Ligação de Gráfica à TV

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ligação de Gráfica à TV

Mensagempor Gugul » Terça Nov 25, 2003 12:26

Comprei uma FX5200 com TV-OUT. :lol: :D

Liguei-a à TV, mas tenho um problema, só vejo a preto e branco e não consigo ver os filmes.
Quando ponho um filme a parte do ecran referente à imagem do filme fica a preto na TV. 8O

Alguém sabe o porquê disto acontecer :?:
Gugul
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 24, 2003 16:36

Mensagempor alfatek » Terça Nov 25, 2003 14:13

estás a usar o cabo que vinha com ela? se sim deves reclamar com a marca/loja que o adaptador pode estar mal feito.

Verifica se o output está em Pal e não NTCS ou outro. Que adaptador estás a usar?

O problema pode ser este: a gráfica tem saída s-video (4 pinos mas normalmente as gráficas têm mais k n são usados) e tu estás a ligar a uma TV que n lê sinal s-video, apenas composite/rca. O adaptador que estás a usar tem de fazer a conversão do sinal correctamente de s-video para composite/rca, se não o fizer a tv mostra a preto e branco pk o "fio" que tem a informação da cor (o termo n é bem este mas agora n me lembro) foi ignorado.

Anyway, a minha tv tmb n suporta s-video (sinal é diferente de portas, a minha n interpreta o sinal nem tem porta s-video) e em todas as gráficas que testei elas trazem cabos que usando.os a imagem fica bem.

Experimenta ainda ficar apenas em output apenas para a TV e não TV e monitor. experimentar mudar resoluções... sei lá... às vezes podia dar.... :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Nov 25, 2003 14:14

Clica com o botão direito do rato no teu ambiente de trabalho, depois properties / settings / depois clicas em advanced e depois vais a displays em que seleccionas como monitor principal a TV e secundário o do PC, quando acabares de ver o filme repões o principal no monitor do pc. ---> Isto resolve o prob de aparecer td preto quando pões a ver o filme !
Quanto a dar a preto e branco isso é por não teres seleccionado a região correcta para a tua tv, isto é nas propriedades da gráfica lá nos displays tens de ir ás propriedades da TV e seleccionar PAL B !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Gugul » Terça Nov 25, 2003 14:23

O cabo que vinha é um com as ligações idênticas às ligações PS2.

Eu comprei um adaptador que converte essa ficha em Scart e liguei à TV.

Pode ter haver com a TV que é daquelas marcas baratas ou então do adaptador... :?:

Mas vou tentar isso de por a TV em 1º e o Monitor em 2º :wink:

Obrigadão pela ajuda :D
Gugul
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 24, 2003 16:36

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Nov 27, 2003 13:03

Esta pergunta é daquelas que aparece todas as semanas nos forums em PT, é incrivel..
O problema, tem em grande parte das vezes, a ver com o seguinte e não com PAL/NTSC.

Simplificando, o problema é que a TV não tendo entrada Svideo não entende este sinal (ha excepções), logo ao não entender este sinal não recebe a componente da cor, e a imagem aparece a preto e branco.

Em svideo, a luminosidade(Y) e a cor(C) (duas das 3componentes de imagem) são transmitidas separadamente, e em composite vão juntas . Logo a Tv ao assumir que o sinal é composite só apanha um deles, que tem o sinal da luminosidade, e mostra uma imagem a preto e branco (ausencia da componente da cor).

Por esta razão também normalmente a qualidade de imagem em Svideo é melhor que em Composite, porque em Composite ao se transmitir os 2 componente juntos, a partir de uma certa frequencia eles sobrepõem-se, degradando a qualidade de imagem.

Isto acontece porque a TV não tendo entrada Svideo não deveria lidar com este tipo de sinal, mas como tem Scart, ligando por Svideo->Scart o sinal continua a ser no formato de Svideo.

A solução está em ligar à TV por sinal composto (ou Composite), que se trata de uma ficha RCA, normalmente amarela.
Algumas graficas trazem um adaptador para video composto para ligar a uns pinos especiais na porta Svideo, a tua se não tinha esse adaptador talvez não suporte isso (neste aspecto terás de procurar pq não sei bem quais é q suportam isto)
Podes também comprar um aparelho que converta o sinal svideo para composite, mas tem cuidado ao comprar pq alguns supostos "conversores" são na realidade apenas "adaptadores" e apenas tranferem o sinal entre as varias fichas, e não convertem o sinal.

Espero ter me feito entender e não ter dado nenhum "tiro ao lado".

PS: ha ai uma parte que o alfatek já respondeu e nem reparei, mas como isto foi copy paste de um post meu noutro lado....
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes