Duvidas SLI

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvidas SLI

Mensagempor balde » Sexta Jan 28, 2005 16:36

Tenho algumas dúvidas sobre a nova tecnologia da NVIDIA, q gostaria que me ajudassem a esclarecer:

- as placas SLI funcionam separadas ?
- ou é sempre necessário ter duas placas ?
- se pode funcionar só com uma placa, a performance desta é melhor ?
- quais as vantagens desta tecnologia ?

e ja agora que placas aconselham ... :wink:

thx
balde
Novato
Novato

Registado: Segunda Out 11, 2004 17:06

Mensagempor ljbk » Sexta Jan 28, 2005 17:03

O SLI so funciona em mobo PCI-X e so naquelas que estiverem preparadas para SLI.

A tua mobo pode suportar SLI e tu so teres 1 grafica. A performance nesse caso sera identica ao caso em que tenhas uma mobo sem SLI com a mesma grafica.

O SLI basicamente so interessa para quem quiser muito rendimento 3D ja que por exemplo fica mais barato comprar uma 6800GT do que 2 placas 6600GT para trabalharem em SLI.
Quem pensa em SLI, esta certamente a pensar comprar 2 placas da gama 6800 NU / GT ou Ultra.

Ou entao, pode ser uma solucao para comprar uma placa agora e no proximo upgrade, comprar uma nova mas continuar a ter a antiga a dar uma ajudinha ... :wink:
ljbk
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 09, 2004 17:45

Mensagempor Stu3s » Sexta Jan 28, 2005 22:16

ljbk Escreveu:O SLI so funciona em mobo PCI-X e so naquelas que estiverem preparadas para SLI.

A tua mobo pode suportar SLI e tu so teres 1 grafica. A performance nesse caso sera identica ao caso em que tenhas uma mobo sem SLI com a mesma grafica.

O SLI basicamente so interessa para quem quiser muito rendimento 3D ja que por exemplo fica mais barato comprar uma 6800GT do que 2 placas 6600GT para trabalharem em SLI.
Quem pensa em SLI, esta certamente a pensar comprar 2 placas da gama 6800 NU / GT ou Ultra.

Ou entao, pode ser uma solucao para comprar uma placa agora e no proximo upgrade, comprar uma nova mas continuar a ter a antiga a dar uma ajudinha ... :wink:

Isso n é possivel! As placas tem de ser iguais. A nvidia inda diz q tem de ser da mesma marca, embora exista por ai mt site a dizer q teoricamente basta ser o memso modelo.
Para já o sistema SLI so tras vantagens qd de usam resoluções do tipo 1600x1200 e AA 4x AF 8x ou superior.
Existem vários testes que demostram que para resoluções inferior em q o gpu n seja puxado ao maximo o SLI tras ganhos de 20 a 30% o que é muito pouco.
Agora em situações extremas pode ter ganhos de 80 a 100% como por exemplo acontece com a 6600GT no Doom3
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Aolia Fautus » Sábado Jan 29, 2005 4:57

Só vos digo uma coisa, esqueção o SLI, é pura tanga, pura manobra publicitaria, nunca vai valer apena.

É apenas uma maneira de a Nvidia vender placas em Duplicado.

SE afinal esse sistema fosse tão bom quanto a Nvidia pretende provar, eles ja teriam de certesa progetadas placas SLI na mesma PCB, estilo voodoo 5, de modo a que arrebatassem a concorrencia.

O SLI é puro logro, estrategia de markting e nada mais.
O meu PC: Fonte 400w dual fan/AsusA7N8X-E Deluxe/ThunderBird 1333@1540(220x7)/2x256 KingstoneDDR400 CL3 @ 440 dualchannel/SoundBlaster Live! player 1024/Gainward Golden Sampled GF FX5200 128mb (de 128bit) a correr a 285/600mhz
HD: Seagate Barracuda 120gb SATA 7200rpm 8mb cache
Cooling: 3 case fans e AeroCool DP-102 Dual-fan no CPU.
Aolia Fautus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 29, 2004 4:17

Mensagempor Marcio Murata » Sábado Jan 29, 2005 9:32

antes de falar alguma coisa é melhor provar como eu fiz tive duas 6600 GT agora to com uma 6800 GT einda vou pegar outra GT um sistema bom praquem sabe usar tenho um colega que ten duas 6600 GT e pega uns 15 mil no 3dmark 2003 isso é bem mais que uma 6800 GT e custa bem mais barato, é claro que eles estao forçando a trocar de sistema, mas a maioria dos jogos ainda nao estao otimizados pra SLI por isso tem um aumento de 20 a 30% quando tinha duas 6600 GT no D3 e no farcry o SLI funfa a 100% isso da bem mais que uma 6800 GT !!!
Marcio Murata
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 25, 2004 14:51

Mensagempor Red_Shift » Sábado Jan 29, 2005 12:22

SE afinal esse sistema fosse tão bom quanto a Nvidia pretende provar, eles ja teriam de certesa progetadas placas SLI na mesma PCB, estilo voodoo 5, de modo a que arrebatassem a concorrencia.

Já ouviste falar em Heat probs?
A gigabyte fez isso com 2x6600GT gpus e a performance n é mt maior do k 2x6600GTs em PCBs separados. Desta forma tens k gastar logo o money todo, enkuanto k com PCBs separados, podes comprar uma agr e outra dpx k vai estar mais barata.
A partir de 1280x1024 com AA e AF, o SLI já compensa bastante. Mesmo ganhos de 20% a 30% são mt bons pk esta percentagem é feita em relação aos average fps, e os maximos n aumentam mt por causa do cpu bottleneck enkuanto k os minimos sobem bastante e isto é k contribui realmente para um smooth gameplay.
P4 2,6Ghz @ 3,25Ghz||Asus P4P800 (chipset 865PE)
1gb PC3200 Twinmos CL 2.5-3-3-8 @ DDR400(5:4) CL 2.5-4-4-8
Asus V9999GT (6800GT) 128MB DDR1 @ 400/850
SATAII WD5000AAKS 500GB||TDK DVD-RW 16x+/-R, 4xDL
LCD 17" Samsung 710N|| PSU Enermax 375W
Red_Shift
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 10, 2004 22:56

Mensagempor AddIcTeD » Sábado Jan 29, 2005 14:38

e o melhor é que já existe uma aplicação que permite activar o sli mesmo para aplicações n suportadas pelas drivers da nvidia, agora com amadurecimento das drivers é que o sli vai começar a mostrar o k realmente vale, e a coisa promete.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor DJ_PAPA » Sábado Jan 29, 2005 16:15

AddIcTeD Escreveu:e o melhor é que já existe uma aplicação que permite activar o sli mesmo para aplicações n suportadas pelas drivers da nvidia, agora com amadurecimento das drivers é que o sli vai começar a mostrar o k realmente vale, e a coisa promete.

Tas muito enganado.

Os drivers pouco vao fazer pelo SLI, pq a separaçao de desempenho pelas duas graficas é feito por hardware, nao por software. Logo pouca coisa há a fazer.
So se fosse por software é poderia haver bugs ou qq coisa que travasse o desempenho.

Aliás SLI = Markting tipico das grandes empresas!! basicamente impinge outra grafica......

Imaginemos que compras agora uma 6800GT. O upgrade + racional era daqui a 6 meses/1 ano comprares outra, ora o que acontece é que quando fores fazer o upgrade daqui a 1 ano/6meses terás plas que em single sao muito + potentes que as tuas em SLI.

Se ja daqui a 6 meses vai sair o R520 que é completamente brutal. Capaz de triplicar e quadriplicar as actuais topo de gama e irá ter novas técnicas de melhoramento de imagem entre muitas outras novas features..... imagina entao daqui a 1 ano como vai tar o mercado.....

epá tu nessa altura vais querer é uma coisa nova + potente com cenas novas e nao uma merdice que ja nem se fabrica sequer.

Neste momento tens a X800XL por 300 euros que é bem melhor negocio que tar a pensar no SLI.
Mas comprem o SLI que quando sair o R520 vao compreender do que é que eu estava a falar, quando vos avisei......
As atuais graficas em SLI ou sem SLI vao parecer uns brinquedos ao lado do R520........ Entao o R600 daqui a um ano...... ui, ui.....

Nunca se compra uma coisa a pensar que no futuro ponho outra igual e depois ganho + performance. NUNCA, pq nao sabemos o que o futuro nos reserva. Se querem performance é agora que têm que comprar, e nao daqui a 6 meses ou 1 ano......
AMD XP 2600@2550 Mhz -Watercooled| 2x 512 DDR 333@438 Mhz OEM
ATI Radeon 9800 pro NEW -watercooled |ASUS A7N8X Deluxe-e NEW
2x 120 GB SATA (RAID 0)| Hyunday 19` Plano |Creative inspire 6.1 + soundstorm|
ASUS Wi-Fi B 11mbs |Pioneer 108 DVDRW NEW
OCZ Powerstream 520W NEW
DJ_PAPA
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Dez 31, 2002 20:19

Mensagempor Aolia Fautus » Sábado Jan 29, 2005 17:49

Sim é praticamente isso, o sli não vai valer a pena pk quando se tornar aceitavel comprar outra placa para o efeito, ja anda ai nova tech que deixa o SLI na valeta.
O meu PC: Fonte 400w dual fan/AsusA7N8X-E Deluxe/ThunderBird 1333@1540(220x7)/2x256 KingstoneDDR400 CL3 @ 440 dualchannel/SoundBlaster Live! player 1024/Gainward Golden Sampled GF FX5200 128mb (de 128bit) a correr a 285/600mhz
HD: Seagate Barracuda 120gb SATA 7200rpm 8mb cache
Cooling: 3 case fans e AeroCool DP-102 Dual-fan no CPU.
Aolia Fautus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 29, 2004 4:17

Mensagempor Red_Shift » Sábado Jan 29, 2005 18:01

Em parte tens alguma razão, mas daki a 1 ano dás pra aí 200€ por uma 6800GT e com a outra k ja tinhas ficas com um desempenho idêntico a 1 k nessa altura irá custar 400€; como o nv40 tem a features necessárias até ao próximo API da Microsoft exclusivé, axo k em certos casos o SLI compensa, isto tb é só uma opção,é melhor ter várias opções de escolha do k só ter uma, como falas até parece k somos obrigados a gastar dinheiro, as mobos SLI nem são mt caras (por exemplo: Asus A8N-SLI 167€); e kem pode gastar €€€ à vontade pk n comprar 2 6800GTs logo?
O R520 vai ser mt bom mas no máximo vai duplicar a performance das high-end de agr, este gpu é revolucionário, como o nv40 foi, n se fazem gpus destes todos os anos, se bem sei a ultima revolução da ATi foi o R200 (ou talvez o R300) e já la vão uns anitos, os outros foram só melhoramentos, portanto duvido k o R600 vá ser assim tão espectacular mas posso estar enganado.
E duvido k o SLI NV47 vá ser um brinkedo ao pé do R520, se calhar é mais ao contrário, já k em principio a performance destes gpus em single vai ser mt idêntica.
Editado pela última vez por Red_Shift em Sábado Jan 29, 2005 18:05, num total de 1 vez.
Red_Shift
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor AddIcTeD » Sábado Jan 29, 2005 18:01

DJ_PAPA Escreveu:
AddIcTeD Escreveu:e o melhor é que já existe uma aplicação que permite activar o sli mesmo para aplicações n suportadas pelas drivers da nvidia, agora com amadurecimento das drivers é que o sli vai começar a mostrar o k realmente vale, e a coisa promete.

Tas muito enganado.

Os drivers pouco vao fazer pelo SLI, pq a separaçao de desempenho pelas duas graficas é feito por hardware, nao por software. Logo pouca coisa há a fazer.
So se fosse por software é poderia haver bugs ou qq coisa que travasse o desempenho.

Aliás SLI = Markting tipico das grandes empresas!! basicamente impinge outra grafica......

Imaginemos que compras agora uma 6800GT. O upgrade + racional era daqui a 6 meses/1 ano comprares outra, ora o que acontece é que quando fores fazer o upgrade daqui a 1 ano/6meses terás plas que em single sao muito + potentes que as tuas em SLI.

Se ja daqui a 6 meses vai sair o R520 que é completamente brutal. Capaz de triplicar e quadriplicar as actuais topo de gama e irá ter novas técnicas de melhoramento de imagem entre muitas outras novas features..... imagina entao daqui a 1 ano como vai tar o mercado.....

epá tu nessa altura vais querer é uma coisa nova + potente com cenas novas e nao uma merdice que ja nem se fabrica sequer.

Neste momento tens a X800XL por 300 euros que é bem melhor negocio que tar a pensar no SLI.
Mas comprem o SLI que quando sair o R520 vao compreender do que é que eu estava a falar, quando vos avisei......
As atuais graficas em SLI ou sem SLI vao parecer uns brinquedos ao lado do R520........ Entao o R600 daqui a um ano...... ui, ui.....

Nunca se compra uma coisa a pensar que no futuro ponho outra igual e depois ganho + performance. NUNCA, pq nao sabemos o que o futuro nos reserva. Se querem performance é agora que têm que comprar, e nao daqui a 6 meses ou 1 ano......

o sli é controlado por software, tanto que se n o activares através de uma aplicação, ele só funciona com aplicações já testadas pela nvidia, e existem dois modos de distribuição, que são escolhidos pelas drivers tb, e acredita que a nvidia faz milagres com as drivers, quanto a esperar pelo r520, a ati e a nvidia lançam sempre as placas na memsa altura logo a ati n deve de ser a unica a lançar um topo de gama nessa altura, logo ainda vamos ter que esperar para ver quem fica á frente nessa altura.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Mensagempor Red_Shift » Sábado Jan 29, 2005 18:15

Exacto o Addicted tem bastante razão knt ao software, ele é fulcral no desempenho do SLI. A nVidia já anda a desenvolver drivers com suporte pra SLI há mais de 2 anos, e basta ver a performance em aplicações k n tenham o suporte SLI pelas drivers, os ganhos n são mts, agr nas aplicações suportadas é bastante, é preciso fazer boas drivers pra fazerem o Dinamyc Load Balancing da forma mais eficaz, isto no modo SFR, no modo AFR estou certo k tb é preciso um bom desempenho de sincronização feito pelas drivers.

Updates:
Mais razões a favor do SLI: HDR é pesado, Everquest 2 é brutalmente pesado com ou sem HDR.
Red_Shift
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Stu3s » Sábado Jan 29, 2005 19:11

Acho errado dizer que o SLi n serve para nada, pq a verdade é q serve.
Pode é não compensar para ti ou qq outro comum mortal, mas para entusiastas de jogos e benchmarks com dinheiro compensa.

Devido aos problemas de compatibilidade entre as placas (a nvidia recomenda, alem de ser o mesmo modelo, ser tb do mesmo fabricante) é um bocado arrisacado comprar uma placa agora e daqui a um ano ter a sorte de arranjar uma completamente igual.

O SLI, pode ser encarado como um upgrade, mas a principal função é dar à nvidia a liderança destacata no mercado dos graficos.
2 6800ultra não n tem concorrencia nenhuma neste momento.
Se é caro e n compensa, isso já depende de cada um e do guito q tens.
Se ele nao me fizesse falta, queria la saber q era desperdício ou nao ... o que interessava era q tinha a melhor solução em termos gráficos do mercado.

Eu n acho q o SLI seja marketing nenhum, é apenas uma solução e é de louvar q a nvidia a tenha feito. N é uma solução para qq um, é uma solução para quemtem dinheiro para a ter :)

Muito simples ....

Quanto aquilo q o DJ_PAPA disse, eh pah é assim qd sairem essas placas da ATI q sei q vão ser grandes maquinas tb vai sair qq coisa para a nvidia e como a nvidia tem a tecnologia SLI a nvidia vai continuar a ter as melhores soluções gráficas do mercado.

Reparem no seguinte, sem olhar a dinheiro, a evolução das graficas nvidia e ati n tem sido muito diferente, ora uma está na frente ou está outra.
Se isto continuar assim e como a nvidia tem o SLI vai ser durante muito tempo a melhor solução grafica do mercado.

Ou a ATI descobre a polvora e faz uma placa 2x melhor q a concorrente da nvidia (para eliminar a vantagem do SLI) ou entao segue o mesmo caminho e evolui para 2 GPU ou algo assim ....

Para mim é errado dar 1000€ por 2 graficas topo de gama, no entanto sei que existe gente que n acha e pode!
É que nem toda a gente tem q andar sempre atras do best for the bucks, há gente q anda atras do que é melhor, e o melhor é 2 placa com a tecnologia SLI.

N há gajos q pagam milhares de € ou $ ou £ ou lá o que for por coisa tão ridiculas q n cabem na cabeça de ng.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor DJ_PAPA » Sábado Jan 29, 2005 20:37

E assim haja dinheiro.
O problema é que há muita gente vai no engodo do SLI e depois acaba com as contas furadas, pq ja terá muito melhor no mercado e preço + baixo!

Por favor nao tejam á espera que sejam os drivers que façam milagres! A performance do SLI é a que esta em cima da mesa e pouco + há a dizer.

Agora é assim, o R520 vai ter tecnologias totalmente diferentes do que foi visto até hoje!
Em vez de dividir, unificou!
Vai utilizar tecnicas totalmente diferentes para utilizaçao de filtros AA e AF.
Vai melhorar muito a qualidade de imagem.
Vai ter novas features que nenhuma destas placas suporta.
Vai ter um verdadeiro suporte para PS3.0 (vai ter 3.0+). isto pq a 6800 em uso pleno dos PS3.0 basicamente borrava-se toda nas calças. O HL2 nem sequer aproveita todas as features que os PS2.0 oferecem e ja se vê a 6800 a arrear.

As pessoas têm que ter consciencia que uma coisa é ter suporte e outra é aguentar os ferros com esse suporte! A FX5200 tem suporte para Direct_X 9.0, mas jasus, aquilo arreia por todo o lado!
Outra: A 6800 ultra suporta HDR!! Pois suporta, mas no Farcry se lhe ligas aquilo a placa basicamente arrasta-se!

A ATI tb podia ter dito que suportava PS3.0, mas depois quando sairem os jogo que usem realmente isso, a placa basicamente andava a lamber o xao.

Eu nao sei se alguem viu os specs do R520, mas aquilo é para quadriplicar as topo de gama atuais!!! Aliás em plenos uso de AA e AF e devido a novas tecnicas de renderizaçao pode ser 5/6/7x + potente.....
O R520 nao vai no maximo duplicar as atuais topo de gama! Vai ser muito + que isso.
As placas de agora vao ser um autentico brinquedo ao lado daquilo!!! Deixa vir os jogos Tipo Unreal2 e vais ver a SLI NV40 a arrastar no jogo e as placas que sairem na altura a comerem as colheres os SLI´s da geraçao anterior......

Mas os SLI addicted terao tempo para se arrepender quando la xegarem.

Nunca se esqueçam. NUNCA, mas nunca se compra uma coisa a pensar no futuro! A performance que vao ter é a que têm agora e nao aquela daqui a 1 ano!
AMD XP 2600@2550 Mhz -Watercooled| 2x 512 DDR 333@438 Mhz OEM
ATI Radeon 9800 pro NEW -watercooled |ASUS A7N8X Deluxe-e NEW
2x 120 GB SATA (RAID 0)| Hyunday 19` Plano |Creative inspire 6.1 + soundstorm|
ASUS Wi-Fi B 11mbs |Pioneer 108 DVDRW NEW
OCZ Powerstream 520W NEW
DJ_PAPA
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Dez 31, 2002 20:19

Mensagempor AddIcTeD » Sábado Jan 29, 2005 20:52

Eu nao sei se alguem viu os specs do R520, mas aquilo é para quadriplicar as topo de gama atuais!!! Aliás em plenos uso de AA e AF e devido a novas tecnicas de renderizaçao pode ser 5/6/7x + potente.....
O R520 nao vai no maximo duplicar as atuais topo de gama! Vai ser muito + que isso.
As placas de agora vao ser um autentico brinquedo ao lado daquilo!!! Deixa vir os jogos Tipo Unreal2 e vais ver a SLI NV40 a arrastar no jogo e as placas que sairem na altura a comerem as colheres os SLI´s da geraçao anterior......

eu tou farto de jogar unreal 2, corro-o ao máximo e tenho uma fx5600 :P , axo que te enganaste, a 6800 tem suporte total para ps3, até pk suporte parcial é algo k n existe, e o melhor de tudo é que aguenta com ele, já que é a unica placa que corre o demo do unreal engine3 como deve de ser, e eu nunca me vou arrepender do sli pk n tenho dinheiro para o comprar, mas se n soubesse o k fazer ao dinheiro, acredita que o comprava, ainda n se viu nada do r520, e eu lembro-me dos boatos que a fx5800u ia ultrapassar em grande a 9700pro, e depois n se viu nada, por isso só quando vir o r520 a fuzilar a comcorrencia é que acredito.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante