Problema com grafica nova, a saga continua...

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com grafica nova, a saga continua...

Mensagempor Melkor_pt » Sexta Fev 11, 2005 6:35

Capitulo 2
Desespero absoluto

Novos desenvolvimentos do problema exposto na thread
http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... highlight=

Resumindo o problema...

Configuração antiga:
AMD 2800
1024 RAM
Geforce FX5200
DVD-ROM
CD-RW
Fonte de alimentação 250W

Esta placa era uma merdice, dava 762 no 3DMark03. Assim k arranjei umas massas gastei 33 contos e comprei uma Gecube RADEON 9600XTGu pois na gama de preços k eu podia suportar era a que melhor falavam aki no forum.
Se eu soubesse no k me estava a meter... :cry: :cry:

Tal como vem descrito no outro forum logo de inicio tive varios problemas, a placa aparentemente TRABALHA (isto é o computador arranca e dá imagem) mas tinha graves problemas.
Sempre que a parte grafica aperta (por exemplo certas partes do HL2 e TODO o FarCry) a placa das duas uma, ou pura e simplesmente DESLIGA (o monitor fica a piscar como se o computador tivesse desligado) mas o jogo continua a correr (dá para ver pelo som) e o PC acaba por fazer reset passado uns 30 segundos ou então a imagem bloqueia e passado uns 10 segundos continua. Neste ultimo caso se eu for ao Windows está lá uma janela a dizer "VPU recover, the graphics card stop responding, contact ATI", ou coisa do genero.
Por exemplo a correr o 3DMark 03 desligava logo a placa no segundo teste.

Fui ver os requisitos minimos da placa e aconselhavam uma fonte de alimentação de 300W se o computador tiver varias coisas instaladas.
Pareceu-me que fosse daí a origem do problema, expus o caso aki no forum e aconselharam-me a comprar uma fonte de 400W no minimo.

Uma coisa que eu apenas reparei á uns dias atras é que o leitor de DVD deixou de trabalhar, a luz acende, meto um CD mas o gajo n reconhece os CDs ou DVDs, fica ali a remoer a remoer e n faz nada.
Ora isto até encaixava na teoria da fonte, como a fonte n tinha pujança o DVD n bulia bem...
Pois...

Ontem finalmente comprei uma fonte de alimentação de 450W e mais uma ventoinha para evitar sobre aquecimentos. Com mão de obra lá foram mais 8 contos e a minha mulher já se estava a passar dos cornos com o k para ela são despesas superfulas.

Primeira coisa k verifikei é k o leitor de DVD continua a n trabalhar...
"Isto começa mal" pensei eu...
Vou correr o 3D Mark 03 e o gajo passa as partes onde costumava berrar, chega ao ultimo teste (ragtroll), A PLACA DESLIGA! :cry:
FODA-SE!!!

Meto o HL2, akilo está melhor, não congela tantas vezes, mas ás tantas... zás, a imagem congela (mas recupera). Lá tá a malfadada mensagem no Windows... "VPU recover, the graphics card stop responding, contact ATI" ou lá o k é...

Experimento reduzir as definições para 800X600, No anti aliasing, Trilinear filtering (em vez de 1024X768, 4X AA, 4X AF) APARENTEMENTE dá ainda menos problemas... (mas DÁ na mesma)

Far Cry, meto o jogo passado 5 segundos desliga logo a placa grafica e o computador acaba por fazer reset. :cry:

FODA-SE!

"Bem... o k mais isto pode ser?" penso eu...
"Algum conflito entre o DVD e a placa?", toca a desligar o DVD...

Corro o 3D Mark, vai até ao fim e dá 3865 (5X mais do k eu tinha com a FX5200). Quase k me venho.

"Pronto, tá caçado o problema"...

Meto o HL2 passado um bocado (maior) congela.
Meto o FarCry passado um bocado (muito maior) desliga a placa.

:cry: :cry: :cry:

Neste momento tenho muitas duvidas, nenhumas certezas e DESESPERO ABSOLUTO.

1º se o problema era da fonte de alimentação porque é que o DVD continua a não trabalhar e a placa continua a dar problemas?
2º se o problema NÃO ERA da fonte de alimentação porque é que APARENTEMENTE houve melhoras?
3º se o problema é do DVD porque é que mesmo com o DVD desligado a placa continua a dar problemas?
4º se o problema NÃO É do DVD porque é que com o DVD desligado APARENTEMENTE há melhoras?
5º se o problema é da placa grafica porque é que APARENTEMENTE houve melhoras quando troquei a fonte de alimentação e quando desligo o DVD

Desculpem a linguagem mas é um desabafo, são 6 e meia, passei a noite toda a fazer testes nesta mer**, vou tomar banho para ir para o trabalho, e tenho a mulher fdda comigo por já ter torrado 41 contos e o computador não trabalhar (ao menos antes era lento mas trabalhava o k para ela era o k interessava).

Se vou com o computador á Solbi (fabricante) de certesa k se vão descartar pk a placa n foi comprada lá.
Se vou com o computador onde comprei a placa de certesa k vão dizer k o problema n é da placa mas sim do computador ou dos jogos (visto a placa trabalhar).

Digam-me, k é k hei-de fazer á p*** da minha vida?
Melkor_pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 23, 2005 12:22

Mensagempor Halaster » Sexta Fev 11, 2005 8:23

Boas, tenta experimentar a placa noutro PC. Eu tenho uma igual, com uma fonte de 300w(+- 10A nos 12V)gadas ainda 6 ventoinhas, dois discos, u leitor de dvd e um gravador de cd's e ainda por cima tenho o sistema em OC (ver assinatura) e rola tudo às mil maravilhas.
Às vezes pode ser a placa que veio com um defeito qualquer e aí, abençoada seja a garantia. :)

Quanto ao DVD, não estou a ver o que possa ser.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor xXx... » Sexta Fev 11, 2005 11:31

tens um pc que consome energia a brava e tens uma fonte de 250w isso é muito mau .... troca essa fonte por uma de 350/400w com 16/18A nos 12v e deves ficar com o problema resolvido ....

e um crime uma fonte dessas nesse pc .... por acaso não te ocorreu que a culpa fosse da fonte ? empurramm logo o problema para os componentes que coitados não tem culpa nenhuma e ainda se esforçam para caraças ....
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor mitsutiks » Sexta Fev 11, 2005 13:51

xXx, desculpa lá mas tu lesto o k o gajo diz. ele comprou uma fonte de 450w, a de 250w foi pó *****!!! se estiver enganado digam...

Para mim como costumo dizer, enquanto tens garantia, não te chateies... vai á loja e queixa-te(abençoadas sejam as quexinhas) e já agora faz queixa de k isso parece k tá a f0d3* o DVD!! 1º vai lá com simpatia... se eles nao resolverem nada ou parecerem k tao-se a cagar pa isso. enervate!!! mas sempre com calma!! lol :evil:
MitsuTikS BioHaZarD PC
Mother: DFI UT Ultra-D NF4 ||
cpu: Venice 3000+@2792Mhz Watercooled ||
grafica: X800GT Watercooled || 2Gb dualchanel ddr400 || WD 250GB 16mb
dvd-rw NEC 3540 & dvd samsung || LC SS 550w || Rad: nexos 360 ||
mitsutiks
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 22, 2005 15:12

Mensagempor nelugo » Sexta Fev 11, 2005 14:11

aquilo que o tipo da 1ª loja acerca de incompatibilidade até pode ser verdade. já fui ver um pc a um vizinho em que o modem era simplesmente incompativel, a um primo meu tb aconteceu o mesmo...tambem sao sistemas intel.

se em vez de ter a 9600 meteres a 5200 o sistema funciona?
experimenta formatar o pc, para resolver possiveis assuntos de software.

tens os drivers do chipset da motherboard?
tenta baixar o agp e por as defeniçoes por defeito na bios.
como ja disseram , experimenta a grafica noutro pc e se puderes experimenta outra grafica no teu pc.
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Melkor_pt » Sexta Fev 11, 2005 14:26

@ Halaster

Pois o DVD neste momento é o k me está a lixar a cabeça, n vejo relação com o resto. É k houve novos desenvolvimentos esta manhã mas continuo a n ter explicação par ao DVD...

@ xXx

N leste o meu post! :?

@ Mitsutiks

Pois o prob é k se eles me dão uma nova plaa IGUAL fico na mer** na mesma...
E digo isto pk hoje andei a correr seca e meca, a ler tudo o k pudesse ter a ver com isto e parece k a minha motherboard tem problemas de compatibilidade com esta placa grafica...

Albatron - Albatron KX600S PRO VIA KT600 chipset for AMD

Parece k estas boards com chipset VIA e processador AMD têm dado montes de problemas com placas da ATI em ppl com o Windows XP.

O k me faz confusão é nunca ninguem aki ter passado por isto. N vi cá nenhuma referencia a este tipo de coisas e pelos vistos vcs tb nunca tinham visto alguem a queixar-se disto. :(

Dêm uma vista de olhos aki:
http://forums.viaarena.com/messageview. ... erthread=y

É basicamente o mesmo problema k eu tenho... E o problema maior é k depois de mt ler me parece k isto simplesmente N TEM solução.
Uns tipos experimentam drivers, outros mexerem nas configuraçãoes da BIOS, que resolvem (aparentemente) nuns mas não noutros...
O k me leva a pensar k isto simplesmente n vai bulir e pronto! :cry: :cry: :cry:
Vou experimentar akilo tudo mas já tou a ver k mandei 41 contos para o lixo! :cry: :cry: :cry:

Bem... no pior cenario possivel k acham k eu devo fazer?
Reclamar na loja onde comprei a placa? Se a placa está boa e for um problema de incompatibilidade tou na mer** n? Claro k posso argumentar k nos requisitos minimos da placa n referem nenhuma incompatibilidade conhecida (e esta É conhecida pela ATI), isso será um argumento defensavel para ver se eles pelo menos ajudam a bancar uma board nova?

Ou será melhor ir ao fornecedor do computador? Claro k eles se vão descartar k a board trabalha bem com a placa grafica k me venderam...
Talvez haja alguma maneira de assassinar a board sem lixar os outros componentes (e sem se ver k foi deliberado) na esperança k eles n tenham boards dessas e me metam uma diferente.
N sei... sinceramente n sei k fazer. Gastar mais 20 ou 30 contos numa nova board além do k já gastei simplesmente n é opção! Alem de k se fosse fazer um gasto desses comprava uma board com PCIe, n com AGP. Ou seja mesmo k contasse gastar dinheiro numa board tinha k escolher entre comprar uma board desactualizada ou cagar na placa k me custou 33 contos e k nem cheguei a usar...

N tenho sorte nenhuma na vida! Para primeira experiencia a trocar um componente de um computador sem comprar directamente á SOLBI isto realmente correu bem! :cry: :cry: :cry:

E continuo a n perceber k raio tem o DVD a ver com o resto! :evil:
Melkor_pt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor mitsutiks » Sexta Fev 11, 2005 15:18

1º podes ir á loja da grafica e dizer isso.

2º na loja do pc, penso k nao te façam nada.

3º assassinar a bord!! tb nao sei!! se alguem souber digamme k eu tb kero!!!

4º podes comprar motherboards boas por 70--80€ pa tua e compativeis.(pesquisas um bocadinho).

5€ pciexpress!:? eu penso k nao seja boa ideia pois gastas mais dinheiro na board nova e perdes depois na grafica k compraste! (k ainda é bastante boa) .
tenta a loja da grafica e depois diz qualquer coisa... não me lembro se tava no outro topico, mas ja actualizaste as drives e firmware!, ou formataste o pc. normalmente uma formatação com instalação seguida das mais recentes drives dá resultado (actualizaçoes do sistema operativo edrives da grafica) ...

Portate e boa sorte!

sobre o dvd.. terá a ver tb com a motherboard k nao consegue lidar com os dois componentes juntos.
MitsuTikS BioHaZarD PC
Mother: DFI UT Ultra-D NF4 ||
cpu: Venice 3000+@2792Mhz Watercooled ||
grafica: X800GT Watercooled || 2Gb dualchanel ddr400 || WD 250GB 16mb
dvd-rw NEC 3540 & dvd samsung || LC SS 550w || Rad: nexos 360 ||
mitsutiks
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 22, 2005 15:12

Mensagempor xXx... » Sexta Fev 11, 2005 15:32

não tive foi muito tempo para o ler .....
peço desculpa

qt ao dvd qual a marca e samsung?

experimenta trocar de cabo ( caso não tenhas feito ) instala os layers aspi , etc ...
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor Melkor_pt » Sexta Fev 11, 2005 16:48

O DVD é da LG e trabalhava bem até antes de eu meter esta placa grafica.

Pode até ser coincidencia pk só me apercebi k ele n tava a trabalhar uns 15 dias depois...
Melkor_pt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor night_walker » Sexta Fev 11, 2005 19:06

Acho que ainda não respondeste á pergunta que te fizeram, já experimentaste a formatar o pc e instalar tudo de novo? esse é o primeiro passo quando se tem um problema com o pc... e tb importante, desinstalas-te os drivers da placa antiga antes de instalares os da Ati?
AMD Athlon XP 2800+ @3200+ @CoolerMasterACC L72+NB S4 c/reg.
DFI NFII Ultra 400 Infinity
2X512 Twinmos PC3200 dual
Gigabyte 6600GT Silent Pipe (Turbo Force Edition)
2 x Seagate 80+160gb
night_walker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 14, 2004 0:18

Mensagempor HidEaL » Sexta Fev 11, 2005 19:28

Todo este problema parece-me mais sobreaquecimento da placa que outra coisa... O cooler de origem da gecube (pelo menos o da minha xtg) nao me pareceu grande coisa... :roll: Pus um Artic Cooling VGA Silencer Rev3 por via das dúvidas... Não é assim tão caro, mas mesmo assim é mais um peso no orçamento a acrescentar aos anteriores, e tendo em conta as incompatibilidades conhecidas nao sei até que ponto vale a pena a compra de um novo cooler...

O problema da incompatibilidade ATI/VIA ultrapassa-me, já que a minha xtg funciona perfeitamente na board asus a7v8x-x (via kt400) do meu irmão... Só se for um problema especifico do kt600... :?

E updates de bios?...

E format?...

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor darth_P » Sexta Fev 11, 2005 19:37

Olha Melkor, se te serve de consolo eu tou na mesma situação que tu, mas com uma geforce 6600 gt... o melhor q tens a fazer é ir à loja se tens garantia, é o q eu vou fazer.... vou tar é 3 semanas à espera............
darth_P
Novato
Novato

Registado: Sábado Fev 05, 2005 18:56

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Fev 11, 2005 20:51

Não tive tempo de ler todos os post colocados pelos users do forum, por isso vou responder mais ou menos directo ao teu problema. Tive em tempos passados uma motherboard com VIA KT400 e aquilo ou compras motherboard ou mudas a voltagem do AGP para 1.7, e perdes a garantia.

A unica solução é mesmo comprar uma motherboard nova nesse caso. Caso não seja da motherboard, podera ser mesmo o problema da placa gráfica.

PS: Uma coisa estranha, o meu leitor/gravador de Dvd's também está da mesma forma que o teu :D

Cumprimentos,
David Magalhães
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Turbinas » Sexta Fev 11, 2005 21:47

Então quase de certeza é problema da motherboard!

Eu fazia assim, tirava o DVD, até tudo estar resolvido, pk se tudo se resolver, e ao meteres o DVD nao der nada, a culpa é do DVD...coitado :(

Formata isso tudo, tira a placa e bufa pa slot AGP (esta técnica do "bufa" ja me resolveu mts problemas, tanto no PC como na bela e antiga Mega Driva)

Se mesmo assim não der, vê o cooler da grafica k se está em contacto, se dissipa, vai vendo se aquece mt....

Tb podes e deves, actualizar os drivers do chipset, e actualizar a BIOS, apesar do k li, nao falam nada em placas graficas, ha semrpe a possibilidade:

http://www.albatron.com.tw/english/it/m ... ?pro_id=65

vê a Bios update e driver

Instala tudo, e se depois disso nao der, confirma na BIOS se não ha nenhum setting k está de forma k nao devia estar!

Por ultimo, e em desespero, fazes o k o speed dragon disse, aumentas a voltagem do AGP pa 1.7v!

Se msm assim não der, compras uma board nova, mas dizes k keres experimentar antes na loja, e k isso é uma condição para comprares a placa!

Boa Sorte
"Never interrupt your enemy when he is making a mistake."
- Napoleon Bonaparte (1769-1821)
Turbinas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 14:19

ISSO JA ACONTECEU COMIGO!!!!!

Mensagempor Nelson_ » Sexta Fev 11, 2005 22:51

Amigo Melkor, já tive o MESMISSIMO problema. Tal&qual.

Eu explico: tive um AMD XP1900+ numa board q ainda tenho, a A7V8X-X da ASUS com chip da VIA. Eu tinha uma Geforce4 440SE (uma bosta) e comprei um ATI 9600pro pra substituir. Durante 2 meses tudo corria bem, excelente, 5*. O pior foi qdo começou a ir abaixo tal como foi aqui descrito pelo Melkor, com um texto parecido e tudo. Peguei na placa fui à loja e trocaram-me por outra igual. Cheguei a casa, montei tudo e continuou na mesma. Formatei 2 vezes o PC, experimentei drivers e mais drivers e sempre o mesmo.
Até que falei com um amigo q percebe disto e ele disse-me q podia ser incompatibilidade com a motherboard. Sendo assim fui à loja novamente mas pra reclamar da motherboard q devia funcionar como deve ser e não o fazia (levei o PC comigo). Ele ficou lá e passado uns dias lenvatei-o e a resposta q me deram foi problemas de IRQ com as placas q tinha instalado. Trocaram-me as placas e pronto, tudo estava ok. Cheguei a casa ligo o PC e tudo estava NA MESMA!!!! :!:
Voltei à loja e reclamei. Paguei 15? e o PC estava na mesma. Ficou lá mais uns dias (desta vez n paguei!) e qdo lá fui o que me disseram? INCOMPATIBILIADE DO CHIP DA VIA COM AS GRAFICAS ATI. Até me disseram pra consultar o site da VIA onde lá estava um texto de aviso sobre isso. Nem com actualizações da BIOS lá ia.

Solução: vender ou devolver a placa (eu vendi a minha) ou trocar motherboard pra uma com chipset diferente. É a única solução. Se trocar tudo e manter a board e a grafica vai continuar tudo na mesma.

É uma solução radical e cara, mas é realmente a unica coisa a fazer. O leitor de DVD pode ter sofrido com essa incompatibilidade (suponho eu, mas tb pode ser coincidencia).
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09