[AJUDA] Overclock Q6600

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

[AJUDA] Overclock Q6600

Mensagempor Francisco1004 » Quarta Mai 19, 2010 22:57

Boas

Q6600
Asus P5q turbo
4 Gb ddr2 800 mhz ( 2gb + 2 gb )
HD 5850 Pcs+
LC 560 2.3

Queria fazer Overclock ao cpu ... podem dar.me umas dicas ??
Windows 7 x64
4 Gb ddr2 800mhz
HD 5850
Q6600
Francisco1004
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Nov 04, 2007 19:29

Mensagempor CryptorX » Quinta Mai 20, 2010 0:08

Sempre compras-te o FREEZER XTREME? Se não.. qual é o coller que estás a usar?

Cumps
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Francisco1004 » Quinta Mai 20, 2010 0:43

comprei o FREEZER XTREME custou.me 20 euros comprei ao mesmo gajo que me ofereceu a fonte ... por isso sempre valeu a apena ...

Fui a bios e inseri 333mhz e Vcore 1.3v e tenho o Cpu a 3.0ghz mas mais do que isso ele torna.se instavel ... se alguem souber dar umas dicas ... :wink:
Windows 7 x64
4 Gb ddr2 800mhz
HD 5850
Q6600
Francisco1004
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Quinta Mai 20, 2010 4:30

Bem... Por acaso até tenho algumas mas antes de mais nada com que temperaturas é que ele está?

Não uses o Hardware Monitor da bios para ver as temperaturas, usa antes o real temp ou o core temp e põe o prime95 a correr o teste In place Large FTT's
. É um stress test e vai fazer com que o teu CPU fique a trabalhar a 100% de modo a poderes depois observar as temperaturas dele a trabalhar em full load no CoreTemp ou RealTemp (eu prefiro o RealTemp).

RealTemp
http://www.techpowerup.com/downloads/1691/mirrors.php

CoreTemp
http://www.alcpu.com/CoreTemp/ (Versões 32bit ou 64bit consoante o teu sistema operativo)

Prime95
http://files.extremeoverclocking.com/file.php?f=103 (Versão 32bit)
http://files.extremeoverclocking.com/file.php?f=205 (Versão 64bit)

Abres primeiro ou o CoreTemp ou o RealTemp e depois pões o teste a correr no Prime95, fica atento ás temperaturas e se algum core passar dos 80Cº cancela o teste, vais ao separador "test" e seleccionas a opção "stop". O teu CPU aguenta mais de 80Cº mas já é uma temperatura bastante alta e mesmo nada aconselhável.

---------------------------------------------------

A que velocidade é que as tuas memórias estão?

Se estiverem a uma velocidade consideravelmente superior á sua velocidade de origem aconselho-te a correr o memtest86 durante umas horas para ver se há erros...

O teu CPU se for clockado de 2.4GHZ para 3.0GHZ vai sempre ter um incremento razoável no desempenho mas do meu ponto de vista, no teu caso creio que seja mais importante por muito possivelmente estar a limitar a gráfica mas para teres a certeza e também para poderes observar os ganhos em desempenho mesmo que sejam só a nível de cpu aconselho-te também a por ai o 3DMark06 ou o 3DMarkVantage e correres os testes com o teu cpu com as velocidades de origem (2.4Ghz) e anotares os resultados, os resultados vêem discriminados por teste e ao principio de cada teste vem a dizer o que está a testar e vês logo se é da gráfica ou CPU (a maioria é gráfica), depois corres novamente o mesmo teste com exactamente as mesmas definições mas com o CPU clockado para os 3.0Ghz e vês se os ganhos foram no CPU ou na gráfica também. Mesmo porreiro era postares ai os resultados de cada teste (discriminados) se não for dar muito trabalho...

Se tiveres duvidas relacionadas com voltagens aconselho-te muito seriamente a falares com algum membro mais experiente que eu aqui do fórum, que não é difícil encontrar (mais experiente que eu :nada: ). É que com Vcores quem não sabe não brinca, e se brinca na mesma acaba quase sempre mal. Por isso eu prefiro não me meter nisso.

Cumps
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Francisco1004 » Quinta Mai 20, 2010 10:13

a temperatura maxima que ele acusa no prime95 e no Lynx é de 77-78-79 e muita raramente a 80 ... sem estar em full acusa 36 - 37

Thx
Windows 7 x64
4 Gb ddr2 800mhz
HD 5850
Q6600
Francisco1004
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Quinta Mai 20, 2010 10:47

Deixas-te o teste correr quanto tempo?

-------

O teu processador suporta essas temps mas mesmo assim são quentes... Qual é a caixa que estás a usar? Diz só o nome que eu depois vejo imagens...

Cumps
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Francisco1004 » Quinta Mai 20, 2010 10:58

deixei uns 30 min ... no lynx acho que ate foi mais ...a caixa é uma cooler master cm 690
Windows 7 x64
4 Gb ddr2 800mhz
HD 5850
Q6600
Francisco1004
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Quinta Mai 20, 2010 11:52

30 minutos já é um tempo bem porreiro.

Eu perguntei-te qual era a caixa que estavas a usar porque se fosse uma com uma ou duas fans em cima podias dispor das fans como eu fiz...

Imagem
O esquema fica para o caso de te dar algumas ideias mas pelo menos o essencial vou explicar agora.

1º - Colocas o coller do CPU de modo a que o fluxo de ar fique a apontar para baixo de modo a evitar que o ar quente gerado pela placa gráfica suba e aqueça o dissipador do CPU contribuindo assim para um possível aumento de temperatura do cpu.

2º - Colocas a fan traseira in intake (se não a tens já em intake) de modo a aumentar o fluxo de ar do coller do cpu.

O problema é que como não tens entrada de ar em cima não sei se vais acabar por limitar o fluxo de ar do cpu se o puseres a mandar ar para baixo, uma vez que ele teria que ir buscar ar acima. Mas de qualquer modo reparei que a tua caixa de lado tem uma entrada de ar mais acima mesmo a apontar para o cpu, não sei se permite a montagem de uma fan ai mas se permitir põe uma a apontar para o cpu (se não tiveres já).

Não te esqueças também de por pelo menos uma ventoinha na caixa em outtake para fazer o ar circular melhor (entrar fresco e sair quente), senão podes estar a acumular ar quente dentro da caixa (o ar quente sai a um ritmo inferior aquele a que é gerado).

A massa térmica que estás a usar é a que veio com o coller ou é outra?

E assim ficam aqui mais umas dicas :)

Cumps
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 20, 2010 15:04

boas
Francisco1004 Escreveu:a temperatura maxima que ele acusa no prime95 e no Lynx é de 77-78-79 e muita raramente a 80 ... sem estar em full acusa 36 - 37..
:) estar a 77 ou 80º é praticamente a mesma coisa....

em idle os valores não são críticos, embora com o cooler que tens deveria ser um pouco melhor..
porque com o tempo a aquecer eles vão aumentar...

agora, CryptorX fizeste testes sem ser nessa condição antinatura?

como as coisas variaram?

é que para mim o ar quente sobe...
e estar a criar uma depressão em baixo...

penso que estás a criar zonas de anulação..

a menos que tenhas criado túneis..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Quinta Mai 20, 2010 17:05

alr_tech Escreveu:agora, CryptorX fizeste testes sem ser nessa condição antinatura?

como as coisas variaram?

é que para mim o ar quente sobe...
e estar a criar uma depressão em baixo...

penso que estás a criar zonas de anulação..

a menos que tenhas criado túneis..

cumps

O que eu fiz foi por o fluxo de ar que passa pelo dissipador do CPU a apontar na direcção das gráficas (para baixo como se pode ver no esquema) de modo a evitar que o ar quente gerado pelas gráficas suba para cima e aqueça o dissipador do CPU porque como disseste e obviamente, bem, o ar quente sobe, deste modo o fluxo de ar que passa pelo dissipador do CPU vai refrigerar o CPU e desviar o ar quente que sobe das gráficas que no meu caso acaba por dar de frosques pela fan que tenho em cima em outtake, assim se alguma coisa aquecer o dissipador do CPU, então que seja só mesmo o CPU. Não cheguei a testar isto de modo a fazer comparações com outras disposições, criei esta configuração aqui há 2 ou 3 meses quando estava a limpar o PC e quando o montei deixei assim, mas pareceu-me lógico, agora quando falas em túneis, zonas de anulação e afins deixas-me a pensar se há alguma coisa que me esteja a falhar. De qualquer modo o meu PC já levava mais uma limpezazita por isso se vires alguma cena que aches mal na minha config isso resolve-se logo :) .

Cumps
Editado pela última vez por CryptorX em Quinta Mai 20, 2010 17:12, num total de 1 vez.
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Vtech » Quinta Mai 20, 2010 17:11

@ CryptorX, esse esquema de ventoinhas ta uma beca po esquisito, tens a certeza que isso arrefece bem, eu punha as duas da frente e lateral em in-take e as restantes em out-take.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor CryptorX » Quinta Mai 20, 2010 17:22

Vtech Escreveu:@ CryptorX, esse esquema de ventoinhas ta uma beca po esquisito, tens a certeza que isso arrefece bem, eu punha as duas da frente e lateral em in-take e as restantes em out-take.

Este fim de semana vou limpar o pc e experimentar fazer isso e depois comparo, mas o ponto essencial na disposição actual das minhas ventoinhas é mesmo impedir que o ar das gráficas suba para o cpu e também maximizar o fluxo de ar no dissipador do cpu pondo a fan de trás em intake a apontar para o dissipador e a de cima (que fica logo por cima do dissipador) também a apontar para o dissipador.
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Segunda Mai 24, 2010 16:14

boas

ora bém...

o que tu dizes até pode parecer lógico...
mas, estás a esquecer de algumas verdades físicas..
ar quente sobe....

ok...
agora vamos começar por cima....
uma fan a meter e outra a tirar...
comecemos pelo lado esq. (cima meter)...
teoricamente, a fan a rodar impulsiona o ar para baixo...
é claro que existe algum atrito, e uma coluna de ar quente a subir...
mas, no compto...a fan terá alguma primazia...
as fans do cooler pegam nesse ar e arrefecem o cooler...
agora, a fan perpendicular enfia ar nessa direcção...
o problema é a coluna de ar formada dentro do cooler...
vai funcionar como uma porta (lembraste das colunas de ar à entrada nas lojas.. é igual)
ou seja o seu efeito é dúbio..
porque grande parte do ar que entrou (lateralmente) vai ficar aprisionado naquela zona, o max irá passar pelas laterais do túnel CPU..

agora, voltemos à fan do topo a retirar...
eu falei em coluna de ar... mas, isso não é totalmente verdade, no fundo temos um cone, a zona central mais forte...
ora, do ponto de vista da fan que retira temos algo parecido...
no seu lado contrário a depressão de ar provocada pela rotação das pás cria uma depressão central mais forte, que se atenua conforme se afastamos do centro..

na prática a maioria do ar fresco enfiado pela fan que está a meter ao lado, a fan que retira, está a retirá-lo... menos uma pequena percentagem da coluna de ar quente que sobe ...

a única maneira de aproveitar uma maior quantidade de ar fresco seria colocar um túnel ou parede a dividir as duas fans..
talvez não até baixo, mas, uma parte do caminho (pelo menos até à fan do cooler)..

agora o ar que sai do cooler quente, bate na gráfica, até aí...
ninguém morre...
o problema é que o ar ao bater cria um turbilhão....
imagina dois cilindros rotativos de ar...do lado esq.bate no ar que vém da lateral.... do lado direito ainda se espalha e apanha o ar quente que vém do fundo.. leva mais um "estalo" da fan de entrada da frente... embora seja minimizada pelo impacto negativo, da anulação provocada pela fan que retira pela frente...
é aqui que tenho as maiores dúvidas....
penso que uma grande quantidade de ar quente fica aprisionado na zona junto à optica..

agora, fans da frente...
temos algo parecido...
com a agravante de estares a tentar puxar ar quente de lá de dentro....
a menos que cries um túnel..
a coisa tem um rendimento medíocre...
talvez, colocando um cartão entre a fan que retira e mete da frente... :?

mas,mesmo assim, não estou a ver o ganho...

as tuas gráficas fazem "exaust" para a traseira?

tens a fan da fonte a puxar para fora?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Francisco1004 » Terça Mai 25, 2010 21:27

a grafica tem exaust pela traseira

a fan da fonte esta puxar para fora
Windows 7 x64