TFT VS CRT

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor cracker » Quarta Ago 31, 2005 11:15

Teho o LG Flatron T710BH e server mt bem para o k eu kero :P
cracker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 19, 2005 17:22

Mensagempor blackspawn » Quarta Ago 31, 2005 11:40

Pelo que eu tenho lido se se tiver a considerar usar o monitor para jogos ou qq outra coisa que involva imagens "não-estáticas" os CRTs são melhores do que os TFTs tanto em qualidade de imagem como de €€ (cerca de metade do preço para monitores +/- equivalentes). No entanto em termos de estética, comsumo de energia e "eye-strain" os TFT levam a melhor.

Quanto a isso de ter um "response time" de 8 ou 4 ms ser equivalente a CRTs... não se iludam isso do response time não conta a história toda...
Vejam neste artigo o capítulo de Refresh rate, response time, flicker and motion-blur
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor AR » Domingo Out 09, 2005 16:35

Comprei um VP191b.

Estava com medo da interpolação ser má, mas quando tenho de jogar a 1024x768, não fica nada mal. Pensei que ficá-se muito pior.
As cores são reais, a uniformidade da luz parece-me muito boa, e o revestimento anti reflexo também é muito bom.
Acerca do Hyundai L90D+, li que tinha uma uniformidade de cor má, os angulos sao menores que este, e tem pior qualidade a reproduzir video.

Mas este VP191b 8 ms, também tem ghosting. Nota-se perfeitamente num teste de ghosting (http://www.prad.de/en/monitore/ghosting_test.html), e também reparo nisso em certos mapas do Wolfenstein Enemy territory, principalmente quando tenho uma arma grande que balança da esquerda para a direita. É um LCD, e nao há nada a fazer. Mas no Doom3 como tem um ambiente mais escuro não noto ghosting.

Estes 8ms são uma medida que os fabricantes usam agora para os monitores parecerem melhores. Porque na realidade este painel anda á volta de 15ms com as medições antigas.

Mas o maior problema é o tamanho dos pontos. Eu tinha um Samtron 96BDF com um tubo dynaflat, e este tinha dos pontos mais pequenos do mundo 0,20 de dot pitch.
Como este tem 0,29 os pontos são 50% maiores, e quando vejo fotografias á mesma resolução os detalhes são péssimos. Os aros redondos dos oculos das pessoas parecem poligonos, e certas paredes parecem que foram pintadas com pontos coloridos pequenos.

Alem disso no Samtron via as fotografias a 1792x1344 (2,4 megapixeis), neste tenho de as ver a 1280x1024 (1,3 megapixeis). No Samtron também podia ver videos HDTV 1080p porque podia pôr a 1920x1080 ou 1920x1200. Neste só vejo 720p.

Para mim, sem ser o problema das fotografias digitais os outros defeitos são perfeitamente toleráveis.

Quando eu comprei este, ainda faltavam 2 meses para os Viewsonic VX de 4 ms chegarem á Europa. Se tivessem os dois disponiveis eu teria considerado o VX924 como uma opção de compra.
AR
Novato
Novato

Registado: Domingo Mai 29, 2005 15:41

Mensagempor Lusitano » Sábado Out 22, 2005 17:12

Trabalho com o meu TFT e jogo a alguns jogos (World of Warcraft, Americas Army, Half-Life, etc) e é impecável, não o trocava por nenhum bajolo de 30Kg.

Se é verdade que os CRT ainda têm mais qualidade que os TFT, também é verdade que para a maioria das pessoas essa diferença na qualidade é pouco significativa e não compensa o espaço que um CRT ocupa nem os desgaste que os CRT provocam nos olhos.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor rosas » Domingo Out 23, 2005 3:37

acho q se esqueceram do principal defeito dos TFTs, embora tenha sido levemente referido atras.
para conseguir a melhor qualidade de imagem temos de jogar na resoluçao nativa do monitor.
com os crt isso nao acontece.
agora imaginem o q eh jogar FEAR a 1280x1024.
ou o pc eh muito bom, ou entao vamos jogar em slow motion.
se baixar para 1024 a qualidade decresce e muito.
por muitas voltas q se de a realidade eh esta.
a interpolaçao nos tfts ainda eh fraca, e isso aruina qq um para jogos
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor Kayn » Domingo Out 23, 2005 5:09

Nem menos. E ainda tou pra perceber essa do eye-strain. Eu fico com os olhos em agua é se tiver ke olhar mto tempo pra um TFT, nao pra um CRT.

Pra facturacao, net e pouco mais, um TFT xega (e mm assim eu n gosto). Pra jogos, ate pode haver boas alternativas TFT's mas acabam por ter sempre uma desvantagem qq ke estraga o eskema.

No que toca a jogos, um bom CRT é sempre melhor. Arranjei ha pouco tempo um Samtron 98PDF e assim sim, vale a pena jogar ou ver um bom video!

Pelo mesmo preço, arranja-se sempre um CRT com melhores caracteristicas, maior, etc, que um TFT. Isto pra nao falar no tempo de vida do monitor em questao.

Eu tenho aki monitores antigos de 15'' com MUITA rodagem de mais de 10 anos que funcionam 100%. Quantos TFT's, com um periodo de vida estimado de 3 ou 4 anos pela marca (se tanto) vao poder dizer isso daki a 10 anos? O resto do povo nao sei, mas eu axo ke o monitor, que ao contrario do resto do hardware, é dakelas coisas ke como nao sofre grandes mudancas ao longo dos tempos, vale a pena investir para o futuro, por isso gosto da prespectiva de que tenho bom monitor para mto tempo e ke nao o vou ter ke mudar daki a poucos anos. Nao gosto da ideia de trocar de monitor de 2 em 2 anos, ou assim.

E depois, com o CRT, nao ha o stress de haver a possibilidade de keimar pixeis e saber ke a marca me vai mandar levar no cu quando eu for reclamar. Imperfeicoes dessas sao do tipo de coisa ke me irrita profundamente e se me acontecesse, ja sabia ke nao ia ficar bem enquanto nao trocasse de monitor, ou seja, despesas inesperadas acrescidas.

Dito isto, salta um CRT praki pra mesa do canto! :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Anterior

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante