por Dark_Angel » Quinta Nov 27, 2003 13:03
Esta pergunta é daquelas que aparece todas as semanas nos forums em PT, é incrivel..
O problema, tem em grande parte das vezes, a ver com o seguinte e não com PAL/NTSC.
Simplificando, o problema é que a TV não tendo entrada Svideo não entende este sinal (ha excepções), logo ao não entender este sinal não recebe a componente da cor, e a imagem aparece a preto e branco.
Em svideo, a luminosidade(Y) e a cor(C) (duas das 3componentes de imagem) são transmitidas separadamente, e em composite vão juntas . Logo a Tv ao assumir que o sinal é composite só apanha um deles, que tem o sinal da luminosidade, e mostra uma imagem a preto e branco (ausencia da componente da cor).
Por esta razão também normalmente a qualidade de imagem em Svideo é melhor que em Composite, porque em Composite ao se transmitir os 2 componente juntos, a partir de uma certa frequencia eles sobrepõem-se, degradando a qualidade de imagem.
Isto acontece porque a TV não tendo entrada Svideo não deveria lidar com este tipo de sinal, mas como tem Scart, ligando por Svideo->Scart o sinal continua a ser no formato de Svideo.
A solução está em ligar à TV por sinal composto (ou Composite), que se trata de uma ficha RCA, normalmente amarela.
Algumas graficas trazem um adaptador para video composto para ligar a uns pinos especiais na porta Svideo, a tua se não tinha esse adaptador talvez não suporte isso (neste aspecto terás de procurar pq não sei bem quais é q suportam isto)
Podes também comprar um aparelho que converta o sinal svideo para composite, mas tem cuidado ao comprar pq alguns supostos "conversores" são na realidade apenas "adaptadores" e apenas tranferem o sinal entre as varias fichas, e não convertem o sinal.
Espero ter me feito entender e não ter dado nenhum "tiro ao lado".
PS: ha ai uma parte que o alfatek já respondeu e nem reparei, mas como isto foi copy paste de um post meu noutro lado....
Forum sobre os Sony VAIO em português:
vaio.tech-pt.com/forum