Outra vez de volta - Problema no arranque sistematico

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Outra vez de volta - Problema no arranque sistematico

Mensagempor LimbonicArt » Quarta Out 01, 2008 14:59

Boas tardes.

Nos últimos tempos tenho tido um grave problema no meu sistema.

Sempre que ligo PC pela primeira vez em determinado dia, ele umas vezes inicia normalmente, mas ao fim de estar a trabalhar nele 5 minutos, crasha (fica com o ambiente trabalho todo congelado exactamente como estava, não fica ecrã azul..), o que me faz reinicia-lo. Não há excepção, todos os dias atravesso este problema no inicio do trabalho com a máquina. A unica variação é quando por vezes ele nem sequer arranca na primeira vez e tenho de estar sempre a desligar e ligar no interruptor para ele arrancar, por vezes mais de meia hora... é que nem o botão Reset faz com que ele arranque, tem de ser mesmo através do botão da alimentação.

Quando o reinicio, ele não arranca, assim que carrego no interruptor da alimentação, ouve-se o disco fazer uma leitura de meio segundo praí e fica sem iniciar, Ou seja, tenho de estar sempre a tentar isto até que ele finalmente inicie.. nem sequer dá sinal no monitor, todos os coolers estão a funcionar correctamente e até já troquei a pilha da BIOS e fiz um Reset.

Já experimentei formatar o sistema, mas continua com o mesmo problema..

Alguém me pode ajudar a descobrir qual será o problema?

Abraço e obrigado pela vossa atenção
LA
Editado pela última vez por LimbonicArt em Sexta Dez 12, 2008 21:32, num total de 1 vez.
LimbonicArt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Out 19, 2005 18:24

Mensagempor pikas » Quarta Out 01, 2008 18:35

problemas na fonte! se puderes tenta testar o sistema com outra fonte de alimentaçao...
pikas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 09, 2008 20:04

Mensagempor LimbonicArt » Quinta Out 02, 2008 11:58

pikas Escreveu:problemas na fonte! se puderes tenta testar o sistema com outra fonte de alimentaçao...

Obrigado Pikas. Vou tentar arranjar uma fonte para testar isto e já deixo aqui um comentário sobre o resultado.
Abraço.
LimbonicArt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quinta Out 02, 2008 13:21

boas

para já, assim a grosso... parece ser de facto fonte....
outra, visto que mudaste a pilha..
valida as memórias...
se possivel numa outra maquina...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor LimbonicArt » Quinta Out 02, 2008 13:33

alr_tech Escreveu:boas

para já, assim a grosso... parece ser de facto fonte....
outra, visto que mudaste a pilha..
valida as memórias...
se possivel numa outra maquina...

cumps

Sou rookie nesse campo ehehehe isso de validar as memórias não compreendo... Mas é assim, mesmo antes de formatar ele já estava com este problema no arranque, por isso deve ser a fonte quase de certeza. É que já o formatei antes umas 20 vezes e nunca tinha tido problemas.
LimbonicArt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quinta Out 02, 2008 15:15

boas

as memórias são validadas usando o memtest86 ou outro..
para o disco usa-se o programa que se encontra no site do fabricante...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor pikas » Quinta Out 02, 2008 18:38

cumps

Como ele diz que as vezes o pc nem liga , desconfio mais da fonte , mas podes testar as memorias claro , se tivers duas ate podes tirar uma delas e deixar a outra e vice versa a ver se alguma da problemas , ve isso e diz alguma coisa
pikas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LimbonicArt » Quinta Out 02, 2008 20:37

pikas Escreveu:

cumps

Como ele diz que as vezes o pc nem liga , desconfio mais da fonte , mas podes testar as memorias claro , se tivers duas ate podes tirar uma delas e deixar a outra e vice versa a ver se alguma da problemas , ve isso e diz alguma coisa

Já fiz os seguintes testes:
--> Como tenho 2 placas de RAM, retirei uma de cada vez e testei o PC, cheguei inclusive a trocas as slots, já que tenho 4 slots e nada, continuava sem arrancar.

--> Como também tenho dois discos, troquei os discos, testei com um e outro desligado quando formatei e o problema persistia...

Nota: Algo estranho que me acontece por vezes, é que depois de estar uns 45 minutos a dar jeito a cabos, a trocar discos, a trocar cabos, a trocar memórias, assim que ponho a torre deitada por vezes inicia, talvez uma coincidência certamente...
LimbonicArt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pikas » Quinta Out 02, 2008 23:09

tens de tentar a fonte...
pikas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LimbonicArt » Domingo Nov 09, 2008 16:27

Ora finalmente foi detectado o problema.

A fonte estava em perfeitas condições, e mesmo com uma nova continuava com os mesmo sintomas, trocou-se os coolers da motherboard, etc.

Se alguns me indicavam logo problemas de coração e que o processador tinha fritado ou a motherboard tinha dado o estouro, está completamente errado, o problema nada tem a ver com os componentes principais.

O problema estava simplesmente na drive gravadora de DVD, após desligar a alimentação da mesma e duas semanas de testes passadas o PC está a funcionar 5 estrelas.

A todos os que tentavam ajudar um muito obrigado pela vossa ajuda.

Aos fatalistas que davam logo como morta a máquina, tenham mais calma nos vossos diagnósticos :lol: foi só uma drive de DVD de 19€ que tinha pifado! Embora continue a gravar DVD's e assim, sempre que está ligada dá problemas e impede totalmente o sistema de arrancar. Suspeito que tenha sido uma vez eu que tinha a gaveta aberta e ao saír da secretária acertei-lhe com um joelho deslocando a gaveta, como andei com uma chave de fendas a mexer lá por dentro para a voltar a encaixar devo ter dado cabo de algum circuito :oops:
LimbonicArt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LimbonicArt » Sexta Dez 12, 2008 21:30

Ora... tal como referido no titulo, este problema voltou...

Desde que desliguei o tal gravador que me dava problemas, parecia ter voltado tudo a funcionar correctamente... mas enganei-me.. apesar do sistema agora não empancar como antigamente, continua com o problema de crashar 5 minutos depois de o ligar :( só para tirar duvidas, instalei o gravador que pensava estar defeituoso noutro PC e ele está ainda hoje a funcionar na perfeição...

O que acham que poderá estar a provocar este constante problema, é que acabei de fazer uma instalação limpa e ele já está novamente a dar estes problemas.

HELP ME :P
LimbonicArt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Dez 13, 2008 16:55

Eu acho que é a board ou a fonte. ja tive problemas semelhantes. e foi ou a fonte ou a board (por culpa de um pico de energia). Verifica as voltagens da board se taõ dentro dos parametros e se não variam muito (no meu caso da board que levou com o pico de energia as voltagens variavam muito, não eram estáveis). Verifica também a fonte.

O ideal será desligares tudo o que não seja essencial. DVDs, ram minima, discos (excepto o do OS). Se funcionar bem o problema não deverá ser da MB. seja como for vais ligando novos componentes 1 a 1 e verificando de cada vez. tenta experimentar também com uma fonte diferente e se possivel, mais potente (essa poderá não ser suficiente para o teu PC, mas também não sei qual é)
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor hpowered » Sábado Dez 13, 2008 23:57

Boas.

Uma perguntas, tens dificuldade em ligar o pc de pois de ele crashar mas e quando o ligas pela primeira vez após alum tempo desligado? (horas).

Pode ter haver com o aquecimento de algum componente, cpu, ram ou gráfica e numa situação dessas é provável que depois do pc crashar tu não o consigas ligar de imediato.

Quando dizes... "Nota: Algo estranho que me acontece por vezes, é que depois de estar uns 45 minutos a dar jeito a cabos, a trocar discos, a trocar cabos, a trocar memórias, assim que ponho a torre deitada por vezes inicia, talvez uma coincidência certamente... " pode ser mesmo por algum problema relacionado com temperatura, os 45 min deve dar para arrefecer o suficiente para arrancar bem e depois o tempo que se aguenta a funcionar depende do que executas quando o tens a funcionar..~.

De qualquer modo começaria pelo processador, verificar se está bem montado o cooler massa térmica, e monitorizar as temps assim que estivesse a funcionar. Problemas deste género na gráfica como na ram geralmente resultam em Blue screens.

Cpts
*Asus P5N32-E SLI PLUS
*Intel Core2 Duo E2160@3600MHz + Thermaltake Maxorb
*XFX7800GT DDR3 256MB + Duorb
*Corsair XMS2 DHX DDRII CL4 800MHz (4x1GB)
*Samsung 250GB SataII 8MB
*Hitachi 250GB SataII 8MB
*Thermaltake PurePower 680W
hpowered
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 03, 2008 20:06

Mensagempor LimbonicArt » Segunda Dez 15, 2008 15:13

MetalFatigue Escreveu:Eu acho que é a board ou a fonte. ja tive problemas semelhantes. e foi ou a fonte ou a board (por culpa de um pico de energia). Verifica as voltagens da board se taõ dentro dos parametros e se não variam muito (no meu caso da board que levou com o pico de energia as voltagens variavam muito, não eram estáveis). Verifica também a fonte.

O ideal será desligares tudo o que não seja essencial. DVDs, ram minima, discos (excepto o do OS). Se funcionar bem o problema não deverá ser da MB. seja como for vais ligando novos componentes 1 a 1 e verificando de cada vez. tenta experimentar também com uma fonte diferente e se possivel, mais potente (essa poderá não ser suficiente para o teu PC, mas também não sei qual é)

Hey!
Quero desde já agradecer a vossa ajuda.
Vou tentar fazer o que disseste MetalFatique, talvez esteja mesmo relacionado com isso.
Quanto à fonte de alimentação, eu usei-a durante mais de 2 anos sem nunca dar problemas, por isso julgo que os 500watts são suficientes, já que só alimenta 1 leitor DVD, uma placa de video que raramente esta ligada e os discos... também já testei com uma fonte nova mas continuou sempre com problemas..

hpowered Escreveu:Boas.

Uma perguntas, tens dificuldade em ligar o pc de pois de ele crashar mas e quando o ligas pela primeira vez após alum tempo desligado? (horas).

Quando o ligo após várias horas desligado, crasha sempre passados 5 minutos... depois de o reiniciar umas quantas vezes ele estabiliza e não crasha mais, o que me faz excluir a hipótese de sobre-aquecimento..

hpowered Escreveu:Pode ter haver com o aquecimento de algum componente, cpu, ram ou gráfica e numa situação dessas é provável que depois do pc crashar tu não o consigas ligar de imediato.

Quando dizes... "Nota: Algo estranho que me acontece por vezes, é que depois de estar uns 45 minutos a dar jeito a cabos, a trocar discos, a trocar cabos, a trocar memórias, assim que ponho a torre deitada por vezes inicia, talvez uma coincidência certamente... " pode ser mesmo por algum problema relacionado com temperatura, os 45 min deve dar para arrefecer o suficiente para arrancar bem e depois o tempo que se aguenta a funcionar depende do que executas quando o tens a funcionar..~.

De qualquer modo começaria pelo processador, verificar se está bem montado o cooler massa térmica, e monitorizar as temps assim que estivesse a funcionar. Problemas deste género na gráfica como na ram geralmente resultam em Blue screens.

Cpts

Depois de desligar o tal DVD que me impossibilitava de o ligar, o PC liga sempre, por vezes surge é o problema de dizer "Wrong disk" ou algo do género, mas suspeito que seja provocado pelo desligar forçado na ficha assim que o sistema crasha, já que carregando em reset ele não reinicia. Depois do PC estar ligado 30 minutos e depois de crashar 1 ou 2 vezes nunca mais crasha, só crasha no dia a seguir, depois de estar desligado toda a noite. Posso então concluir que o computador só fica estavel quando está quente, já que os problemas surgem sempre no primeiro arranque.

Cps aos dois pela disponibilidade
LimbonicArt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Segunda Dez 15, 2008 15:46

boas

algo me diz, e novamente que é a fonte...
(uma fonte OEM, mesmo que 500W.. pois o problema não é da potência, mas, sim da qualidade do material...)

um condensador pifado...

disseste que já testaste com outra fonte?

valida bém o contacto dos sockets de potencia ATX20 e 2x12V
valida se o skt abana...
pois pode ser um mau contacto provocado por uma solda partida...

experimenta carregar no NB ou SB.... para ver se funca..
(se os CIs tiverem patinhas poderá não ser...)
verifica se algum deles está muito quente...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante