Parece que consegui resolver o meu problema antes de receber ajuda lol. Ou melhor, a ajudo veio foi doutro lado...
Pelos vistos o problema é devido a uma configuração mal feita do firmware por parte da LG.
O lado donde a ajuda veio foi do YouTube (o termo google it já deve extender-se ao youtube lol)
http://www.youtube.com/watch?v=RiHxePeO ... re=related
(o video não é meu...)
Basicamente, tem de se aceder a um menu especial:
Manter o botão do Menu pressionado, desligar o monitor com o botão do menu ainda pressionado, voltar a ligar, voilá, menu novo. (se mantivermos o botão do menu pressionado tempo suficiente ele bloqueia os botôes... a maneira mais rápida que encontrei para os desbloquear foi passar para as predefinições de fábrica com o software, portanto, é um bocado chato)
Depois é mudar o painel no menu (lpl22w 4l, como diz nos comments do video. Para mim serviu este, mas com as trocas de paineis que se vêm pode ser que não seja o mesmo para todos...)
Bem, thread inútil ao fim ao cabo... fica para o caso de alguém ter o mesmo problema ou se for comprar um, já sabe com o que pode contar. Já agora, este monitor recomenda-se, gosto bastante dele e eu era um bocado CRT addicted. (só é pena não ser mais bonito, como os samsung ou hp).
boas festas