MoBo e RAM

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

MoBo e RAM

Mensagempor zinko_pt » Quarta Dez 26, 2007 15:21

São duas questões, talvez básicas.

1 - Qual é o critério de escolha de RAM, no que toca a velocidade? Isto é, sabendo que quanto mais rápidas, maior a latência (creio eu), as DDR3@1333MHz são mais indicadas para OCs "acima da média" e as DDR3@1066MHz para OC "mais moderado"? No fundo, para ter um rácio FSB:RAM de 1:1, é mais fácil conseguir isto com RAMs mais lentas...

2 - Entre a Asus ASUS P5E3 DELUXE (X38) e a ASUS MAXIMUS FORMULA SE (X38), qual é a melhor, uma vez que têm preços muito próximos?

Obrigado
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Re: MoBo e RAM

Mensagempor lucky » Quarta Dez 26, 2007 15:47

zinko_pt Escreveu:São duas questões, talvez básicas.

1 - Qual é o critério de escolha de RAM, no que toca a velocidade? Isto é, sabendo que quanto mais rápidas, maior a latência (creio eu), as DDR3@1333MHz são mais indicadas para OCs "acima da média" e as DDR3@1066MHz para OC "mais moderado"? No fundo, para ter um rácio FSB:RAM de 1:1, é mais fácil conseguir isto com RAMs mais lentas...

2 - Entre a Asus ASUS P5E3 DELUXE (X38) e a ASUS MAXIMUS FORMULA SE (X38), qual é a melhor, uma vez que têm preços muito próximos?

Obrigado

1 - O critério normalmente passa por optares por um kit de memórias o mais rápidas possivel em qualquer dos casos, isto porque mesmo que não queiras fazer overclock ao sistema, na maioria dos casos ganhas sempre por ter memórias mais rápidas, não precisas ter as memórias a 1:1, este divisor usa-se na grande maioria quando se têm memórias mais lentas ou quando se quer fazer overclock ao processador sem por em causa a estabilidade das memórias, ou mesmo quando se quer fazer um grande overclock ao processador, ficando no limite de frequência deste e das memórias.

2 - Estás a comparar 2 mundos diferentes: DDR2 vs DDR3, são das melhores boards para os respectivos tipos de memória, acho que neste momento ainda é um desperdício estares a gastar dinheiro em DDR3 até porque as vantagens são poucas, arranjas kits bons de DDR2 1200+ a cerca de 150€ para te dar um exemplo, enquanto que as DDR3 mais baratas ainda andam bem para cima dos 200€.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor zinko_pt » Quinta Dez 27, 2007 14:08

Eu estou à espera de 3 coisas, para fazer um upgrade:
1 - que os Quad de velocidade superior desçam de preço;
2 - Que a NVIDIA apresente a sua versão de DX10.1. Pelos lançamentos mais recentes, leva-me a crer que irá sair uma nova topo de gama com esta compatibilidade, para substituir a 8800GTX. Mas com um desempenho muito superior, para criar um novo "fosso" na oferta entre middle e high-end.
3 - Que as DDR3 baixem de preço e/ou que apresentem maiores ganhos de desempenho.

Mas estás a dizer que para já, que o valor do dinheiro em DDR2 é superior a DDR3.
Ou seja, os ganhos de desempenho são marginais em DDR3 em contrapartida do maior investimento deste tipo de sticks.

Uma hipotese era:
Q6600
Asus Maximus Formula SE
OCZ 2GB DDR2 1150MHz Reaper HPC Edition
VGA a definir

E outra era:
Q6700 ou superior, dependendo do preço
Asus P5E3 Deluxe
Team Xtream 2GB DDR3 1333MHz
VGA a definir
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante