Intel 8400 + Jogos futuros / future gaming

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Intel 8400 + Jogos futuros / future gaming

Mensagempor Nightsilencer » Sábado Out 25, 2008 1:02

Olá pessoal, recentemente reformei o meu velhinho Athlon XP e comprei um E8400 + Asus P5Q Pro (chipset P45), 2 gb RAM e uma geforce 8600GT para desenrascar, visto que a minha preocupação inicial era comprar uma board e um processador decentes. Mais tarde investirei numa gráfica de homem lol :P Se bem que a 8600 GT ainda se aguenta bastante bem.

Bem, a minha questão é a seguite... com certeza que já repararam que em praticamente tudo o que é forums sobre hardware se encontra a questão "Duo vs Quad?" sobre qual é melhor e sobre qual estará mais "preparado para o futuro". Eu não concordo muito com isto, porque no mundo do hardware nada é garantido no futuro.

E é precisamente esse ponto que me tras à minha questão: como recentemente investi neste computador novo, tenciono mante-lo pelo menos durante 2 anos... e há uma questão que gostava que me respondessem:

- Eu sei que não há bolas de cristal para prever o futuro, mas quanto ao meu processador (ou qualquer um da linha E8x00), durante quanto tempo acham que os E8400 / 500 / 600 se vão aguentar em termos de jogos? Será que daqui a 2 anos este meu processador ainda vai chegar para dar porrada nos jogos? Eu sei que as coisas evoluem muito rápido... mas o que é certo é que os jogos ainda agora estão a adoptar suporte para 2+ cores.... por isso... gostava de ver esta minha máquina a bombar no futuro. Acham que este processador se aguenta com jogos digamos... até 2011?

Claro que a gráfica não se poe em causa... tão cada vez mais baratas e mais potentes, por isso o upgrade é menos dispendioso.

Um abraço e espero respostas! :)
Nightsilencer
Novato
Novato

Registado: Quinta Jul 20, 2006 20:20

Mensagempor cmrosado » Sábado Out 25, 2008 9:20

Normalmente diz-se que um computador fica desactualizado ao fim de três anos. Mas claro isto é apenas uma referência. Há pessoas que gostam de estar sempre actualizadas e há outras que se aguentam bastante mais tempo sem trocar.
Dito isto, acho que sim, acho que se aguenta até 2011.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Re: Intel 8400 + Jogos futuros / future gaming

Mensagempor razor2 » Sábado Out 25, 2008 9:29

Nightsilencer Escreveu:Olá pessoal, recentemente reformei o meu velhinho Athlon XP e comprei um E8400 + Asus P5Q Pro (chipset P45), 2 gb RAM e uma geforce 8600GT para desenrascar, visto que a minha preocupação inicial era comprar uma board e um processador decentes. Mais tarde investirei numa gráfica de homem lol :P Se bem que a 8600 GT ainda se aguenta bastante bem.

Bem, a minha questão é a seguite... com certeza que já repararam que em praticamente tudo o que é forums sobre hardware se encontra a questão "Duo vs Quad?" sobre qual é melhor e sobre qual estará mais "preparado para o futuro". Eu não concordo muito com isto, porque no mundo do hardware nada é garantido no futuro.

E é precisamente esse ponto que me tras à minha questão: como recentemente investi neste computador novo, tenciono mante-lo pelo menos durante 2 anos... e há uma questão que gostava que me respondessem:

- Eu sei que não há bolas de cristal para prever o futuro, mas quanto ao meu processador (ou qualquer um da linha E8x00), durante quanto tempo acham que os E8400 / 500 / 600 se vão aguentar em termos de jogos? Será que daqui a 2 anos este meu processador ainda vai chegar para dar porrada nos jogos? Eu sei que as coisas evoluem muito rápido... mas o que é certo é que os jogos ainda agora estão a adoptar suporte para 2+ cores.... por isso... gostava de ver esta minha máquina a bombar no futuro. Acham que este processador se aguenta com jogos digamos... até 2011?

Claro que a gráfica não se poe em causa... tão cada vez mais baratas e mais potentes, por isso o upgrade é menos dispendioso.

Um abraço e espero respostas! :)

Ninguem sabe ao certo mas eu arrisco a dizer que muito provavelmente esse CPU vai aguentar ate daqui a 2 anos na boa visto que é quase topo de gama no que toca a Dual Core, acho que devias era investir numa gráfica ja que tens um CPU e uma board dessas :P isto se achares que é necessário ;)

Cumpz!
Board: Asus P5LD2-SE
CPU: C2D E6420 2.13Mhz
RAM: 2Gb Teamgroup Elite PC6400
GPU: GeForce 8800GT TurboForce 512MB
Fonte: Corsair HX520
Caixa: Antec SOLO
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 28, 2007 22:32

Mensagempor pixelsurgeon » Segunda Out 27, 2008 4:01

Estas questões da durabilidade de um pc são um espectáculo. :mrgreen:

Eu acho que tudo dependerá da evolução que as próximas gerações de chipsets, cpu's e gpu's trarão e como será essa evolução do hardware explorada pelos software developers.

Se aparecer muito software overkill (como o Crysis, por exemplo) a exigir sistemas de topo, obviamente que os sistemas menos actualizados poderão ser prematuramente incapacitados.

Por isso não é à toa que se arruma esta questão no campo da futurologia. É difícil prever o tempo de vida de um pc, mas mais difícil ainda (e caro!) é ter um pc que corra satisfatoriamente o software mais exigente do mercado por períodos superiores a dois anos.

Voltando um pouco ao que perguntas, acho que é muito provável que estes processadores Dual Core corram satisfatoriamente a maioria dos jogos por mais 3 ou 4 anos. A partir daí, julgo que nem os Quad's correrão grande coisa...

Ao que parece caminhamos para novas tecnologias nos cpu's, novas formas de processamento gráfico da Intel, novos sockets, enfim... mudanças acentuadas, abandonando aquilo que conhecemos desde o tempo dos primeiros Pentiums, dando um salto maior do que o que foi dado dos 386/486 para estes.

Obviamente que isto ainda está um pouco longe de acontecer e mais longe ainda de se massificar no software, pelo que um gamer que adquire hoje um E8400 pode e deve estar descansado, porque só terá que se preocupar exclusivamente com a gráfica durante os próximos 4 anos.
[url=http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=61863]Imagem
(Clica para ver Fotos!)[/url]
pixelsurgeon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 15, 2005 1:11

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante