Leitor de DVDs muito lento!!!

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Leitor de DVDs muito lento!!!

Mensagempor Apostolakys » Sábado Jan 20, 2007 0:36

Comprei um DVD-ROM Samsung SH-D162 (era o que havia na loja), que supostamente lê até 16x48x no entanto na realidade está a ler 1/2x de velocidade os dvds e também muito lento a ler cds. Será problema de hardware? ou terá mal instalado :?: pois tenho um DVD RW NEC a funcionar perfeitamente, como foi instalado na loja, supostamente deveria ter sido bem instalado.
Já actualizei com o último firmware.
Sugestões?

Apostolakys
Apostolakys
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 06, 2005 22:01

Mensagempor Lvsitano » Sábado Jan 20, 2007 1:41

Verifica se o DMA está ligado nessa drive.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

DMA desligado no Windows XP??

Mensagempor Apostolakys » Sábado Jan 20, 2007 2:20

Verifica se o DMA está ligado nessa drive.

É isso mesmo (o Nero Info Tool diz que as minhas 2 drives estão com o DMA off 8O). Eu pensava que seria só uma das divres é que estava lenta!!! Afinal estão agora as duas.

Agora precisava de uma ajuda a ligar o DMA no Windows XP PRO SP2.
Eu penso que seja no Gestor de dispositivos, Controladores IDE ATA/ATAPI, mas depois aparece-me 3 "CANAL IDE primário" e 3 "CANAL secundário", penso que seja num dos "CANAL IDE secundário", mas ai tenho outro problema, no "Tipo de dispositivo" aparece seleccionado a opção "Detecção automática" e no "Modo de transferência" está seleccionado "DMA se disponível", no Modo actual de transferência" aparece: "Não aplicável". Será que tenho de ir à BIOS alterar de automático para UDMA2???

Mesmo assim desconfio que esteja alguma ligação mal nos cabos. Porque em princípio o Windows só desliga a DMA quando á problemas, não é? Ou será de ter instalado recentemente o Windows SP2?
Será que a solução melhor será: "format c:" :wink:

Apostolakys
Apostolakys
Aprendiz
Aprendiz

Modo PIO vs DMA

Mensagempor Apostolakys » Sábado Jan 20, 2007 2:33

Afinal as drives estão no CANAL IDE primário com o modo actual de transferência em Modo PIO, embora tenha a opção DMA se disponível. :?

Será que o problema é de estar no IDE PRIMÁRIO?

Agora é que não sei o que fazer, para além voltar a instalar o windows!!! 8O

Apostolakys
Apostolakys
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor moisex » Domingo Jan 21, 2007 0:39

Experimenta assim, vais ao gestor de dispositivos, desinstala o IDE primário e reinicia o windows, ele depois de reiniciar volta-te a por o DMA a rular.
LG S1-P222P 2,5Gb RAM
EEEPC 901
moisex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 03, 2004 10:03

Mensagempor Todo_Trocado » Domingo Jan 21, 2007 1:35

8O Se isso nao resultar, vai novamente ai e poe tudo com o DMA a funcionar. Reinicia, vai lá novamente e vê se ainda tem o DMA definido, se nao tiver vai á Bios a ver se lá tens alguma coisa relacionada com isso.

Aproveita e pões os discos rigidos no IDE primario (isto se forem PATA e nao forem Sata). No IDE secundario, pões os gravadores e leitor. Poe em Master o gravador NEC e em slave o Leitor.
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes