no inicio quando ele começa a ler o windows...

ou então, será nessa altura que a drive de diskettes e/ou placa de som soundblaster poderão estar a causar este problema.

no entanto hoje quando sair do trabalho e voltar a casa já vou testar a teoria da drive de diskettes e da placa de som que de momento não estão ligadas ao pc, para ver se é com isso que o inicio do xp se "engasga"

e voces? o que acham que seja?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Set 27, 2007 13:17

Alguem me sabe explicar detalhadamente como configurar manualmente o jumperfree configuration?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Set 27, 2007 16:33

Ninguem sabe? 8O
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor tlicas » Quinta Set 27, 2007 16:42

se está tudo em auto, como fazes oc ? por software ?
tlicas
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 26, 2007 11:29

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Set 27, 2007 17:09

Pois, não sou eu que faço OC, eu até nem quero qualquer tipo de OC! só que pelo que tive a ler no manual a board ao estar em AUTO, supostamente está "autorizada" a fazer OC, porque na opções que vem nesse jumperfree, supostamente uma delas (ou mais) fazem com que a board faça o OC de automático. e por isso eu estou a perguntar a alquem que tenha uma board destas se sabe como é que eu defino manualmente os valores que quero que o pc corra...

ao ver o cpu z, nas diversas vezes que fiz reset, faz tenho dado com o processador a 2.808Ghz outras a 2.814Ghz... ou seja a bios arranca com o OC que acha que o material aguenta... e a minha duvida é a seguinte, se a unica maneira que ele encrava é nalguma vezes quando o xp vai a iniciar, e só faz isso 1 ou 2 vezes em cada 10, eu sei lá se não é a board que nessa altura avaliou mal o OC que aplicou ao material e por esse mesmo motivo estoira quando o xp vai a arrancar?

por isso preciso que alguem me saiba detalhadamente como configurar o jumperfree, que nas boards das asus são onde se "brinca" com o OC... e eu não quero OC, queor o sistema completamente estavel!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor tlicas » Quinta Set 27, 2007 17:15

eu tenho o meu em manual, mas dá uma vista de olhos neste post http://forums.hexus.net/showthread.php?t=110267 que talvez te ajude
Cumprimentos
tlicas
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 26, 2007 11:29

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Set 27, 2007 17:17

tlicas Escreveu:eu tenho o meu em manual, mas dá uma vista de olhos neste post http://forums.hexus.net/showthread.php?t=110267 que talvez te ajude
Cumprimentos

ok, obrigado acho que já vai dar uma bela ajuda!

até porque eu não tenho nada contra o OC, desde que sejamos nós a definir em quanto está a funcionar a máquina, se estamos satisfeitos com a estabilidade, etc... agora ser a BIOS cada vez que arranca a OC na máquina, um gajo sabe lá se nessas vezes não é a bios que exagera no OC que aplica?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Sábado Set 29, 2007 10:13

Olá,

Em principio o pc crashava no inicio por causa da drive de diskettes que estava meio avariada... pelo desliguei-a e nos cerca de 60 vezes que reinicei o pc desde então, ele nunca mais crashou... portanto começo a estar conficto que era mesmo a drive de diskettes.

agora tenho outra questão referente a esta board, mas como já entra nas bandas de OC, coloquei um novo tópico dentro da area do OC!
quem tiver interessado em dar uma ajuda, é neste tópico:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?p=579389#579389
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante