Comprei um VP191b.
Estava com medo da interpolação ser má, mas quando tenho de jogar a 1024x768, não fica nada mal. Pensei que ficá-se muito pior.
As cores são reais, a uniformidade da luz parece-me muito boa, e o revestimento anti reflexo também é muito bom.
Acerca do Hyundai L90D+, li que tinha uma uniformidade de cor má, os angulos sao menores que este, e tem pior qualidade a reproduzir video.
Mas este VP191b 8 ms, também tem ghosting. Nota-se perfeitamente num teste de ghosting (
http://www.prad.de/en/monitore/ghosting_test.html), e também reparo nisso em certos mapas do Wolfenstein Enemy territory, principalmente quando tenho uma arma grande que balança da esquerda para a direita. É um LCD, e nao há nada a fazer. Mas no Doom3 como tem um ambiente mais escuro não noto ghosting.
Estes 8ms são uma medida que os fabricantes usam agora para os monitores parecerem melhores. Porque na realidade este painel anda á volta de 15ms com as medições antigas.
Mas o maior problema é o tamanho dos pontos. Eu tinha um Samtron 96BDF com um tubo dynaflat, e este tinha dos pontos mais pequenos do mundo 0,20 de dot pitch.
Como este tem 0,29 os pontos são 50% maiores, e quando vejo fotografias á mesma resolução os detalhes são péssimos. Os aros redondos dos oculos das pessoas parecem poligonos, e certas paredes parecem que foram pintadas com pontos coloridos pequenos.
Alem disso no Samtron via as fotografias a 1792x1344 (2,4 megapixeis), neste tenho de as ver a 1280x1024 (1,3 megapixeis). No Samtron também podia ver videos HDTV 1080p porque podia pôr a 1920x1080 ou 1920x1200. Neste só vejo 720p.
Para mim, sem ser o problema das fotografias digitais os outros defeitos são perfeitamente toleráveis.
Quando eu comprei este, ainda faltavam 2 meses para os Viewsonic VX de 4 ms chegarem á Europa. Se tivessem os dois disponiveis eu teria considerado o VX924 como uma opção de compra.