Olá, meus caros,
estreio-me hoje neste fórum, de cujos méritos-e são muitos- tenho disfrutado apenas como leitor.
A questão: capturei filmes antigos de cassetes de 8mm com o Studio 9, usando o PicVideo integrado em qualidade de 85%, para obter ficheiros avi de dimensão aceitável.
Editei esses filmes no Studio 9 e no Windows Movie Maker, renderizando os respectivos projectos para ficheiros avi, igualmente.
Depois usei o Nero 6 para Criar os menus de um DVD, e os próprios DVDs.
Problema 1: o meu hardware é, penso, de qualidade. É actual e "limpo".Clasus S-More,CPU Pentium M750 a 1.8ghz, Memória 1024 DDR II, discos rígidos de 80 (o do portátil) e de 320 Giga (o externo). Os discos rígidos com que trabalho estão sempre desfragmentados, e a utilização do CPU está sempre em percentagens baixas, EXCEPTO, e aqui etá a minha primeira dúvida, quando qualquer programa está a codificar os ficheiros avi em mpeg2, para a criação de DVDs, caso em que se cola aos 100%, ficando o PC muito lento. Não há forma de codificar com utilizações mais baixas do CPU?
Problema 2 e PRINCIPAL:
A codificação para mpeg2 foi feita pelo Nero. Primeiro, o Nero deu-me erro ao gravar num DVD-R, mas penso que isto advém de o Nero não gravar em DVD-R, certo?O que eu fiz foi gravar o projecto, já com Menus, para uma imagem, mas fi-lo com o Nero (que cria uma imagem em formato proprietário, e não uma ISO, segundo penso). Para ultrapassar a questão dos DVD-R, usei o DVD decrypter para gravar essa imagem para o DVD-R.
Inserindo o DVD-R gravado no laptop, e lendo-o com qualquer software de leitura de DVDs (o VLC, o Power On, o WMP, ou o próprio Nero Media Player), parece tudo perfeito.
A QUESTÃO é que, quando eu pego no DVD-R e o ponho em Leitores de DVD de sala, qualquer um (já tentei em quatro, e o defeito aparece em todos), nota-se uma tremura de imagem muito incómoda, perceptível, principalmente, nos movimentos de câmara.
Já puxei pela cabeça, já pus o TMPEG a fazer a codificação para MPEG2, etc, etc, mas penso sempre: se o problema fosse da codificação, a tremura notava-se quando o DVD é lido no laptop, certo?
Mas também raciocino mais um bocadinho, e penso que a própria máquina que gravou o DVD pode omitir o defeito, notado noutros.
Exisitirá alguma idossincracia nos Leitores de Sala, para que isto aconteça?
Peço perdão pela extensão, e agradeço de antemão as respostas.
PS: uma última pergunta: a captura no Studio 9 em 85% parece-me dar uma qualidade muito boa aos avi que dali saem. Aconselhavam-me aumentar para 90%, ou não será muito relevante?