ventoinha da grafica não funciona

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

ventoinha da grafica não funciona

Mensagempor vatoloko » Segunda Mai 31, 2010 21:53

boas pessoal,
tenho uma power color hd 4670 1gb ddr3 e hoje kd jogava passado 15 minutos o pc desligava... abri o pc e reparei que a ventoinha da grafica nao funciona... O que fazer?

Cumps
Amd 3800+ x2
Team Elite 2x1giga ddr2 667mhz
XFX 8600GTS
Asus M2n-E SLI
Nox 600W SLI
Samsung 250G Sata2

http://vatoloko.mybrute.com
vatoloko
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 31, 2007 13:30

Mensagempor CryptorX » Segunda Mai 31, 2010 22:08

Boas...

Normalmente as ventoinhas das placas gráficas têm um fio que se liga na própria gráfica (normalmente liga-se num encaixe de 3 ou 4 pinos), outras não, vê se a tua tem este fio a vir da fan ou se tens algo a obstruir a fan como cotão ou outra cena qualquer. Se a tua gráfica usar cabos de alimentação pci-e verifica se estão ligados, eu já tive uma HD2900pro que usava dois cabos de alimentação Pci-E e se não os liga-se a gráfica funcionava mas a ventoinha não arrancava mas de qualquer modo não creio muito que essa gráfica necessite de cabos auxiliares de alimentação.
Problemas da própria ventoinha não me parece que seja, pois essa gráfica não tem mais que um ano, isso deve de ser mesmo excesso de cotão que te está a bloquear isso.

Quando verificares os cabos (principalmente o da fan), mesmo que esteja devidamente ligado procura por algum problema ao longo do fio, o meu conselho é mesmo desencaixares a gráfica e desmontar o dissipador mais a fan para limpares bem isso e ao mesmo tempo procurares por outros possíveis problemas, desde que não te esqueças de desligar o pc (e esperar 10 segundos ou até os leds da motherboard se desligarem se existirem) antes de tirar a gráfica, de descarregares a electricidade estática do teu corpo (basta tocares num estrutura metálica como a caixa do teu pc durante 15 segundos) e tenhas cuidado com o manuseamento da gráfica ou outro componente qualquer não deves de ter problema algum... podias até aproveitar para por ai massa térmica nova, uma bisnaga custa prá'i uns 4 a 6€.

Não uses o PC enquanto não resolveres isso para evitar danos permanentes na gráfica... ou pelo menos não jogues...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor vatoloko » Segunda Mai 31, 2010 22:22

boas,
sim a fan liga a grafica, e tem 2 ligações pci express mas acho k tenho uma desligada... mas n tenho a certeza, quando chegar a casa ja vejo...

Cumps
Amd 3800+ x2
XFX 8600GTS
Asus M2n-E SLI
Nox 600W SLI
Samsung 250G Sata2

vatoloko
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor vatoloko » Segunda Mai 31, 2010 23:48

nao tem ligações a fonte, a outra k tenho na sig e k tem ligaçoes pci-e... mas ja limpei e continua na mesma... a fan n funciona...
Amd 3800+ x2
XFX 8600GTS
Asus M2n-E SLI
Nox 600W SLI
Samsung 250G Sata2

vatoloko
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Terça Jun 01, 2010 2:14

Se calhar foi mesmo a fan que foi á vida sebem que isso continua-me a parecer estranho, de qualquer modo podes sempre por-lhe outro coller que não fica muito caro...

Como essa gráfica nem é das que aquece mais penso que este coller já te dava conta do recado...
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... ef=ACL2PRO

Como podes ver não é nada caro mas se tiveres mesmo de substituir esse coller e quiseres jogar um pouco mais pelo seguro eu aconselho-te este aqui...

http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... dRef=ACATT

Não é dos melhores mas para essa HD4670 já é mais que suficiente, possivelmente até bem melhor do que o coller de origem que a tua gráfica trás e continua a ser bastante barato a meu ver...

Mas para ficares de consciência tranquila dá uma ultima vista de olhos antes de mandares esse coller pró'lixo... viste se o cabo da fan estava bem ligado na placa e se não tinha nenhum fio solto?

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 01, 2010 10:04

boas

a fan roda à mão?
verifica mesmo se a fan e o cooler estão bém, limpos...
o mesmo para o cooler do cpu...

verifica os cabos todos, mesmo os da board..
pois algum pode estar a fazer mau contacto..

indica as tensões e as temps...

verifica no utilitário da ATI se tem alguma opção desligada...
acho que tem um opção para controlara as rpms...
verifica o seu estado, tenta colocar no max.

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante