Boas
Com lançamento do SP1 do Vista a decorrer brevemente, decidi que está na altura de lhe dar uma boa oportunidade.
A minha máquina:
Asus K8n
Sempron 2600 64 bits
Chaintech FX 5200 128 ram
1 GB ram
Uso o PC principalmente para Internet, trabalhos e jogos do motor HL1 via Steam. Cs1.6, DoD...
Ora, no XP Pro deparei-me com baixas nas FPS com os drivers recentes, e drivers mais recentes só acentuavam o problema. Vi muita gente com o mesmo problema. Tentavam de tudo, desde tirar qualidade gráfica ao jogo, executar em modo DX7, DX8...
Conclusão: usar drivers contemporâneos com a placa gráfica.
Os detonator 44.67 proporcionam um excelente desempenho, FX5200 no seu melhor.
Porém não tão rápido como no Windows 98se. Esta gráfica, e mesmo a GF4 MX440 têm que dar quase sempre 100fps.
Depois decidi comprar 512 MB de ram. Instalei o vista bussiness e actualizei. Instalei os drivers da gráfica 96.85 whql.
Ai comecei a notar a lentidão nos jogos, experimentei alguns ajustes, aero desligado, etc... CS em modo DX7...nada resultou...
Tentei colocar os drivers do XP mas não aceitou, também não estava confiante.
Na minha maneira de ver, um SO novo deve proporcionar um ambiente óptimo de utilização dos recursos de hardware e software instalado na máquina melhorado, e não reduzir a sua funcionalidade. Para mim era inconcebível que uma gráfica que sempre serviu pra aquele jogo, simplesmente deixa-se de servir. Principalmente, quando jogando através do Wine em Linux o jogo dava muito melhor, e os drivers para Linux são menos optimizados.
Então ai pesquisei algo mais e segui a sugestão de reinstalar o DirectX 10 no vista.
O resultado é bastante satisfatório, os resultados são quase tão bons quanto no XP, o que não é mau, atendendo aos 130 serviços que correm no vista, e que o xp não tem aero (embora este seja bem gerido pela gráfica).
Conclusão: instalar os drivers 96.85 e reinstalar o DirectX 10
Em suma, numa máquina pouco potente, com aplicações pouco exigentes, é possível correr decentemente o Vista. A sua gestão e uso da ram disponível optimiza o seu desempenho.
O hardware não se tornou mais fraco, o software não se tornou mais exigente, o SO é novo e tira partido de toda a ram que lhe acrescentar-mos.
Apesar da Nvidia não suportar mais os NF2 e 3 e a FX5200 é só suportada pelo 96.85, podemos continuar a jogar no Vista!