Boas,
Não devia ter este tipo de duvidas, afinal estudo Eng. Informática lol mas prefiro esclarecer do que ficar com o orgulho.
Enfim, a minha namorada esta no curso de arquitectura e trabalha com programas muito pesados, AutoCAD e amigos, programas de renders demorados.
Pediu-me ajuda para comprar um PC e eu tinha-lhe dito que por 899€ o melhor que arranjava eram:
- Asus N61Vn-JX076V
- Toshiba Satellite U500-1DV (Luxe Red) (mas ela preferia o Asus porque o ecrã é maior)
mas o senhor da fnac falou-nos de um Vaio (que por acaso gosto da marca, mas não me ocorreu quando andava a procurar online).
Aparentemente parece melhor que os outros dois, mas não é Quad Core e a Cache é metade:
- Vaio VPCF11M1E/H (http://www.sony.pt/product/vn-f-series/vpcf11m1e-h)
A minha duvida além de ser qual dos três é melhor (julgo que o Vaio), vai um pouco mais longe, é sobre os processadores actuais.
Dado estes dois processadores:
- Intel® Core™ i5-520M Processor (3M Cache, 2.40 GHz)
- Intel® Core™2 Quad Processor Q9000 (6M Cache, 2.00 GHz, 1066 MHz FSB)
(http://ark.intel.com/Compare.aspx?ids=47341,40480)
Qual deles é melhor?
Eu diria que seria o Quad Core porque tem 4cores enquanto que o outro tem apenas dois, mas após uma leitura mais atenta vi que o de 2cores tem um clock superior ao de quatro cores.
Sendo assim, é melhor ter mais cores e menos clock geral, ou ter mais clock geral independentemente do número de cores?
Quando um computador tem um clock de 2Ghz e tem 2cores significa que os 2 cores trabalham em simultâneo e que o clock máximo possível de alcançar é de 2Ghz.
Se os programas não tirarem partido de multitasking isto é equivalente a ter um single-core a trabalhar a 2Ghz, o que até acaba por ser melhor correcto?
Então olhando para um futuro próximo no que toca à escolha de um processador e programas multitasking, o melhor é arranjar um compromisso entre o número de cores e clock certo? Assim sendo, como é que sei se vale mais a pena perder 2 cores e ganhar +500mhz ou vice-versa?
Espero ter sido claro em todas as minhas questões.
Obrigado.