GTX 275 em constante sobreaquecimento...

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

GTX 275 em constante sobreaquecimento...

Mensagempor CryptorX » Terça Jun 01, 2010 17:44

Boas...

Como podem ver na minha sig tenho duas GTX 275 e ultimamente, vai-se lá saber porque, sempre que entro num jogo mais puxadito, passados uns 5~10 minutos começam-me a aparecer os já famosos quadradinhos verdes chamados artefactos, bem, a verdade é que a minha motherboard que é uma Gygabyte EX58 UD3R não é do mais indicado para SLI diga-se de passagem, isto porque os dois slots de PCI-E estão separados apenas por um slot PCI o que faz com que a gráfica que fica no 2º Slot fique com apenas qualquer coisa como meio centímetro de espaço a separa-la da outra visto serem as duas dual slot, logo o sobreaquecimento fica á partida explicado, mas eu para não ter que andar aqui em constantes preocupações decidi tirar uma gráfica (a que fica no segundo slot e que supostamente aquece mais), mas para grande espanto meu o problema manteve-se, mesmo com uma gráfica.

Já saquei o RivaTuner para controlar a fan da gráfica que vinha por predefinição a 25% de desempenho :? , pelo menos foi o que o RivaTuner detectou, e fui subindo a velocidade gradualmente a ver se o problema se mantinha, bem, neste momento já tive a gráfica com a fan a 100% (3600 rpm 8O ) e embora os problemas tenham demorado mais tempo a surgir, acabaram por surgir na mesma, ai ao fim de uns 30~40 minutos (mais ou menos), de qualquer modo eu já estava prestes a perder a paciência com a gráfica, isto porque já vi radiadores de carros mais silenciosos, acreditem, isto faz um barulho que só mesmo visto.

Já liguei para o sitio onde comprei uma delas (a que está neste momento no pc) e o pessoal do departamento técnico disse-me para a levar lá que é que vou fazer amanhã, agora a minha duvida é a seguinte:

Eu quando comprei a minha segunda GTX para fazer sli tive de a comprar em segunda mão porque já não se encontrava á venda em lado absolutamente nenhum, recebi até informações de várias lojas a dizer que a XFX já tinha deixado de as produzir e que nos fornecedores só se encontravam GTX 260 e 285, nem GTX 275 de outras marcas consegui encontrar que também tinham servido mesmo não sendo pré-clockadas como as da XFX, e agora eu ainda estou para saber o que é que eles vão fazer caso a gráfica tenha de ser substituída o que é o mais provável, uma delas está boa mas se a outra for substituída não sei não, é que o SLI vai-se á vida por não haver mais GTX 275 e acabo por ficar agarrado a uma GTX-275 que me foi 220€...

Alguém sabe o que é que é costume fazerem em situações como esta?

Eu não estou a ve-los a aparecerem-me com outra GTX275 mas também não estou a ve-los a reembolsarem-me, pois parte do que paguei foi para a loja e essa não deve de ser prejudicada por uma falha da XFX...

Já alguém teve numa situação parecida? Em que um componente se tenha avariado que não fosse fabricado mas ainda tivesse na garantia...

Cumps

PS: desculpem lá o testamento mas eu gosto sempre de detalhar as coisas quando possivél...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Cokz » Terça Jun 01, 2010 18:09

Boas!

Se está na garantia eles tem que fazer alguma coisa, ou dão-te uma gráfica que ronde os mesmos valores que deste por essa GTX275, ou então tem que te dar o respectivo €...

Com gráficas nunca tive a oportunidade de lidar com RMAs, mas já tive a oportunidade de lidar com boards... E o que aconteceu foi mandarem o modelo seguinte à board avariada...

E com os portáteis é a mesma coisa, principalmente com a HP.

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 02, 2010 0:34

Pois...

Se eles me mandarem uma gráfica que seja um ou dois modelos acima da minha não me posso queixar de todo mas a verdade é que vou ficar com uma GTX275 encostada á box que me custou 150€ (em segunda mão), gráfica essa que comprei só mesmo para SLI... além de que duas GTX275 superam qualquer gráfica que esteja um ou até dois patamares acima de uma GTX275, já duas GTX260 conseguem igualar em muitos casos uma GTX295 sebem que nalguns casos até as minhas duas GTX275 ficam consideravelmente atrás de uma 295 mas de qualquer modo, para mim foi um investimento de 370€ (220+150) que me pôs a igualar e até superar em vários casos uma gráfica que na altura custava 600€... Enquanto que agora o mais certo é voltar para uma gráfica só... a ver vamos...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 02, 2010 9:00

boas

só uma questão...
já limpaste bém o cooler....
pode ter cotão lá dentro...

a fonte, está com as tensões certas?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 02, 2010 13:03

alr_tech Escreveu:boas

só uma questão...
já limpaste bem o cooler....
pode ter cotão lá dentro...

a fonte, está com as tensões certas?

cumps

Sim... eu limpo o pc quase todos os meses e isso inclui sempre desmontar a placa gráfica e limpar bem o dissipador lá dentro mais as fans e tudo o resto...

Isso de verificar se as tensões estão correctas é que já é outra história, como é que vejo isso?

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Cokz » Quarta Jun 02, 2010 14:11

Podes utilizar isto... Isso dá-te voltagens, temperaturas, rotações das fans, etc...

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 02, 2010 14:57

boas

vê na bios...
usa speedfan, everest, existem outros programas...
em idle e em algo mais puxado...

é só mesmo para tira dúvidas...

elas antes não aqueciam tanto?, estavam dentro dos valores normais?

acontece o mesmo se puseres só a 2ª?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 02, 2010 16:04

As voltagens em idle são:

CPU Core > 1.31v
DIMM > 1.58v
+3.3V > 3.31v
+5V > 5.08v
+12V > 12.22v

Em Full Load são:

CPU Core > 1.28v
DIMM > 1.58v
+3.3V > 3.30v
+5V > 5.08v
+12V > 12.16v

Tanto em Idle como em Full Load não reparei em nenhuma oscilação de voltagens...

(A fonte é uma HX-750 da Corsair)

As gráficas sempre foram "quentinhas" mas nunca me tinham aparecido artefactos mas mesmo assim já fiquei muitas vezes alarmado por já terem passado dos 95Cº.

A que estava no segundo slot, está agora no 1º a ser usada sozinha e pelo menos no FarCry 2 a 1680x1050 2xAA e tudo em High e Very High não me está a dar problemas mas eu também tenho a fan da gráfica constantemente a 80% (regulada pelo RivaTuner) para evitar problemas, é que mesmo assim ela chega aos 80~85Cº, então se a fan estivesse só a funcionar a 20~25% que é como ela vem regulada de fábrica não sei não... acho que neste momento estava agarrado ao portátil, é que a minha motherboard não tem gráfica onboard...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 02, 2010 22:10

boas

as tensões estão muito boas...
como aliás seria de esperar de uma corsair...

agora essas temps, são altas...
se de facto está a 85ºC, isso queima se lá colocares a mão....

quando desmontas-te o cooler mudaste a massa?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 02, 2010 22:51

Por acaso até mudei a massa térmica de uma delas (da que foi para a garantia... Imagem ), era uma massa da collermaster branca mas não me lembro do nome, a única coisa que me lembro é que custou 6€ por isso também não deve de ser das melhores mas mesmo assim penso que não deve de ser por isso...

Por falar nisso... só espero que agora os gajos não venham implicar comigo por ter mudado a massa térmica uma vez que isso implica ter que desmontar o dissipador... se desmontar o dissipador da gráfica para o limpar isso não me lixa a garantia... pois não :?: Aliás, eu estou convencido de que se nunca tivesse desmontado o dissipador para o limpar que a gráfica não durado tanto tempo...

Agora fiquei um pouco preocupado porque pelo menos com as fontes para a gente as limpar basta tirar-mos a cobertura que ficam logo sem garantia, eu pelo menos a limpar a minha Corsair tive que lixar o belo do autocolante que dizia "warranty void if removed" :|
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Sexta Jun 04, 2010 9:29

boas

já li por aí que a limpeza do cooler, não quebra a garantia, desde que seja aplicada massa..
e as características de contacto sejam mantidas em todos os pontos definidos de fábrica...

hum...
entretanto vamos lá a ver o que diz o RMA...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor MorbidGod » Sexta Jun 04, 2010 23:06

Boas!

CryptorX: Se estiver errado, corrige-me por favor, mas entendo que o problema do Sli nessa Gigabyte é ter os slots muito colados, ou seja, os coolers de ambas as Gtx estão muito perto um do outro... certo?

Se sim, já ponderaste alterar um (ou ambos) dos coolers para uma coisa modesta e não muito cara do género de Arctic Cooling (reaparei que existem alguns) ou algo assim?

Se não, sou tambem a favor do RMA.

Cumps.
On: Gigabyte MA790X / 4x2GB 1066MHz Gskill DDRII / AMD Phenom X4 9950 B.E. / 6x500GB WD + 1xWD Raptor 320GB / XFX ATI HD4890 1GB / Samsung 23" / Soundblaster Xi-Fi Faltal1ty / Corsair HX1000W / Thermaltake ElementG Case / Razer Tarantula & Diamondback
MorbidGod
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 09, 2005 19:22

Mensagempor CryptorX » Sábado Jun 05, 2010 5:00

MorbidGod Escreveu:Boas!

CryptorX: Se estiver errado, corrige-me por favor, mas entendo que o problema do Sli nessa Gigabyte é ter os slots muito colados, ou seja, os coolers de ambas as Gtx estão muito perto um do outro... certo?

Se sim, já ponderaste alterar um (ou ambos) dos coolers para uma coisa modesta e não muito cara do género de Arctic Cooling (reaparei que existem alguns) ou algo assim?

Se não, sou tambem a favor do RMA.

Cumps.

Por acaso já pensei em fazer isso que sugeres mas a maior parte dos collers que por ai vejo tendem a ter praticamente a mesma altura que os collers que vêm com as GTX que têm cerca de 3,5 ~ 4cm de altura, além de que estes collers manda o ar quente para fora do pc por trás enquanto que a maior parte dos collers para gráficas não o faz mas de qualquer modo penso que compensava caso exista para ai alguns que sejam mais baixos, o problema é que mais baixos que o meu, até agora só vi de cooling passivo e com estás gráficas não seria de todo aconselhável. Mas se souberes de algum já sabes...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Sábado Jun 05, 2010 8:22

Cooling passivo?
Só se quiseres queimar isso em 3 tempos!
E que tal wc?
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor CryptorX » Sábado Jun 05, 2010 9:21

SiLeNnTcRaZy Escreveu:Cooling passivo?
Só se quiseres queimar isso em 3 tempos!
E que tal wc?

Também já ponderei mas como nunca usei fiquei um pouco de pé atrás, além de que não sei se ia conseguir por um waterblock entre as gráficas, por isso vi isso como um investimento arriscado uma vez que há o risco de ficar agarrado a uns 150~200€...

EDIT: vê as tuas PM's... :wink:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante