por CryptorX » Segunda Mai 31, 2010 22:08
Boas...
Normalmente as ventoinhas das placas gráficas têm um fio que se liga na própria gráfica (normalmente liga-se num encaixe de 3 ou 4 pinos), outras não, vê se a tua tem este fio a vir da fan ou se tens algo a obstruir a fan como cotão ou outra cena qualquer. Se a tua gráfica usar cabos de alimentação pci-e verifica se estão ligados, eu já tive uma HD2900pro que usava dois cabos de alimentação Pci-E e se não os liga-se a gráfica funcionava mas a ventoinha não arrancava mas de qualquer modo não creio muito que essa gráfica necessite de cabos auxiliares de alimentação.
Problemas da própria ventoinha não me parece que seja, pois essa gráfica não tem mais que um ano, isso deve de ser mesmo excesso de cotão que te está a bloquear isso.
Quando verificares os cabos (principalmente o da fan), mesmo que esteja devidamente ligado procura por algum problema ao longo do fio, o meu conselho é mesmo desencaixares a gráfica e desmontar o dissipador mais a fan para limpares bem isso e ao mesmo tempo procurares por outros possíveis problemas, desde que não te esqueças de desligar o pc (e esperar 10 segundos ou até os leds da motherboard se desligarem se existirem) antes de tirar a gráfica, de descarregares a electricidade estática do teu corpo (basta tocares num estrutura metálica como a caixa do teu pc durante 15 segundos) e tenhas cuidado com o manuseamento da gráfica ou outro componente qualquer não deves de ter problema algum... podias até aproveitar para por ai massa térmica nova, uma bisnaga custa prá'i uns 4 a 6€.
Não uses o PC enquanto não resolveres isso para evitar danos permanentes na gráfica... ou pelo menos não jogues...
Cumps