processador e motherboard por 200€

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

processador e motherboard por 200€

Mensagempor kebrus » Sexta Dez 05, 2008 0:54

boas pessoal, ando completamente desactualizado em relação a pcs no geral, gostaria que me aconselhassem neste upgrade que quero fazer, e tenho ainda uma certa dúvida em relação à fonte de alimentação, então é o seguinte

Objectivo: Processador e Motherboard por 200€

Uso: o computador é para jogar e correr algumas aplicações que exigem algum poder de processamento, portanto dou mais valor ao processador do que à motherboard, se bem que tinha algum interesse que esta fosse relativamente rica em portas USB, não tenho grande interesse em overclock... este é um upgrade que vou fazer com o dinheiro que geralmente vem do natal, portanto não tenho muita pressa, lá pra janeiro é que compro, digo isto pro caso de acharem que devo que esperar que alguma coisa saia ou que alguma baixe de preço...

Dúvida: a dúvida que tenho é essencialmente se a fonte que tenho é suficiente para o pc, confesso que muito pouco percebo de fontes, a que tenho é uma enermax liberty 400W modular, e como penso ser útil digo-vos também o resto da configuração do pc: 8800 GT, 4Gb ddr2 CL4, 4 discos da western digital, e os periféricos da praxe, nada de impressoras, scanners ou placas pci... tanto quanto me disseram a fonte é melhor que uma genérica de 400W, se for verdade gostaria que me explicassem porquê, é só por ser modular?

desde já muito obrigado
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 08, 2005 17:53

Mensagempor CryptorX » Sexta Dez 05, 2008 3:41

Boas...

Primeiro vamos ao cpu e board... e a minha sugestão é:

CPU

ImagemImagem

AMD PHENOM X3 8750 (2.4GHZ) BOX SKT AM2 --- 124.70E

BOARD

Imagem

ASUS M3N78-EM --- 77.00E

Total --- 201.40E

Acho que capacidade de processamento não te vai faltar...

em relação á tua fonte não te posso adiantar muita coisa porque fontes não é propriamente o meu ponto forte, até porque recentemente comprei uma Nox Pulsar de 750w e quando o pessoal aqui do fórum soube ficaram... digamos... desiludidos com a minha escolha mas posso-te dizer que a qualidade das fontes avaliasse principalmente pela sua capacidade de aproveitamento dos watts de que dispõe, e pela amperagem o que faz com que existam fontes de 520w que vai-me parecer que metem a minha a um canto Imagem (mas não em beleza é claro :mrgreen: ) e pelo que sei a enermax é uma marca bem reputada mas para o sistema que ficas se optares pela minha config olha que não sei se isso se vai aguentar á jarda... mas espera por outros comentários que como já disse... fontes não são comigo... e pode ser que te dêm uma sugestão melhor para board e cpu...

PS: não prestei muita atenção ás entradas de USB como pediste uma vez que tentei encontrar uma board mais aceitavél dentro do orçamento que referiste, coisa que seria bem mais complicada se prestasse muita atenção ao nº de entradas de USB mas se precisares de mais os hubs de usb são super baratos...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor cmrosado » Sexta Dez 05, 2008 10:39

Em relação às fontes mais do que a potência que dizem ter o que interessa é a amperagem na linha dos 12v. Uma fonte de 400W pode ser melhor que uma de 500W (tambem porque a voltagem anunciada não corresponde à real). Depois há a questão de ser modular, o ruído, ter PFC activo, etc.
Em relação ao teu PC convém saber se os discos e drives ópticas são Sata. E já agora quais são as aplicações que usas, a board que tens e a velocidade das memórias.

Processador:
E8400 - 142€ ou Q6600 - 150€
O 1º é melhor para jogos e o segundo para (alguns) programas. Qual é a tua prioridade?

Board: Asus P5K SE/EPU - 76,5€
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor alr_tech » Sexta Dez 05, 2008 15:38

boas

só uma questão, o pessoal está a pensar que a tua gráfica é PCI-e...
confirmas isso?...

é que há umas 8800GT mas em AGP...

embora essa enermax não seja má...
os 400W devem ficar à pele..

sim, e os discos se forema SATA, não há muito problema, se forem todos IDE, vais ter de comprar uma controladora IDE PCI..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor kebrus » Sexta Dez 05, 2008 16:02

obrigado pelas respostas, sim os discos são todos sata e a gráfica é pci-e, se não houver uma board rica em portas USB não é grave

dou prioridade aos jogos, as aplicações que falei passam pelo photoshop, alguns programas de modelação 3D, alguns emuladores de consolas e pouco mais, e destes só provavelmente os emuladores é que precisam mesmo do processador

devo dizer que o actual pc usa a fonte de que vos falei e nunca tive problemas, só não sei mesmo se o upgrade vai requerer mais da fonte ou não

deixo-vos uma imagem das especificações da fonte
Imagem

mais sugestões e opiniões são bem vindas ;)
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Sexta Dez 05, 2008 17:05

A fonte deve chegar e a board que te indiquei tem bastantes usb's: http://www.asus.com/products.aspx?model ... 3=534&l4=0
Para jogos o melhor é mesmo o e8400.
Repara que os preços que te pus são mesmo os mais baratos entre todas as lojas (e acho que é uma loja online).
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor kebrus » Sexta Dez 05, 2008 23:16

thx a board realmente parece ser a ideal pelo preço que é, e com esse processador acho que vou bem servido, da vontade de ir já comprar :P
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante