VGA GECUBE ATI RADEON 9800pro

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

VGA GECUBE ATI RADEON 9800pro

Mensagempor pamaro » Quarta Dez 01, 2004 3:18

Não estando propriamente satisfeito com a minha 9600 Pro nos últimos tempos (os problemas com OpenGL já me começam a chatear, principalmente porque tenho de programar nisso), começo a pensar em fazer um upgradezito à placa. Não quero gastar muito, praí à volta de 150 a 170 euros... uma busca num site que não sei se posso mencionar levou-me a encontrar a seguinte placa por cerca de 170 euros:

VGA GECUBE ATI RADEON 9800pro 128MB FASTDDR TVOUT DVi CRT: € 171,30

Características

- VPU ATI Radeon 9800 Pro;
- 128MB de memória DDR;
- Velocidade do "core" / memória: 380MHz / 680MHz;
- AGP 2X / 4X / 8X;
- Compatibilidade:
* Windows® 98SE;
* Windows® ME;
* Windows® 2000;
* Windows® XP;
- Saídas:
* D-Sub (15 pinos);
* S-video (ou composto) para TV / VCR;
* DVI-I (digital);
- Permite resoluções e taxas de refrescamento independentes nas 2 saídas;
- 8 "pipelines" paralelos para rendering;
- 4 motores de geometria paralela;
- Efeitos visuais sofisticados, em tempo real;
- "SMARTSHADER? 2.1": efeitos de iluminação realistas e complexos;
- Pixel e "vertex shaders" programáveis;
- 16 texturas por passagem;
- Vírgula flutuante com precisão de 128 bits, para biliões de variação de côres;
- Suporta DirectX® 9.0 e última versão de OpenGL;
- "SMOOTHVISION? 2.1": texturas claras e nítidas, sem sacrifício de "frames";
- "TRUFORM?": aceleração dos "N-patches" e iluminação melhorada em cenas 3D;
- "FULLSTREAM?": melhora a visualização de conteúdos internet, sem sobrecarregar o CPU;
- ATI "CATALYST": excelente software de controlo da placa;
- "VIDEO IMMERSION?": permite ver DVD e HDTV com qualidade imbatível;
- Descodificação DVD por hardware, o melhor da classe;
- ATI "HYDRAVISION": permite visualização em múltiplos monitores;

- 2 anos de Garantia.

A minha pergunta é: vale a pena investir numa destas? Ou mais vale ficar quieto e esperar uns tempos? Ou é preferível ir para outra alternativa (que tem de ser AGP)? A nível de prestações a 9600 pro nem me preocupa muito, mas começo a fartar-me dos problemas a níveis de drivers... e pode ser que com uma ATI melhorzinha tenha mais sorte (principalmente tendo em conta o preço a que está... a menos que seja erro no site :?). Ou devo ir para uma NVidia?
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Mensagempor Cognome » Quarta Dez 01, 2004 3:36

Se o que procuras é a melhor placa para OpenGL tens de ir para Nvidia, uma com o chip 6600GT, é da última geração embora esteja um pouco acima do teu orçamento.

As Nvidias obtem melhores resultados em todos os jogos que utilizam OpenGL (ex: Doom3).

Mas será que tu não precisas é de um upgrade a esse computador? Ou talvez uma Placa Gráfica com mais memória? Neste caso uma 6800 era uma boa escolha mas já começa a arrebentar o teu orçamento.

No entanto essa 9800Pro está a bom preço, pois devido à concorrência das 6600Gt, que começam a aparecer agora, têm vindo a baixar de preço.
Cognome
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 25, 2004 2:44

Mensagempor pamaro » Quarta Dez 01, 2004 13:54

O problema por enquanto não tem sido a performance... tem sido é a flickerada que tenho de aguentar sempre que jogo qualquer coisa que use OpenGL :(. Já estou farto de experimentar várias versões dos drivers, dá quase sempre a mesma coisa.

A nível de performance estou contente com o sistema actual, pelo que, se não fosse isto, mantinha-o ainda mais uns tempos.

Sobre o objectivo da placa, não me interessam apenas os jogos em OpenGL. Só que não quero ficar privado de os jogar, nem de programar nisso. Por vezes torna-se complicado saber se algo tem um bug por causa de algo que eu fiz ou por causa da placa e isso é chato.

Relativamente à placa que aqui meti, considerando que o preço está uns 50 euros abaixo da média que tenho encontrado, a minha principal dúvida é se não será uma versão "fraca" qualquer...
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Mensagempor laramaviper » Quarta Dez 01, 2004 14:13

Esse é sem duvida um grande negócio, até pq as mais baratas das 9800SE n chegam a esse preço, mas é com aki já referiram, se tens problemas em openGL, tenta algo da Nvidia, como a 6600GT. :wink:
Tens uma a mt bom preço na loja da água, e se queres saber, penso q vale bem o q terias gastar a mais para a comprares.

Cmps
SE QUEREMOS QUE AS COISAS SEJAM BEM FEITAS, TEMOS QUE SER NÓS A FAZÊ-LAS.
MATRIX || AMD64 3500+ || X-Alien 500 W || ASUS A8N-SLI || TWINMMOS 1GDUAL || XFX 6800GT PCI-E || SEAGATE 160GB || WD RAPTOR37GB 10000RPM || LG DVD || NEC ND3520A || CRT 19"
laramaviper
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 0:50

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Dez 01, 2004 14:40

laramaviper
ha 9800se a menos de 150€, basta saber onde procurar :wink:
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor **!!_YaKuZa_!!** » Quarta Dez 01, 2004 16:15

epa po rmais um bocado eu ia pa uma 6600gt agp. ta certo que pode ser um esforço maior mas não irás precisar de mudar de gráfica tão rapidamente... e esta placa dá-se mto bem em opengl ;)
Imagem
**!!_YaKuZa_!!**
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Mai 17, 2004 21:01

Mensagempor rickbanr » Quinta Dez 02, 2004 1:47

Tambêm concordom para OpenGL, precisas de uma 6600 GT no minimo, pois elas correm bem emtodos os jogos OpenGl, mas toma atenção com a fonte de alimentação tem de ser boa.
Dá uma busca neste site :

http://www.eusouumspammer.com/index.php

Moderado por Kaipyra: Puro Spam... já chateia!
Fiquem em Paz e Amor, se nos Amassemos todos igual, este planeta seria uma Aldeia Global.
rickbanr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 23:53

Mensagempor D@rkfenixx » Quarta Dez 08, 2004 14:11

Eu pessoalmente ñ gosto das 9800se.
Axo-as 1 bcd instáveis e os benchmarks sao relativamente mais fracos do k os das 9800pro. :P
D@rkfenixx
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 30, 2004 20:15

Mensagempor Carlos_4 » Quarta Dez 08, 2004 14:53

é natural que as 9800 SE tenham resultados inferiores as 9800 Pro porque as 9800 SE têm performance um pouco superiores as 9600 XT que são placas de gama media
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes