Bom dia.
Recentemente comprei alguns componentes para fazer um upgrade ao velhinho Pentium IV, comprei entao:
-MBoard Asus P5Q
-Intel E8400
-Fonte NOX Urano 500W
-Mem 2GB Kingston DDRII 800
O que eu aproveitei do P IV foi:
-P Grafica Asus HD2600XT
-Disco Sata 80 GB
-Leitor e Gravador de DVD
O problema foi que depois de tudo montado, o PC está a trabalhar durante algum tempo e depois freeza, nao desliga mas deixa de responder, a imagem fica estatica, seja no Windows ou n'alguma aplicação.
O que eu reparei é que se o deixar no windows ele esta ligado na boa durante uns pares de horas, mas se abrir, por exemplo, o Oblivion, em 10 ou 15 minutos ele freeza e tenho que fazer reboot e a partir daí começa a freezar no windows tambem... AInda ontem tentei formatar o disco e mesmo a meio da instaloação do windows o pc deixou de responder e eu desisti.
Verifiquei atraves do "fanspeed" que a temperatura está a cerca de 45/50 graus mas com o oblivion a rolar vai para os 90 e ate mesmo 100 graus.
Ora, o cooler é o stock que veio com o proicessador, desmontei-o e voltei a montar e está bem encaixado... A pasta térmica é a que vem ja colocada de fabrica no cpu mas julgo que está bem espalhada pois aquilo é sempre a mesma coisa: tirar a capinha de plástico, colocar no sitio e encaixar o cooler.
Eu já pus a hipotese de ser da pasta termica, mas agora já me passou pela cabeça que tambem poderá ser da motherboard que possa ler mal as temperaturas, mas visto ser um chip bastante recente e pelos vistos estável, já nao sei no que acreditar...
Alguma opiniao do que poderá ser?
Este CPU tem problemas de aquecimento? (na minha igonrancia, acho que o PIV aquecia bem mais que este e estava na caixa onde esta este novo, com os mesmos fans, logo este nao deveria aquecer tanto)
Esta board terá problemas nas leituras de temperaturas?
Agradeço opinioes a ver se eu resolvo isto sem queimar o processador!!
Cumprimentos,
Attila