MP3 vs WMA

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

MP3 vs WMA

Mensagempor Pedro Oliveira » Quarta Jan 14, 2009 23:02

Quero qualidade de som no meu leitor de mp3, mas estou com a duvida de Mp3 vs WMA. Vi o teste que a microsoft tem, e realmente, se é real, a baixos bitrates, é sem dúvida melhor. Mas já li que pode não ser bem assim a partir de 128kb. Portanto, peço aqui a vossa experiência e conselho sobre isto: WMA ou Mp3? e que bitrate usar (para no mínimo manter um bom som)?

Obrigado,
Pedro

PS - e quanto ao codec a usar no wmplayer para ripar? pelo que li, acho que há maneira de usar codecs diferentes, sem ser o que vem com o windows media player, é verdade?
"O trabalho fascina-me... às vezes fico parado a olhar para ele sem conseguir fazer nada"
Pedro Oliveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 27, 2004 19:54

Mensagempor Jonny » Quinta Jan 15, 2009 21:55

pra ouvir musica num leitor de mp3 não é preciso tanta mesquinhice. tanto faz. praticamente a diferença não é notória.

de que leitor de mp3 estamos a falar? porque ripar as musicas com mais qualidade para ouvires num leitor de mp3 comum é desperdício de espaço...

musica ripada com qualidade é bom se fores ouvir num sistema de som de categoria......agora mp3..........

"WMA files tend to have 128 as the highest quality level since most people can't tell the difference between this and the original WAV file - even though the file size is only 1/10th the size."

MP3 tem menos qualidade mas não é notório
Processador - A64 X2 4800+ Am2
Gráfica - hd2900xt 512mb
Board - M59SLI-S5
Ram - 2x Ceon 1024Mb DDRII
Hdd - Hitachi 250Gb SataII

para quem quiser deixar comment..........
http://gandaboga.deviantart.com/art/Jam ... -103423679
Jonny
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 13, 2006 18:11

Mensagempor Pedro Oliveira » Quinta Jan 15, 2009 22:49

Estamos a falar num leitor creative muvo n200. Do qual estou a pensar fazer uma troca, mantendo me ou nao na creative, mas com qualidade. Acontece que muitas vezes noto diferença em 128kbps. Não sei se é por ser músico e ter o ouvido mais apurado, mas noto. Falta preenchimento e profundidade. Daí estar a falar em qualidade de mp3. Ouço tanto no sistema do PC que é um creative também como no meu leitor de mp3 e ainda no meu carro, que tem um radio silvercrest com colunas da sony.
"O trabalho fascina-me... às vezes fico parado a olhar para ele sem conseguir fazer nada"
Pedro Oliveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Onyros » Sexta Jan 16, 2009 0:24

Claro que se nota, a 128kbps até artefactos se notam e não é preciso ser tísico.

O WMA não é melhor do que MP3, consegue alcançar uma melhor taxa de compressão com a mesma qualidade de um MP3, mas só até ao tal limite dos 128kbps. A partir daí MP3 VBR (variable bit rate) dá coças.

Inclusivamente, diz-se que para uma compressão com targets mais baixos (<= 128kbps) que OGG é o que consegue ter maior qualidade, mas nem todos os leitores são compatíveis com OGG.

O que eu aconselho é rippares com o EAC (Exact Audio Copy) + LAME 3.98, e experimentares os presets VBR -V 5 e por aí acima até achares que está como deve ser. Eu normalmente saco as músicas de CD a -V2 que dá ficheiros à volta dos 190kpbs (entre 170 e 210), e aí é praticamente impossível para mim discernir diferenças entre CD e o mp3, mesmo com uns bons auscultadores.

E já agora, esquece lá o Windows Media Player. Saca o Foobar2000 e configura aquilo à tua medida, também dá para rippar CD's, se bem que acho que precisas de instalar LAME à parte, ou pelo menos meter o .dll algures na pasta do Foobar2000.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Pedro Oliveira » Sexta Jan 16, 2009 1:37

O tipo de resposta que eu aguardava! Vou testar os programas que disseste e já estou a ler sobre o VBR.

No entanto, sou um pouco conservador... e depois de muito usar o winamp passar para o windows media player.. e agora passar para outro... vou ver então como eles se portam.

Obrigado pelas dicas!,
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes