Dúvida sobre gravador DVD e DVD's

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida sobre gravador DVD e DVD's

Mensagempor VeNoM » Quinta Mai 26, 2005 2:12

Boas!

Tenho uma duvida. No natal passado adquiri um gravador DVD AOpen DUW1608/ARR.
Imagem

O que é certo é que com este gravador desde então não consigo gravar nada inferior a 4x.
A questão é será do gravador ou da marca de dvds que utilizo?
A marca de DVD's que utilizo são DVD-R Ridisc 4x by ritek.
Logicamente (penso eu) deveria gravar inferior a 4x, embora eu seja um 0 à esquerda em termos destes assuntos.
Só consigo gravar cenas inferiores a 4x com o DVD Decrypter, e ai a velocidade varia dos 0.1x aos 3.9x 8O :? .

Se alguem me pudesse esclareçer esta duvida agradeçia :D
Imagem
VeNoM
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 12, 2005 13:19

Mensagempor etienne » Quinta Mai 26, 2005 11:58

boas........

bem, isto é um problema invulgar.... :( 8O :x :!: :!: :!: :?: :?: :?: :?: :idea:

sem+++++++++++++++++fui
Imagem
etienne
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 29, 2004 1:39
Localização: Algueirão Velho/Serra das Minas/Rio do Mouro/Mem Martins/Mercês( Linha Sintra)

Re: Dúvida sobre gravador DVD e DVD's

Mensagempor vitormsm » Quinta Mai 26, 2005 23:09

VeNoM Escreveu:Boas!

Tenho uma duvida. No natal passado adquiri um gravador DVD AOpen DUW1608/ARR.
...

O que é certo é que com este gravador desde então não consigo gravar nada inferior a 4x.
A questão é será do gravador ou da marca de dvds que utilizo?
A marca de DVD's que utilizo são DVD-R Ridisc 4x by ritek.
Logicamente (penso eu) deveria gravar inferior a 4x, embora eu seja um 0 à esquerda em termos destes assuntos.
Só consigo gravar cenas inferiores a 4x com o DVD Decrypter, e ai a velocidade varia dos 0.1x aos 3.9x 8O :? .

Se alguem me pudesse esclareçer esta duvida agradeçia :D

Para ver se conseguimos ajudar:

1º Só consegues gravar abaixo de 4x, ou só consegues gravar acima de 4x? Não percebi.
2º O gravador suporta gravação de DVD-R acima de 4x?
3º Já experimentaste com outro tipo de DVD melhor (não que os RITEK sejam maus, mas o teu DVD pode ser esquisitaço :D), tipo TDK ou Verbatim ou até mesmo com um tipo de DVD certificado para 8x?
4º Mete ai as specs da tua máquina, sistema operativo e software de gravação que usas, pois pode ser alguma limitação de hardware ou software.
Q6600 G0+Asus P5E
2x1GB Corsair XMS2 6400C4DHX DDR2-800
XFX 8800GTS 512MB AlphaDog
HDD ST3500320AS 500GB+Hitachi SATAII H7K250+Samsung HD300LD 300GB IDE
DVDRW SATA LiteOn LH-20A1S
Cx CM690 + PSU BQT E5-650
Sapo ADSL 8M Plus
vitormsm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 12, 2004 21:51

Mensagempor VeNoM » Sexta Mai 27, 2005 0:00

Boas,

1º só consigo gravar acima de 4X, a menos de 4X só com o DVD Decrypter, e ai a velocidade varia dos 0.1x aos 3.9x,

2.º suporta até 8X

3.º só com datawrite (amarelos de 4X) e não deu para gravra a - de 4X

4.º XP, software de gravação: nero,alchool,clone dvd e o dvd decrypter.

acho que está tudo :roll:
Imagem
VeNoM
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor TheRza » Sexta Mai 27, 2005 2:21

actualiza o firmware!

na minha opinião kanto maior for a velocidade a k conseguires gravar melhor!

ja m aconteceu gravar alguns dvd's a 4x e darem alguns problemas e gravados a 8x fikarem perfeitos!

nao keiras gravar a 1x ou 2x kando podes gravar a 4x ou mais!
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor VeNoM » Sexta Mai 27, 2005 18:51

Boas pessoal.

Tive à bocado a falar com o man da loja onde comprei o gravador dvd e ele disse-me que comprei um gravador dvd de 4x.
Mas tipo, na parte de trás da caixa, Diz la:
Max. recording speed de DVD-R 8x, logo deveria gravar a 2x penso eu.
O que que voçês axam?

Abraços
Imagem
VeNoM
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor vitormsm » Sexta Mai 27, 2005 21:47

VeNoM Escreveu:Boas pessoal.

Tive à bocado a falar com o man da loja onde comprei o gravador dvd e ele disse-me que comprei um gravador dvd de 4x.
Mas tipo, na parte de trás da caixa, Diz la:
Max. recording speed de DVD-R 8x, logo deveria gravar a 2x penso eu.
O que que voçês axam?

Abraços

Bom, isso depende muito do metodo de gravação que está definido no firmware do gravador. Mas normalmente costuma permitir ir até um minimo de 2x (1x já é outra coisa, que a maioria dos novos DVDRW já não suporta)

No entanto, tal como foi dito aqui, actualiza o firmware, pois pode ser algum bug no firm do teu gravador. Mas quando gravares, desde que o firmware o permita, usa a velocidade recomendada para o tipo de DVD que estás a usar. Normalmente as specs do DVD estão optimizadas para essa velocidade e não para outras, pelo que a probabilidade de teres erros ou uma gravação de menor compatibilidade com outros leitores de DVD aumenta.

Ah, e também há uma coisa: consoante o firmware do gravador tens uma determinada politica de gravação para uma determinada marca/fabricante de DVD :
CLV = Velocidade constante de gravação (do principio ao fim grava sempre à mesma velocidade)
Z-CLV = A velocidade mantem-se constante durante determinado periodo de gravação e depois "salta" para o patamar seguinte (p.ex: começa a 2x, depois salta para 4x, depois para 6x)
CAV = a velocidade de gravação vai crescendo linearmente até ao maximo permitido (pode começar a 2x e terminar a 8x, por exemplo)
P-CAV = a velocidade aumenta linearmente até um determinado patamar e a partir dai mantem-se constante)

Dependendo dos programas, a informação da velocidade de gravação pode não corresponder à velocidade real (não sei se é o caso do DVDDecryptor).

Agora não é por nada mas começo a suspeitar que o teu vendedor percebe tanto de DVD-RWs como eu de agricultura :D ou então pior ainda, vendeu gato por lebre! :x

Atenção que aplicar um novo firmware pode invalidar-te a garantia e/ou estourar-te com o gravador se usares o firmware errado, pelo que convem que só o faças com a certeza do que estás a fazer. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças!! Mas antes de o fazeres, navega também um bocado pelo CDFreaks (http://forum.cdfreaks.com, que é um forum de users com muita info que te pode ajudar (sem desfazer do ppl daqui claro :wink: ).

Quem sabe não descobres lá mais alguma coisa?

Eu bati muito chinelo com os meus primeiros DVDs e deixou-me muito de pé atrás com a fiabilidade dos DVD-RW, porque a qualidade final depende demasiado da marca, do gravador, da velocidade a que gravas, do cuidado que tens no armazenamento do DVD, etc... Chiça que tecnologia mais esquisitoide!! :D
Q6600 G0+Asus P5E
2x1GB Corsair XMS2 6400C4DHX DDR2-800
XFX 8800GTS 512MB AlphaDog
HDD ST3500320AS 500GB+Hitachi SATAII H7K250+Samsung HD300LD 300GB IDE
DVDRW SATA LiteOn LH-20A1S
Cx CM690 + PSU BQT E5-650
Sapo ADSL 8M Plus
vitormsm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 12, 2004 21:51

Mensagempor VeNoM » Sexta Mai 27, 2005 22:32

Obrigado, vou tentar então actualizar o firmware.
Caso tenha alguma duvida pergunto aqui ao pessoal.
Obrigado mais uma vez :D
Imagem
VeNoM
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor VeNoM » Sábado Mai 28, 2005 13:22

Boas pessoal ontem andei no site da marca do gravador (Aopen), e encontrei o firmware po gravador
http://download.aopen.com.tw:/Default.a ... WebSite=NL
Qual destes é que devo sacar? (n percebo nada disto) 8O

Para além disso encontrei tb no site da marca as características do gravador http://www.aopen.nl/Products/dvd+rw/duw1608arr.ht

Fiquem [[]]
Imagem
VeNoM
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor TheRza » Segunda Mai 30, 2005 1:13

sacas esta versão R1.08 pk é a mais recente!

depois diz alguma cena de como fikou a funcionar o gravador! :D

fika bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor VeNoM » Terça Mai 31, 2005 14:37

Hello!

TheRza obrigado :wink:

Entretanto já comprei uns dvds novos (2 sony 1-8x) (2 Intenso 1-8x) para experimentar.

CLV = Velocidade constante de gravação (do principio ao fim grava sempre à mesma velocidade)
Z-CLV = A velocidade mantem-se constante durante determinado periodo de gravação e depois "salta" para o patamar seguinte (p.ex: começa a 2x, depois salta para 4x, depois para 6x)
CAV = a velocidade de gravação vai crescendo linearmente até ao maximo permitido (pode começar a 2x e terminar a 8x, por exemplo)
P-CAV = a velocidade aumenta linearmente até um determinado patamar e a partir dai mantem-se constante)

Penso que o firmware no meu gravador neste momento deve ser P-Cav pois durante a gravação atinge um patamar e mantem-se constante tal como o vitormsm disse.

Bem vou tentar arranjar isto... ou então estragar lol :lol:

Anyway dps digo se isto ficou melhor ou não.

Tkz all :D
Imagem
VeNoM
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante