Problema no arranque e formatação do disco

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema no arranque e formatação do disco

Mensagempor avernoro » Quinta Jun 17, 2010 17:40

Começou este problema, por ser assim: o pc arrancava e quando aparecia o quadro a "iniciar o windows", era pedida a palavra passe e entretanto depois de introduzida a dita passe ele começava a desligar se.
Tentei formatar o disco, mas assim que coloco o cd do windows xp aparece me a frase: prima qualquer tecla para iniciar a partir do cd...
Assim faço, mas depois consigo ouvir o pc a arrancar a partir do cd, mas no monitor nada aparece mais fica completamente preto e não passa daí, alguém me pode ajudar por favor, estou de pés e mãos atadas neste momento.
avernoro
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Set 09, 2005 3:53

Mensagempor CryptorX » Quinta Jun 17, 2010 19:49

Tens algum desktop ai em casa que esteja a funcionar?

Se sim experimenta fazer o seguinte...

Desmontas o disco que tem esse XP com problemas e ligas-o no desktop, depois vais a:

\Windows\System32\Config (NO TEU DISCO!)

Nesta pasta tens vários ficheiros, inclusive um que se chama System, deves ate ter mais que um chamado system mas com extensões diferente que eu já não me lembro quais são mas copias esses ficheiros todos e passas-os para uma pasta qualquer como backup, depois, nesta mesma pasta deves de ter uma chamada RegBack onde tens ficheiros iguais aos que estão na pasta anterior, pelo menos no Vista e Windows 7 chama-se Regback, mas no XP pode ter um nome diferente mas não deves de ter muitos problemas em dar com ela, copias o que esta nessa pasta para a pasta anterior, isto vai substituir alguns dos ficheiros inclusive o System, depois desligas o pc, desmontas o disco, voltas a coloca-lo no teu pc e em principio o problema deve de ficar resolvido.

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor avernoro » Quinta Jun 17, 2010 21:25

Pois o problema é que esse disco é de um pc portátil, logo tenho que desmontar o disco do portátil e não estou bem a ver como é que o ligo ao desktop ou de um portátil, ou de um pc de secretária. Talvez com um adaptador usb ? Mas quanto é que custará ?
avernoro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Quinta Jun 17, 2010 22:56

Quanto tempo é que o portátil tem?

Se tiver menos de 4 anos o disco deve de ser SATA, que se for o caso podes liga-lo a um desktop com os cabos normais, para o tirares do portátil só precisas de remover uma das tampas atrás, em alguns portáteis as tampas trazem símbolos dos componentes que estão a cobrir, normalmente o dos discos é um cilindro ou as siglas HDD, mesmo que não encontre nada disto vais removendo tampa a tampa até encontrares o disco, não te esqueças é de fecha-las bem depois...

Se o disco for ide é que a conversa já é outra, é que os encaixes dos discos ide são diferentes daqueles usados em desktops, e se o XP for o windows que vinha de origem com esse pc é bem provável que seja ide, mas nada como confirmar isso...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor avernoro » Sexta Jun 18, 2010 9:02

Ok amigo, obrigado pela ajuda, vou ver se me desenrasco, se conheço alguém com um adaptador ide, o disco é ide apesar do portátil ter 3 anos, se não ou compro um ou levo à loja, pois comprar o adaptador ide e o problema não ser esse é chato.
Mas estou te muito grato pela ajuda, obrigado e um abraço.
avernoro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor avernoro » Sexta Jun 18, 2010 9:23

-No meu disco
Já agora na pasta c:\windows\system32\config, tenho apenas uma pasta chamada system profile que contém 4 pastas(ambiente de trabalho, favoritos,menu iniciar, os meus documentos) o resto são ficheiros tal como dizes.
Copie todo o conteúdo da pasta config para uma nova que dei o nome backup e coloquei no desktop essa backup.
A partir daqui fiquei um pouco baralhado...
Podes ser um pouco mais explícito por favor.
avernoro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Sábado Jun 19, 2010 5:20

Qual é a extensão do/dos ficheiros que têm o nome system?

Pelo menos no windows vista e windows 7 existe uma pasta chamada regback que contém backups dos ficheiros contidos na pasta C:\Windows\System32\Config, mas pelos vistos no XP não, de qualquer modo deves de ter por ai na pasta config algum ficheiro com o nome System.old ou System.sav... podes confirmar?

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor avernoro » Sábado Jun 19, 2010 21:24

Existe na pasta config, um system.sav e um ficheiro chamado system que não consigo ver a extensão
avernoro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Domingo Jun 20, 2010 0:56

avernoro Escreveu:Existe na pasta config, um system.sav e um ficheiro chamado system que não consigo ver a extensão

Se já fizes-te o backup da pasta toda então agora precisas de alterar o nome desse system.sav para system, substituindo assim o system que ai tens.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor avernoro » Segunda Jun 21, 2010 21:48

Ok vou tentar fazer isso, depois digo qualquer coisa...
avernoro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor avernoro » Quinta Jun 24, 2010 17:33

que estranho vamos ver se alguém me dá uma explicação para isto, coloquei lhe um dvd com o win 7, e arrancou a partir do cd...
avernoro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cokz » Quinta Jun 24, 2010 19:18

Será o CD do windows Xp que está estragado? Riscado ou qq coisa do género?

Experimenta fazer boot com esse XP noutro PC a ver se funciona!

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor CryptorX » Quinta Jun 24, 2010 20:38

avernoro Escreveu:que estranho vamos ver se alguém me dá uma explicação para isto, coloquei lhe um dvd com o win 7, e arrancou a partir do cd...

Como assim?... não percebi... Puseste-lhe um dvd com o windows 7 e ele arrancou a partir do cd... Qual é o espanto? Se não arranca-se é que era mau... creio eu.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante