UMA pergunta pertinente...

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

UMA pergunta pertinente...

Mensagempor MoonWalker » Segunda Mar 02, 2009 17:25

Para kem andou andou afastado do mercado...

Uma descrição sobre características, semelhanças e diferenças entre:
Processador DUAL CORE
Processador CORE 2 DUO
Processador QUAD
Processador I7

Seria um bom tópico para esclarecer muita gente. incluindo eu :-)
Sabe-se o básico... mas kem souber mais e melhor...
Kem se kiser adiantar... Faça o favor!
MoonWalker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 19, 2004 11:40

Mensagempor H-RA-MA-ki » Segunda Mar 02, 2009 17:48

Certamente haverá aqui mais gente a tentar explicar muito melhor que eu esta situação...

Eu não tenho a certeza do que vou dizer mas penso que seja assim:

Um Dual Core é um processador que tem um Core Fisico e um Core Virtual (A chamada tecnologia Hyper Treating)

Ja um Core 2 Duo trabalha com 2 cores Fisicos, dai ser mais rapido que o Dual Core

No caso do Core 2 Quad, é semelhante ao Core 2 Duo mas com 4 Cores Fisicos

Por ultimo temos o Intel I7 que não é nada mais que um Core 2 Quad com a ja falada tecnologia Hyper Treating. Sendo assim trabalha com 4 Cores Fisicos + 4 Cores Virtuais

Como disse a pouco esta é a ideia que eu tenho, não sou um leitor assiduo nem nada que se pareça... Agradeço que se estiver alguma coisa errada ou "mal explicada" que me ajudem a mim tambem :D

Cumprimentos,
Nuno Silva
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43

Mensagempor lucky » Segunda Mar 02, 2009 18:03

Um Dual Core tem sempre 2 núcleos, a diferença entre o Dual Core "normal" e o Core 2 Duo tem a ver com a tecnologia utilizada pois ambos têm 2 núcleos.

As nomenclaturas diferem mais devido à tecnologia utilizada do que propriamente com o número de núcleos, os Core i7 existentes neste momento são quad-core, tendo 4 núcleos, mas também o têm os Q6600 que são fabricados noutra tecnologia que é designada por Core 2.

Se a Intel entendesse poderia ter processadores i7 com 2 núcleos ou apenas 1.

No site da Intel tens explicações mais pormenorizadas e principalmente podes ver as diferenças entre os processadores.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor skyruner » Segunda Mar 02, 2009 20:02

H-RA-MA-ki Escreveu:Certamente haverá aqui mais gente a tentar explicar muito melhor que eu esta situação...

Eu não tenho a certeza do que vou dizer mas penso que seja assim:

Um Dual Core é um processador que tem um Core Fisico e um Core Virtual (A chamada tecnologia Hyper Treating)

Ja um Core 2 Duo trabalha com 2 cores Fisicos, dai ser mais rapido que o Dual Core

No caso do Core 2 Quad, é semelhante ao Core 2 Duo mas com 4 Cores Fisicos

Por ultimo temos o Intel I7 que não é nada mais que um Core 2 Quad com a ja falada tecnologia Hyper Treating. Sendo assim trabalha com 4 Cores Fisicos + 4 Cores Virtuais

Como disse a pouco esta é a ideia que eu tenho, não sou um leitor assiduo nem nada que se pareça... Agradeço que se estiver alguma coisa errada ou "mal explicada" que me ajudem a mim tambem :D

Cumprimentos,
Nuno Silva
Um dual core é sem um CPU com 2 núcleos.

Os primeiros dual-core da Intel foram os Pentium D.
São CPUs dual-core baseados nos antigos Pentium 4.
Em grosso modo, juntaram dois Pentium 4, e colocaram ambos no mesmo chip, daí a memória cache total do CPU não ser compartilhada por ambos os cores.
Assim sendo, por exemplo nos Pentium D 920, estes possuem uma cache total de 4MB, mas cada core apenas poderá usar 2MB cada um.

De seguida vieram os Core 2 Duo e os Pentium Dual-Core (não confundir com Pentium D, pois são coisas diferentes).
Ambos são baseados na tecnologia Core 2, e o que difere os Core 2 Duo dos Pentium Dual-Core é acima de tudo no tamanho da cache e no FSB.
Os C2D começaram por sair com 2MB de cache (C2D E6300 e E6400), e um FSB a 1066MHz, passando depois, com a saída dos Pentium Dual-Core, a existir uma revisão desses mesmos CPUs com 4MB de cache (E6320 e E6420).
Os Pentium dual-core, são normalmente CPUs com 2MB de cache, e um FSB a 800MHz.
A diferença de desempenho, reside principalmente nisso.
Mas atenção ter por exemplo um E6420 (2.13GHz) por ter mais FSB e cache, não faz dele necessariamente um CPU superior a por exemplo o E5200 (2.5GHz, 2MB, FSB800MHz).

Os Core 2 Quad, são Quad-core, mas não são totalmente nativos.
Em vez de serem um CPU com quatro núcleos "nativos", acabam por ser 2 chips Core 2 Duo no mesmo CPU. Ou seja, os 8MB por Q6600, são na realidade, 2x4MB de cache. Ou seja, 4MB de cache para cada par de núcleos (a mesma teoria dos Pentium D).

Já os Core i7 são baseados na tecnologia Core 3, já com cache de nível 3.
Estes quad-cores, já são completamente nativos, ou seja, os 8MB de cache são distribuídos por todos os núcleos. Ou seja, tens uma aplicação que apenas tira partido de um núcleo, esse mesmo núcleo, pode correr essa aplicação, com quase os 8MB de cache.
O grande "calcanhar de Aquiles" actualmente destes i7, prende-se ao facto de terem controlador de memória integrados no CPU (anteriomente era controlado pelo Chipset da motherboard), apenas permite o uso de memórias DDR3 que ainda são um pouco caras, para não falar do facto que, as board são também elas, muito caras.
Com isto não quer dizer que o controlador de memória embutido nos i7 tenho sido uma má jogada, muito pelo contrário (parece que aprenderam qualquer coisa com a AMD). Apenas limitam o utilizador a um tipo de memória, o que não acontece, por exemplo, com os Core 2 Duo ou Core 2 Quad, em que podemos optar por usar DDR2 ou DDR3, por vezes com a mesma motherboard (desde que ela esteja preparada para isso obviamente).

Desculpem o testamento, e espero não ter metido nenhum prego.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Re: UMA pergunta pertinente...

Mensagempor morgado » Segunda Mar 02, 2009 20:10

MoonWalker Escreveu:Para kem andou andou afastado do mercado...

Uma descrição sobre características, semelhanças e diferenças entre:
Processador DUAL CORE
Processador CORE 2 DUO
Processador QUAD
Processador I7

Seria um bom tópico para esclarecer muita gente. incluindo eu :-)
Sabe-se o básico... mas kem souber mais e melhor...
Kem se kiser adiantar... Faça o favor!

Dual core é um processador que contem 2 núcleos físicos, quad core contem 4.
Depois há vários processadores, os da Intel são:
Core 2 Duo, processadores dual-core da Intel, foram baseados nos Core-Duo que por sua vez foram baseados nos Pentium M de portáteis (que eram mais eficientes e tinham melhor desempenho que os pentium 4 a uma frequência mais baixa).
Celeron Dual-Core e Pentium Dual-Core, basicamente são Core 2 Duo com menos frequência e cache.
Core 2 Quad, vesão quad core dos Core 2 Duo.
Core i7, são novos processadores da intel, são quad core com hyper-threading (4 núcleos físicos + 4 virtuais), têm um controlador de memória integrado, suportam memória DDR3 triple-channel e em vez do FSB utilizam o Quickpath interface (algo de certa forma semelhante ao hypertransport da AMD, penso eu ;p).

Os processadores da AMD são:
Phenom e Phenom II, existem versões triple core (Phenom X3, 3 núcleos) e quad core (Phenom X4, 4 núcleos). Os Phenom II são mais recentes e têm bastante melhor desempenho que os anteriores Phenom.
Athlon X2, são as versões dual core dos Phenom.

Acho que é tudo...xD
AMD Phenom II X2 550BE (3.1GHz)
Asus M4A78 Pro
PNY 2x2GB DDRII 800MHz CL4
Sapphire Radeon HD4850 Vapor-X 512MB
Seagate 500GB+500GB SATA2
LCPower LC6550GP2 550W
morgado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Nov 12, 2005 14:13

Mensagempor H-RA-MA-ki » Segunda Mar 02, 2009 20:35

Afinal eu tava errado. Muito obrigado pessoal.

Falta saber se o autor ficou esclarecido :)
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado: