H-RA-MA-ki Escreveu:Certamente haverá aqui mais gente a tentar explicar muito melhor que eu esta situação...
Eu não tenho a certeza do que vou dizer mas penso que seja assim:
Um
Dual Core é um processador que tem um
Core Fisico e um
Core Virtual (A chamada tecnologia
Hyper Treating)
Ja um
Core 2 Duo trabalha com
2 cores Fisicos, dai ser mais rapido que o
Dual CoreNo caso do
Core 2 Quad, é semelhante ao
Core 2 Duo mas com
4 Cores FisicosPor ultimo temos o Intel
I7 que não é nada mais que um
Core 2 Quad com a ja falada tecnologia
Hyper Treating. Sendo assim trabalha com
4 Cores Fisicos +
4 Cores VirtuaisComo disse a pouco esta é a ideia que eu tenho, não sou um leitor assiduo nem nada que se pareça... Agradeço que se estiver alguma coisa errada ou "mal explicada" que me ajudem a mim tambem

Cumprimentos,
Nuno Silva
Um dual core é sem um CPU com 2 núcleos.
Os primeiros dual-core da Intel foram os
Pentium D.
São CPUs dual-core baseados nos antigos Pentium 4.
Em grosso modo, juntaram dois Pentium 4, e colocaram ambos no mesmo chip, daí a memória cache total do CPU não ser compartilhada por ambos os cores.
Assim sendo, por exemplo nos Pentium D 920, estes possuem uma cache total de 4MB, mas cada core apenas poderá usar 2MB cada um.
De seguida vieram os
Core 2 Duo e os
Pentium Dual-Core (não confundir com Pentium D, pois são coisas diferentes).
Ambos são baseados na tecnologia Core 2, e o que difere os Core 2 Duo dos Pentium Dual-Core é acima de tudo no tamanho da cache e no FSB.
Os C2D começaram por sair com 2MB de cache (C2D E6300 e E6400), e um FSB a 1066MHz, passando depois, com a saída dos Pentium Dual-Core, a existir uma revisão desses mesmos CPUs com 4MB de cache (E6320 e E6420).
Os Pentium dual-core, são normalmente CPUs com 2MB de cache, e um FSB a 800MHz.
A diferença de desempenho, reside principalmente nisso.
Mas atenção ter por exemplo um E6420 (2.13GHz) por ter mais FSB e cache, não faz dele necessariamente um CPU superior a por exemplo o E5200 (2.5GHz, 2MB, FSB800MHz).
Os
Core 2 Quad, são Quad-core, mas não são totalmente nativos.
Em vez de serem um CPU com quatro núcleos "nativos", acabam por ser 2 chips Core 2 Duo no mesmo CPU. Ou seja, os 8MB por Q6600, são na realidade, 2x4MB de cache. Ou seja, 4MB de cache para cada par de núcleos (a mesma teoria dos Pentium D).
Já os
Core i7 são baseados na tecnologia Core 3, já com cache de nível 3.
Estes quad-cores, já são completamente nativos, ou seja, os 8MB de cache são distribuídos por todos os núcleos. Ou seja, tens uma aplicação que apenas tira partido de um núcleo, esse mesmo núcleo, pode correr essa aplicação, com quase os 8MB de cache.
O grande "calcanhar de Aquiles" actualmente destes i7, prende-se ao facto de terem controlador de memória integrados no CPU (anteriomente era controlado pelo Chipset da motherboard), apenas permite o uso de memórias DDR3 que ainda são um pouco caras, para não falar do facto que, as board são também elas, muito caras.
Com isto não quer dizer que o controlador de memória embutido nos i7 tenho sido uma má jogada, muito pelo contrário (parece que aprenderam qualquer coisa com a AMD). Apenas limitam o utilizador a um tipo de memória, o que não acontece, por exemplo, com os Core 2 Duo ou Core 2 Quad, em que podemos optar por usar DDR2 ou DDR3, por vezes com a mesma motherboard (desde que ela esteja preparada para isso obviamente).
Desculpem o testamento, e espero não ter metido nenhum prego.