Boas,
Ando numa de actualizar a maquina, e para variar o debate com a placa grafica é cada vez maior, ainda para mais com jogos sobre Vista ao barulho.
Sendo assim, uma das questoes que se me coloca de momento, antes de ver marcas ou modelo em especifico, sao as memorias das placas. Ainda vejo muitas placas ditas boas para a media gama a sair com 256Mb (como a 2600XT na Gigabyte, 512 só na Asus), e estas, quando existem para outros modelos, nao sao significativamente mais caras. Sera que a passagem 256->512 é injustificada para o utilizador vulgar de tal forma que nem todas as marcas disponibilizem as duas versoes?
E quanto ao tipo de memoria, tambem vejo versoes de GDDR2 e GDDR3, por mais alguns trocos. Alguma diferença significativa?
Faço estas perguntas não só para curto mas tambem medio prazo da duração de vida do PC (já que em informatica, longo prazo é coisa que nao existe).
Ando a ver placas até 100€ (ou um nadinha mais) para correr num monitor a 1280x1024 para uma utilizacao normal + jogos (que nao tem de correr tudo "no maximo"), sobre Windows Vista, e no meio de tanta combinacao, recai sobre alguns modelos como HD3650 (DDR2/DDR3), 2600XT (256/512), 8600GT (256/512), etc...
Conselhos? Como eu sou um tipo basico, tenho preferencias por ATI e fiabilidade sobre performance.
Tks.