Gravador NEC - ND3520A só problemas...

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Gravador NEC - ND3520A só problemas...

Mensagempor ricjps » Terça Mar 15, 2005 9:45

Venho recorrer às Vossas opiniões pq já tentei de tudo e não consigo por o gravador a funcionar. Passa-se o seguinte:
Aqui há uns dias comprei um gravador destes, cheguei a casa, montei-o no PC e arranquei com a máquina, o XP reconheceu logo o gravador e nessa noite começei a testá-lo, tentei gravar o meu 1º filme em DVD (com Memorex), mas deu erro à velocidade máxima, voltei a tentar a uma velocidade mais baixa e ele gravou. Acontece que depois, tentei fazer um DVD estilo slideshow com o Windows Movie Maker e depois construir os menus e todo o resto no Nero, quando vou a tentar gravar dá-me erro. A partir daí nunca mais consegui gravar nada, nem sequer CD's, porque depois de fazer o lead-in, quando vai arrancar para começar a escrita, dá-me erro, o gravador fica indisponivel e posteriormente vou ao Meu Computador e o gravador passa a ser reconhecido como um CD-R em vez de DVD-RW e só depois de reiniciar o PC é q ele volta a reconhece-lo como ele era antes. Já fui à casa onde comprei, eles disseram q fizeram testes e q ele gravava perfeitamente, já levei lá o PC, eles aconselharam-me a formatar o PC e depois tentar, tb já fiz, mas continua a dar erros... Alguém me ajuda?!
ricjps
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mar 15, 2005 9:29

Mensagempor Nephilim » Terça Mar 15, 2005 12:27

Em primeiro lugar é capaz de ser melhor "postares" a informação do teu sistema e depois especificares que mensagens de erro são essas.

Com essas informações o pessoal já te pode ajudar melhor.
Nephilim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 28, 2004 13:32

Mensagempor ricjps » Terça Mar 15, 2005 15:10

É assim, o meu PC tem como caracteristicas o seguinte:
Motherboard: ASUS P4P800-X
Processador: Intel P4 1,7 GHZ
Memórias: Kingston DDR Dual Channel 1024 Mbs
Placa Gráfica: ASUS VS5200
Leitor de DVD: Samsung

A motherboard e as memórias são novas, será q poderá haver alguma incompatibilidade com a minha motherboard ou estar danificada?
O erro que me dá eu agora n sei especificar pq n estou no meu PC em casa, mas sei q é depois de o Nero fazer o Lead In, quando quer começar a gravar, ou seja, quando a rotação começa a aumentar, baixa logo a seguir bloqueia, diz "burning process fail at 4x", o mesmo acontece com CD's. Já tentei com o software de gravação da NTI, mas diz-me "hardware failure". Tb já tentei fazer um teste com um utilitário q vem com o Nero, n sei se é o Infotool, e ao fazer o teste ao gravador de DVD, dá um erro quase logo no inicio. É estranho é q na loja disseram-me q montaram o gravador noutro PC e lá grava tudo (parto do principio q n me estão a enganar)
ricjps
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dark_Angel » Quarta Mar 16, 2005 0:16

Experimenta o gravador noutro PC dum amigo ou isso. Normalmente ai eliminas logo muitas possibilidades.
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Nephilim » Quarta Mar 16, 2005 1:46

Também podes experimentar trocar o cabo IDE, e ver se os problemas continuam.
Nephilim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 28, 2004 13:32

Mensagempor Kayn » Quarta Mar 16, 2005 3:11

Pois eu aposto seriamente na versao do nero ke possas tar a usar. um tenho um Nec 3500 ke é o anterior a esse e tinha serios problemas com a versao 6.6.0.3. E quando gravava, ficava com erros de gravacao.

Isso foi tudo ao sitio depois de formatar o pc e meter a versao 6.6.0.6 do nero. apesar de agora ja haver uma versao mais nova, eu continuo com esta pq nao da problemas.

Tipo, exprimentar o gravador na casa do amigo nao é gde solucao. ele ja o levou a loja e ficou confirmado ke nao é do gravador. so ke tiveres na duvida da loja.

Pra mim o ideal era formatar o sistema e por isso num S.O. limpo. Se nao kiseres fazer isso, podes tentar alternativas. Comeca por ir ao painel de controlo-> Sistema-> Hardware->Gestor de dispositivos. Controladores IDE ATA -> Propriedades do Canal ide primario -> Definicoes avancadas. Verifica se os dispositivos estao configurados como DMA se disponivel e nao como PIO. Faz o mesmo para o canal ide secundario.
Pra tirar definitivamente teimas, se tiveres a partilhar o canal ide com outra drive qq, desliga-a e deixa so o gravador definido como master.

Depos podes tentar trocar de soft de gravacao. no meu caso, o unico soft ke inda ia produzindo cerca de 80% de resultados satisfatorios era o Alcool 120%

Ja agora, aproveita e desliga anti virus ke possas ter qdo gravares. Comigo infuenciava pq ele fazia autoscan ao mesmo tempo ke lia os ficheiros.

Certifica-te ke nao ha mais nada a usar o pc na altura de gravar, principalmente o disco. Gravar um dvd a 8x implica uma taxa de transferencia de dados constante de cerca de 11mb/s. uma analise com o nero diz ke o meu disco transfere cerca de 50mb/s, por isso a margem de manobra ainda é alguma, mas reduz drasticamente se tiver a fazer alguma coisa mais pesada de fundo.

Podes tentar ver se ha actualizacoes de bios pra tua board e de firmware pro teu gravador. Pouco provavel ke isto resolva alguma coisa, mas nunca se sabe... Ja agora, a nivel de firmwares pro 3500 ha uns engracados ke tratam da restricao da nacionalidade do dvd e do blokeio de velocidade do gravador em leitura. Le mais rapido (ao ripar), mas tb fica consideravelmente mais barulhento.

Arranja alguns dvds de boa marca pra exprimentar. Tenta com Verbatim e Platinum. Ricoh tb sao bons. todos +R de preferencia.

E boa sorte. Faz tanta falta como tudo o resto. :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor ricjps » Quarta Mar 16, 2005 10:58

Obrigado pelas vossas palavras!
Vou experimentar as Vossas instruções logo quando chegar a casa... Mas posso desde já adiantar, que já formatei o PC e que tenho uma versão super recente do Nero (Nero 6.3.1.15) instalada limpinha, para já ainda n tenho mais nada no PC, mas vou experimentar o Alcohol, ah e queria dizer q tentei gravar tb com o software da NTI e com o Ulead DVD Maker e n consegui. Quanto ao experimentar em casa de um colega é o q vou fazer este fim de semana, embora como aqui foi dito, na loja, os gajos disseram-me q tinham testado gravar um DVD de dados quase cheio e ele gravou bem. As marcas que tenho de DVD são Memorex, e-proformance e Princo e nenhuma delas funciona.
Tenho outra informação que não sei se será relevante, depois de ter a minha motherboard nova, fiz um upgrade à BIOS, que não correu assim plenamente bem, uma vez que por vezes, depois de iniciar o PC (aconteceu-me mais no inicio) aparece-me uma mensagem a dizer "Overclocking failed - Press F1 to resume" e tenho q ir à BIOS, voltar a sair e ele já arranca normalmente. Esta é assim a unica coisa q detectei de anormal no PC. Vou tentar tb mudar os cabos IDE, aliás vou tentar tudo. Confesso q isto já me anda a deixar doente, pq n gosto nada de ser vencido pela informática e neste momento sinto-me mesmo inoperante para conseguir resolver isto... Ainda para mais chateei-me com os gajos da loja, pq me cobraram 12,5 € só para fazer o diagnóstico à máquina e para me dizer q uma formatação devia resolver...
ricjps
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Frost » Sábado Mar 19, 2005 2:33

Já procuraste por firmware pró gravador?

... tenho o NEC3500A, mal o comprei e instalei, só dava barraca, fiz um simples download de firmware do CDFreaks e nunca mais me xateou...
******** Frost ***********
Frost
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 23, 2004 10:11

Mensagempor ricjps » Segunda Mar 21, 2005 10:21

Já tentei de tudo, mas n consigo por o gravador a funcionar, só me grava com o Alcohol, alguém me consegue explicar isto?! Já queimei milhentos cd's e dvd's, mas n há maneira de funcionar, só consigo como referi através do alcohol, gravar imagens p cd.
Quanto a firmware, ainda n existe nenhuma, pelo menos q eu tenha visto! Acho q vou mas é à loja, tentar trocar por outra marca...
ricjps
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Segunda Mar 21, 2005 10:46

eu tenho um igual, uso sp o nero sem qlq problema... tenta trocar o gravador na loja ou testá-lo noutro pc...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor ricjps » Quinta Mar 24, 2005 9:15

Para fazer justiça à marca e ao gravador em si, tenho prazer de dizer q o problema foi debelado com a troca do cabo IDE. As voltas q eu n dei p por aquilo a funcionar direito. Ontem já gravei cd's e dvd's, até q enfim!
Sendo assim o "vencedor" é o Nephilim q me deu a dica da troca do cabo!
Obrigado pela ajuda a todos de qq maneira
ricjps
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes