Problema com Logitech X-530 5.1

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com Logitech X-530 5.1

Mensagempor fredc » Segunda Dez 18, 2006 23:08

Estive hoje a manhã toda a instalar o windows, drivers, etc...

Ora, quando acabo tudo ligo o winamp e ponho as minhas novas colunas a dar um bom som.... O problema é que notei que as colunas de trás dão a um volume inferior do que as duas frontais... Pensei "deve ser da música", mas em todas as que experimentei acontecia o mesmo...

Até cheguei a por um DVD no computador e pus numa parte mais barulhenta; o problema mantem-se...

Eu nunca tive um sistema 5.1 mas é normal as colunas de trás darem a um volume inferior ás frontais? Na verdade o que noto mais é que a coluna central (maior) é a que funciona a um volume maior.. De seguida as 2 frontais, apesar de a diferença não ser muito perceptível.. Finalmente, (mas a cerca de metade do volume) estão as 2 colunas traseiras...

É normal? Se não como poderei resolver isto? Eu liguei as colunas com o manual na mão... E o computador identificou a ligação e está configurado para um sistema 5.1...

Ah, já agora a placa de som é onboard na motherboar, uma p5b Deluxe.

Ajudem-me por favor!
fredc
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mai 17, 2006 9:37

Mensagempor skyruner » Segunda Dez 18, 2006 23:34

Deves poder configurar isso nos drivers ou algo assim.

Deves ter uma opção qualquer onde possas definir o balanço do som, ou seja, a posição do utilizador quando estás a usar o PC.

O esquema que te deve aparecer deve ser algo deste género:
Imagem

De qualquer das formas, verifica se tens as colunas traseiras liganas no locar das dianteiras e vice versa.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor fredc » Terça Dez 19, 2006 1:19

tenho isso tudo bem configurado e não me enganei nos cabos.. Isto porque aquilo está por cores, não tem que enganar :D Mas á fui conferir e estão direitos...

Pah, se calhar é impressão minha.. mas acho que as colunas de trás dão mais baixas.. Mas também eu começo a achar que as coluna não dão um som tão potente como eu pensava...

Uma cena estranha que reparei: Ao fazer o teste das colunas (uma a uma) basicamente o teste é fazer ruído para cada uma das colunas.. E as de trás não fazem barulho!! Como posso tratar disso?
fredc
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fredc » Terça Dez 19, 2006 15:49

skyruner Escreveu:Deves poder configurar isso nos drivers ou algo assim.

Deves ter uma opção qualquer onde possas definir o balanço do som, ou seja, a posição do utilizador quando estás a usar o PC.

O esquema que te deve aparecer deve ser algo deste género:
Imagem

De qualquer das formas, verifica se tens as colunas traseiras liganas no locar das dianteiras e vice versa.

Estive agora a ver isso com atenção e tens razão! Está descoberto a discrepância entre o volume das colunas.. Aquilo cria um "feixe" de som, do local da coluna central até onde estou (vai alargando, tipo triangulo com vértice na coluna central). Se criar apenas uma linha entre eu e a coluna central ela ficar a funcionar a um volume ligeiramente superior e as outras 4 ao mesmo volume..

Já agora, qual é o ponto "óptimo" disto? Faz-me um pouco confusão ter as colunas da frente mais altas que as de trás, mas também ter a central com maior volume e as outras 4 baixas... :/

Mas isto pode ser uma questão de hábito...
fredc
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Segunda Dez 25, 2006 0:27

Nao devias notar grande diferença nisso. Eu ja tive umas dessas (troqueias pelas Creative T6100) porque tive outro problema com as Logitech e a loja so tinha as Creative pra troca.

Ja tive isso tudo a bombar. Tem um grande som, por acaso. Mais que suficiente para ser considerado demasiado, até.

Resolver isso, pode passar pela reconfiguração delas na tua placa de som. Quanto a isso, depende do software que tens.

Penso que nao devias notar tal discrepancia. Eu nao notava. Mas, em todo o caso, se é pra tocar stereo, ja deves esperar que o grosso do som venha da frente. Mais concretamente da esquerda e direita frentes. Ha placas que aproveitam a central pra abusar ainda mais no som.

Experimenta um DVD que saibas que tem som em 5.1 e que o distribua por todas as colunas por igual. So por um DVD nao garante isso...

Para mim, isso resolve-se ajustando o volume com o software da placa de som (mesmo onboard) ou até com o painel de som do windows.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor nunoemanuel » Segunda Dez 25, 2006 13:33

Mas reparem nesta situação:

Num quarto, as duas colunas traseiras ficam ao lado da cama,certo?
Se assim for, o volume das colunas traseiras têm que ser inferior ás colunas frontais.

Por norma as placas de som(mesmo as onboard), trazem um SW, que permite definir o tipo de espaço em que te encontras...
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor fredc » Segunda Dez 25, 2006 15:41

Kayn Escreveu:Para mim, isso resolve-se ajustando o volume com o software da placa de som (mesmo onboard) ou até com o painel de som do windows.

Mas o quê? Colocar no software de configuração a central a dar mais baixo que as outras de modo a que o som que saia das colunas fique ao mesmo volume?

É que eu noto que a coluna central dá mais alto que as outras 4... Mas também, elas processam sons diferentes... Por exemplo em jogos (falo no Doom3) a coluna central manda o som principal de disparos, conversas, etc enquanto que as outras 4 processam o som em redor (cabos eléctricos, passos, ruídos so ambiente no geral)
fredc
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Jonny » Terça Dez 26, 2006 19:01

epa, op porblema a meu ver é que, o som 2.0 e 2.1 nda tem a ver com o 5.1. numa configuraçao 5.1 é normal k as colunas d tras tenham um som inferior, posi estas so t vao dar uns tokes d som pra gerar um melhor ambiente- isto nos filmes.
kuanto á musika, has d reparar k os vocals saem + pla coluna central, guitar plas forntais, e tambor plas traseiras. isto é o normal da descodificaçao em 5.1. n t preocupes com o osm das d tras.
e tambem como ja foi aki dito, podes configurar o surrond- exprimenta meter no maximo o surrond pa ver o resultado.

a diferença entre 2.0/2.1 e 5.1 é k em 2.0/2.1 a som n é descodificado, e passa todo nas duas colunas e/ subwoofer, enkuanto k em 5.1 é feita uma descodificaçao para tentar gerar um ambiente, em k tu es a figura central.

kuanto ao som axares frako, bem isso sao opinioes, msm k eu axe k o som dessas seja mais k bom. eu dantes nao ligava a isso e comprei uma cena k dá ganda som, exprimentei meter no maximo com um som k puxava bue plo subwoofer e ainda ocnfigurei akilo pra bass, e o resultado foi uma lampada fundida apos uns 20segundos d musika
Jonny
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 13, 2006 18:11

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes