Tenho este gravador de DVD há cerca de 4 anos e tirando o facto de ele ser esquisito com discos de marcas ranhosas, até agora tem sido 5 estrelas. As gravações têm muito boa qualidade e apesar de já ser um pouco antigo, gosto muito deste gravador. Nunca me deu problemas.
O que acontece é que à alguns dias, cheguei à conclusão que os meus 3 DVD+RW Sony já não estavam a ser suficientes, por isso comprei 2 DVD+RW Sony novos. Qual não é o meu espanto quando vou para gravar umas cenas num dos discos novos e ele diz-me que não o pode fazer porque o DVD não está formatado. Admirado fui formatá-lo e ele não o faz porque supostamente o disco é ilegal!
Voltei a tentar formatar, e desta vez dá-me "erro de calibragem de potência". Fui de novo tentar gravar e voltou a dar "erro de calibragem de potência". Cheguei à conclusão que o disco devia ter algum defeito e experimentei o outro novo. Deu o mesmo "erro de calibragem de potência".
Comecei a pensar que dois discos defeituosos era muito azar e que o meu gravador se calhar estava a dar as últimas. Fui tirar a prova dos nove no pc do meu irmão (que tem um gravador LG recente), e os dois discos novos funcionaram impecavelmente.
Quando já estava a fazer contas à vida, experimentei usar um dos meus DVD+RW Sony dos antigos. Gravou de forma perfeita! Experimentei os outros dois antigos e também deram! Gravei mais 2 DVD+R e também deram! Ontem, para tirar as dúvidas comprei um DVD+RW da TDK e voltou a dar "erro de calibragem de potência".
Acabei por descobrir que se baixar a velocidade nos três DVD+RW novos de 4X para 2X eles já gravam no meu gravador. Não é que me incomode muito, não tenho pressa nas gravações. Mas gostava de saber porque é os +RW novos não gravam a 4X e os antigos que tenho cá em casa sim.
Alguma "tecnologia nova" nos +RW que o meu gravador por já ser antigo não reconhece?
Avariado não está, porque senão não gravava nenhum, não é?