[Ajuda] Problema de sobreaquecimento

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Ajuda] Problema de sobreaquecimento

Mensagempor Attilas » Quinta Ago 28, 2008 9:12

Bom dia.

Recentemente comprei alguns componentes para fazer um upgrade ao velhinho Pentium IV, comprei entao:
-MBoard Asus P5Q
-Intel E8400
-Fonte NOX Urano 500W
-Mem 2GB Kingston DDRII 800

O que eu aproveitei do P IV foi:
-P Grafica Asus HD2600XT
-Disco Sata 80 GB
-Leitor e Gravador de DVD

O problema foi que depois de tudo montado, o PC está a trabalhar durante algum tempo e depois freeza, nao desliga mas deixa de responder, a imagem fica estatica, seja no Windows ou n'alguma aplicação.
O que eu reparei é que se o deixar no windows ele esta ligado na boa durante uns pares de horas, mas se abrir, por exemplo, o Oblivion, em 10 ou 15 minutos ele freeza e tenho que fazer reboot e a partir daí começa a freezar no windows tambem... AInda ontem tentei formatar o disco e mesmo a meio da instaloação do windows o pc deixou de responder e eu desisti.

Verifiquei atraves do "fanspeed" que a temperatura está a cerca de 45/50 graus mas com o oblivion a rolar vai para os 90 e ate mesmo 100 graus.

Ora, o cooler é o stock que veio com o proicessador, desmontei-o e voltei a montar e está bem encaixado... A pasta térmica é a que vem ja colocada de fabrica no cpu mas julgo que está bem espalhada pois aquilo é sempre a mesma coisa: tirar a capinha de plástico, colocar no sitio e encaixar o cooler.

Eu já pus a hipotese de ser da pasta termica, mas agora já me passou pela cabeça que tambem poderá ser da motherboard que possa ler mal as temperaturas, mas visto ser um chip bastante recente e pelos vistos estável, já nao sei no que acreditar...

Alguma opiniao do que poderá ser?
Este CPU tem problemas de aquecimento? (na minha igonrancia, acho que o PIV aquecia bem mais que este e estava na caixa onde esta este novo, com os mesmos fans, logo este nao deveria aquecer tanto)
Esta board terá problemas nas leituras de temperaturas?

Agradeço opinioes a ver se eu resolvo isto sem queimar o processador!!

Cumprimentos,
Attila
Attilas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 12, 2007 15:54

Mensagempor pedromiguelcp » Quinta Ago 28, 2008 11:22

esse processador é bem fresco, 100ºC isso pode ja ter danos permanentes...

O cooler deve de estar mal encaixado, verifica que os 4 pins tão bem encaixados na board, por vezes é preciso um bocado de força.

Compra um pasta termica, limpa a que vem com o cooler, mete a nova pasta e mete o cooler outra vez.
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb
Powered by: Corsair TX750
pedromiguelcp
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Set 09, 2005 13:35

Mensagempor Attilas » Quinta Ago 28, 2008 11:50

o cooler ta bem instalado, ta direitinho.
Nao poderá ser da motherboard? é que ele liga perfeitamente, so que depois de trabalhar um pedaço é que ele freeza.
Olha, PQP!! ando lixado com esta m**** é que pior que ter um problema, é tê-lo e nao saber as origens dele!
Attilas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pedromiguelcp » Quinta Ago 28, 2008 12:01

A primeira vez que montei um cooler tb pensei que tava bem montado e afinal não tava... Desmonta e monta o cooler outra vez, ou faz mais força nos 4 pernos para ver se ta mesmo bem encaixado. Tens que ter paciencia.

Também pode ser um erro do sensor, mas é mais raro. Se não deres com o erro manda o pc pra loja pra eles testarem os componentes.
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Powered by: Corsair TX750
pedromiguelcp
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Set 09, 2005 13:35

Mensagempor Attilas » Quinta Ago 28, 2008 12:44

eu achgo que se fizer mais força parto ou os dedos ou a board :)

A serio que fiz montes de força naquela porcaria, mas vou tentar novamente... o do P IV já estava solto de um dos lados e mesmo assim o gajo nao aquecia :)

Obrigado.
Attilas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Attilas » Quinta Ago 28, 2008 14:09

a porcaria do cooler esta encaixado com o maximo de força possivel, e acreditem que foi bem empurrado, mais nao vai, so se partir os apoios...

eu agora estou no dilema se será do processador ou entao se a motherboard esta a ler mal as temperaturas e "congela-me" o processamento para nao "danificar" o cpu.

eu ja saquei o fx para fazer update à BIOS mas até tremo ao pensar que o sistema pode "congelar" a meio do update e la vai a board à vida...

Será que tenho outras coisas a tentar? eu ja pensei em algumas possibilidades mas na certa ainda deve haver mais coisas a tentar antes de começar a utilizar o cpu para fazer tostas mistas...

Alguem me pode dar mais ideias? estou a entrar em desespero!
Attilas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor night_walker » Quinta Ago 28, 2008 18:15

Por acaso reparas-te se a fan do cooler está a rodar em condições ou se pára? é que a mim já me aconteceu isso uma vez... a fan simplesmente parava. :)
AMD Athlon XP 2800+ @3200+ @CoolerMasterACC L72+NB S4 c/reg.
DFI NFII Ultra 400 Infinity
2X512 Twinmos PC3200 dual
Gigabyte 6600GT Silent Pipe (Turbo Force Edition)
2 x Seagate 80+160gb
night_walker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 14, 2004 0:18

Mensagempor Vtech » Quinta Ago 28, 2008 18:35

Não estarás tu a ver a temp da VGA em vez da do CPU testa com outros softwares não vá o SpeedFan estar trocado com essa board.

freeza? Estás infectado com tendências brazucas. é por isso que o acordo ortográfico vai como vai.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Attilas » Sexta Ago 29, 2008 10:08

Bom, já troquei a pasta térmica, foi a 1ª vez que o fiz e espero tê-lo feito bem feito, pus uma camada bem fina, a contra-luz via-se as letras do cpu e enchi quase toda a superficie e nao so no meio (nao sei se o deva fazer ou nao, mas para ficar uma camada minimamentre uniforme tive que espalhar para as "bordas" (salvo seja!). A marca da pasta térmica é que nao deve ser grande coisa, não sei, mas é o que havia no momento: Titan Nano Blue. Isto presta alguma coisa? Ou esta é suficientemente boa?

Depois de tudo feito, vio que inicialmente a temperatura vista na BIOS, mal ligava andava na ordem dos 45º e ia subindo ate mais ou menos 48/49º.
Formatei o pc, instalei o speedfan e um utilitario que vinha no cd da MBoard (um software qq de monitorização da Asus) e aí já me dava valores na ordem dos 38/40º.
Depois instalei o Oblivion, tive-o a bombar uns 15 minutos e aí a temperatura subiu até aos 54º mas que eu tenha dado conta nao passou daí (até ver).

Agora, eu nao sei se estes são valores standard aceitáveis ou não.
Já agora, conhecem algum software de carga para por o pc em stress e verificar se os componentes sao compativeis, se esta tudo direitinho, etc?

Obrigado e cumprimentos.

Attila
Attilas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Sexta Ago 29, 2008 10:45

sim, esses são valores standard,

para colocar o CPU em carga usa o OCCT.

http://www.ocbase.com/perestroika_en/index.php?Download

Em relação à pasta térmica, desenrasca, mas conseguias bem melhor pelo mesmo preço.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor pedromiguelcp » Sexta Ago 29, 2008 11:41

Já são temperaturas normais. Parece que a massa termica nova fez a diferença.

Podias ter comprado a Artic Silver 5, mas agora se calhar hà melhor, mas para quem não vai fazer overclock qualquer massa serve bem. Podias ganhar no max uns 2ºC em full com a diferença de massa.
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT