MB + Processador + Memórias Ram

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

MB + Processador + Memórias Ram

Mensagempor generico » Domingo Ago 17, 2008 21:18

Bom dia Forum Hardware.

Quero fazer um upgrade máximo à máquina, pois estou com um computador antiquíssimo de 5 anos. Tenho uma placa gráfica AGP que considero boa, portanto o único entrave à escolha de uma nova motherboard é que suporta AGP, pois não considero essencial ter uma nova. No entanto preciso de um processador novo e umas memórias novas (tenho 2x512 :? ) . O objectivo do computador é simplesmente para gaming...

Estou disposto a gastar 300 euros...
generico
Novato
Novato

Registado: Domingo Ago 17, 2008 21:11

Mensagempor jotoa » Domingo Ago 17, 2008 21:55

Que gráfica tens?

De qualquer maneira, se queres com suporte para AGP, podes fazer algo assim:
Core 2 Quad Q6600 - 145,3€
ASRock 4CoreDual-SATA2 - 52,3€
Team Elite KIT 2GB DDR2 800 - 36,6€
234,2€

Mas, com um pouco mais do que os 300€ que podes gastar, podias fazer algo assim:
Core 2 Duo E8400 - 136.9€
Asrock 4Core1600Twins-P35 - 63.9€
Team Elite PC6400 2x1GB - 37,9€
Powercolor HD 3850 512MB GDDR3 PCI-E - 79.9€
318,6€

Podias vender a gráfica actual que tens e tentar depois comprar uma HD4850 em vez da 3850.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor generico » Domingo Ago 17, 2008 22:13

jotoa Escreveu:Mas, com um pouco mais do que os 300€ que podes gastar, podias fazer algo assim:
Core 2 Duo E8400 - 136.9€
Asrock 4Core1600Twins-P35 - 63.9€
Team Elite PC6400 2x1GB - 37,9€
Powercolor HD 3850 512MB GDDR3 PCI-E - 79.9€
318,6€

Podias vender a gráfica actual que tens e tentar depois comprar uma HD4850 em vez da 3850.

Mas será que é uma grande diferença do primeiro grupo que sugeriste para o segundo? É que o preço do 1º parece-me muita convidativo...

De qualquer das maneiras muito obrigado :wink: , espero uma resposta para "avançar".
generico
Novato
Novato

Registado: Domingo Ago 17, 2008 21:11

Mensagempor jotoa » Domingo Ago 17, 2008 22:17

A diferença do 2º para o 1º é a gráfica, que provavelmente é melhor que a tua actual,o CPU é melhor para jogos e a board tem um chipset melhor.

Com o 1º ficas com uma board um bocado limitada.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor jovem.fabrice » Domingo Ago 17, 2008 22:29

aliás.. ficarias com uma board muito limitada mesmo e irias arrepender-te a curto prazo..

o AGP está mais que morto, não se pode fazer compras a pensar em guardar AGP.. já viste que o PCI-e está aí ao tempo e agora até já estamos na era do PCI-e 2.0 !!!

cuidado com essas compras.. sei o que o dinheiro custa a ganhar.. mas ao investir para manter placa AGP estás a investir mal...

cumps
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor maka777 » Domingo Ago 17, 2008 22:49

jovem.fabrice Escreveu:aliás.. ficarias com uma board muito limitada mesmo e irias arrepender-te a curto prazo..

o AGP está mais que morto, não se pode fazer compras a pensar em guardar AGP.. já viste que o PCI-e está aí ao tempo e agora até já estamos na era do PCI-e 2.0 !!!

cuidado com essas compras.. sei o que o dinheiro custa a ganhar.. mas ao investir para manter placa AGP estás a investir mal...

cumps

Boas

Concordo plenamente com o fabrice!
Eu já cometi esse erro e foi dinheiro deitado à rua.

Não sei qual é a tua fonte de alimentação, mas se dizes que o teu pc tem 5 anos, deves ter que tambem comprar fonte!

Se fosse a ti não precepitava e juntava mais uns trocos e ai sim fazias um upgrade como deve ser. Ao fazeres o upgrade deves tambem pensar na expansibilidade a medio prazo

OCZ STEALTHXSTREAM 600W 58.40
ASUS P5KC 94.20
INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 (2.40GHZ) SKT 775 tray 140.7
ARCTIC COOLING FREEZER 7 PRO 17.60
CORSAIR KIT 2GB (2X 1GB) DDR2 1066 DOMINATOR (CL5) 55.80
SAPPHIRE HD3850 512MB DDR3 PCI-E 98.50

Total: 465,20€

Abraços
maka777
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 22, 2008 13:03

Mensagempor ag393 » Domingo Ago 17, 2008 23:12

motherboard asus p5b 66,60€
cpu intel e7200 92,40€
memoria Team Elite PC6400 2x1GB 37,90€
Grafica XFX GeForce 9600GT 512Mb (PCI-E) 99,50€
fonte nox 500w 32,00€
tudo 328,40€

parece-me ser a config mais segura... já que nao sei qual a fonte quetens...

para jogar é uma boa maquina... espero é que tenha pelo menos disco SATA na maquina antiga senao vai ser complicado... vais ter de ligar leitor/gravador cd/dvd ao mesmo bus do disco e so podes ter 2 dispositivos ide...

a grafica é melhor que a HD 3850

a board é quase a mesma coisa que o chipset p35 entre p35 e 965 nao notei muita diferença, e suporta os cpus todos ate ao ultimo quadcore.

o cpu tem muito potencial em oc, podem apontar o defeito de so ter 3mb cache mas tb nao é preciso muito mais cache para fazer o trabalho.

podiamos reduzir na grafica se o monitor for tipo... sei la 14" crt e so dê 800x600 :twisted: lol

alem disso está mais que provado que quad core nao compensa numa maquina para gamming mas sim mais frequencia e cache no cpu.

recomendo para este cpu um overclockzito de fsb 266 para 333mhz
ficas com o cpu com multiplicador 9x e total de 3ghz para frequencia total do cpu.

ram mais rapida nao tou a ver a compensar muito...

melhores cumps
ag393
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 17, 2005 17:44

Mensagempor jovem.fabrice » Domingo Ago 17, 2008 23:21

a fonte da alimentação: LC Power 550W (35€)
CPU : C2D 7200 (93€)
Board: Asrock P43DTwins1600 (74€)
Ram: team Elite 1 módulo de 2GB ddr2 pc6400 800Mhz (35€)
Placa Gráfica: 9600GT (105€)

ficavas com uma grande maquina e muito equilibrada, ainda com bom potencial para upgrades (board c/ chipset recente e pci-e 2.0 )
total 342€

(é possivel baixar o preço com outro hardware ligeiramente inferior..ou seja board ECS P35T-A v1.0 (60€), fonte Halfmman 700W (28.5€))

isto é tudo na chiptecnológigo
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ag393 » Domingo Ago 17, 2008 23:24

penso que ele nao vai ganhar nada com board asrock para o futuro sinceramente... apesar de ter um chipset mais recente eu ja tive uma p5b e tenho agora uma p5k e nao vejo grandes diferenças...

mas entre marca asrock e asus vejo muitas e grandes diferenças a favor da asus.

quanto a publicidade de lojas... ele que veja o preço no kuantokusta.pt

melhores cumps
ag393
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jovem.fabrice » Domingo Ago 17, 2008 23:34

em termos de overclocks malucos não ganha.. mas de resto uma board de chipset p43 dá autentico K.O. numa de P965 .. esse chipset já deu o k tinha a dar:
- não tem Pci-e 2.0 (a partir de agora as grafica são todas PCI-e 2.0)
- é imperativo actualizar a bios para supostar um cpu mais recente (nem toda a gente se sente o suficientemente á vontande nessas matéria para o fazer)

vantagem da asrock P43DTwins1600:
- suporte para ddr3 (apesar de não suportar as de maiores velocidades)
- ready-to-use com qualquer processador existente no mercado (a baord é recente e tem bios recente)
-all solid capacitors (condesadores sólidos significa maior durabilidade)
-PCI-e 2.0 (para as placas graficas de hoje e do futuro)

(não faz sentido recomendar boards com chipset com mais de 2 anos como o p965.. sem ofensa.. mas por mal o p35)
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ag393 » Domingo Ago 17, 2008 23:49

actualizar a bios com a asus nao e dificil pode faze-lo apartir do windows com software da asus. alem disso pode usar o cpu sem problemas mesmo nao actualizando a bios, a board arranca e trabalha.

ddr3 ainda esta a amadurecer, ainda não é o best buy para ja. alem disso ele so tem um orçamento de 300€

os condensadores solidos nao são assim tao grande vantagem quando ele tirasse partido da maior longevidade deles ja tinha uma maquina nova. alem disso um dualcore nao vai aquecer muito a area em redor, se fosse um quad ainda pensava nisso...

alem disto o p43 é melhor mas não é muito melhor, ele apenas precisa de um chipset que de conta do recado quando for altura de altos vôos com ddr3 o p43 vai ser obsoleto. alem disso gostava de saber em que é que a p43 da realmente um grande ko no 965. so se for em temperatura e consumo de resto... nao estou a ver neste caso grandes melhorias.

PCI-e 2.0 compensa realmente se ele tiver chips graficos que tirem partido da largura de banda como o hd4870x2, alem disso ele nao tem orçamento intusiasta... nem o estou a ver a gastar mais dinheiro no futuro

apenas indiquei o 965 por ser mais barato, alem disso ja disse que de p35 para 965 nao ha muitas diferenças em performance. so se fosse para o p35 por ser mais facil arranjar boards com esse chipset. mas la esta que marca? asrock é mais barato mas nao é a mesma coisa que asus...

melhores cumps
ag393
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jovem.fabrice » Segunda Ago 18, 2008 0:33

com orçamentos curtos mais ou menos 10€ numa board hoje podem fazer mta direfença amanhã.. mas posso dizer k tive 3 asrock até hoje todas funcionavam a 100%.. asrock é uma subsidiaria fundada pela asus e tem as melhores soluções de baixo preço no mercado (a meu ver).
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ag393 » Segunda Ago 18, 2008 0:55

ok... podes falar pela asrock... o grande lema da asrock é:"funciona" mas ja experimentaste asus? asus leva-te para outro nivel apesar de asrock estar a melhorar.

ja trabalhei com asrock quando era realmente uma caca e ja trabalhei com boards recentes tambem.

ja agora po offtopic ja trabalhaste com dfi? e abit? e evga? e xfx? e jetway? e foxconn? e ecs? e aopen? e biostar? e chaintec? e epox? e fic? e gigabyte? e intel? e soyo? e supermicro? e shuttle? e qdi? e msi? e mitac? e uniwill? e compal? e winstrom? e matsonic? e quanta? e tyan? e iwill?

isto so para exemplo porque ha mais fabricantes... destas tenho experiencia :D

agora mesmo assim ainda nao justificaste a asrock p43 com desenpenho muito superior em relaçao à asus p5b 965.

agora a nossa dicotomia passa por asus com chipset + antigo que suporta os cpus + recente vs board asrock meia hibrida (ddr2+3) e p43 (chipset + recente).

para o orçamento dele e como provavelmente ele vai querer um sistema para "morrer" sem mexer como ele fez com a ultima maquina penso que pode ir perfeitamente para a asus.

com a asrock p43 vai ganhar que? 3% isto se ela estiver bem afinada de bios por parte do construtor... nesse aspecto asus tem menos surpresas. alem disso a p5b está bem documentada em muitos foruns. info nao falta acerca dela e quem tenha muita experiencia com ela.

agora la esta se ele nao quer oc e ficar assim o melhor sera mesmo o mais barato... talvez asrock p35 nao?

com a asus posso garatir de experiencia que faz fsb 400mhz a brincar (qdr 1600mhz)!

melhores cumps
ag393
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jovem.fabrice » Segunda Ago 18, 2008 1:42

sim tou farto de usar tambem asus... tenho cá uma A7n8x-x com condensadores inchados e ando com carga no CPU a sempre a 90%-100% sem fazer nada..
e tenho outra A8n-Sli deluxe que vai agora para a garantia porque nem se mexe..
(por acaso tive mesmo muito, muito azar com a asus..)
eu conheço bem o chipset intel p965 ;) já montei uns poucos de pcs com P5B 's inclusivamente e sao boas. mas actualmente ja nao recomendo chipsets p965 a ninguém.. e olha até tenho uma p5k-se para venda.. já tou farto de mexer em boards graças a deus :P

não percebi a cena de dizer as outras marcas já que nao tinha sido recomendado nenhuma board dessas marcas.. mas sim conheço bem e ja usei ou pelo menos montei pc's com boards pa pessoal amigo :lol:

como podes ver há pelo forum muita gente experienciada e com conhecimentos em hardware : a meu ver o chipset p43 no contexto de orçamento baixo é a solução melhor ou entao uma de p35.. mas opiniões são opiniões e nao é preciso discutir tanto por nada 8)

peace.. e boas compras
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ag393 » Segunda Ago 18, 2008 1:52

ninguem discutiu... boards nao faltam.

series sao series. agora essas asus de condensadores lixados.... tiveram boa fonte a acompanhar? duvido... nessa altura a maioria das fontes eram todas oem. alem disso tas a falar duma arquitectura que ja foi boa e neste momento é super obsoleta. os amd xp nem sse2 tinham... essa carga no cpu de 90% é windows que ta a precisar de format... :roll:

ja reparaste que os teus problemas com asus foram sempre board com chip nvidia e cpu amd? esse azar se calhar nao foi por acaso... :cry:
apesar de eu ja ter tido a7n8x-x e a7n8x-deluxe, e a8n-e a8n sli/se e a8n sli-deluxe :P

btw... quantas asrock com p43 ja montaste? eu zero... :(

e não tamos a discutir, agora ja estamos nivelados...

agora vamos ver se o rapaz desencanta mais umas coroas para uma board melhor?

melhores cumps
ag393
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes