Ha maneira de controlar melhor isto?

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ha maneira de controlar melhor isto?

Mensagempor Kayn » Segunda Set 20, 2004 2:02

Boas. Eu tenho uma placa de som (SoundMax) integrada na board (Asus P4P800S-SE) com a saida S/PDIF ligada (por um cabo digital coaxial com terminais banhados a ouro) a um amplificador Sony STR-DB925 e umas colunas 5.1 Bose.

Isto ta a funcionar direito (o teste a posicao de cada coluna funciona) e com som excelente, mas o que se passa é ke qdo ouco musica (winamp, p ex) so 2 colunas e o woofer é ke trabalham. Ate aqui tudo bem, visto ke a musica ta gravada em stereo... mas nao ha maneira de fazer com q o som saia convertido de maneira a ke todas as colunas toquem?
O q acontece é ke o sinal chega do pc ao amp em stereo e é assim k o amp o reproduz. So c 2 colunas.

N ha nenhum prog ke controle /emule/ regule melhor isto de maneira a que faca sair o som pras 5 colunas? os drivers/soft da SoundMax so fazem mesmo o basico....

Ate agora so sei de 2 maneiras de as por todas a tocar: forçar o amp a faze-lo, mas perco nos baixos, ou entao qdo o sinal provem dum dvd ou assim e o amp identifica e faz a descodificacao correcta dos canais todos.

Parece-me algo desperdicio tanta coluna aki em volta parada...
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Mxrider » Segunda Set 20, 2004 7:59

boas, olha n sei se resulta mas podes tentar.. vais ao painel de controlo > sons e dispositivos audio. Tem lá 1a cena k diz avançadas e lá podes configurar os altifalantes!

fica bem!! :)
Mxrider
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 24, 2004 10:04

Mensagempor Kayn » Segunda Set 20, 2004 18:15

ya.. em teoria, seria isso, mas na pratica, o pc nao deve tar a mandar o som como devia (codificado num formato ke o amp leia como 5.1) e vai dai ke so le em automatico como um stereo normal.

Eu penso ke conseguia fazer isto, se ligasse 2 cabos stereo do pc ao amp pras colunas da frente e de tras, mas axo ke nao devia fazer falta qdo tenho um cabo digital q tem capacidade para fazer tudo... mas obrigado na mesma!
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor SuperMegaMau » Terça Set 21, 2004 23:38

Isso é de facto interessante, até porque o media player utiliza as colunas todas! Já andei a mexer nas configurações de output do winamp mas n encontrei nada, o som dá apenas nas 3 colunas frontais e no subwoofer... talvez haja algum plug-in que faça isso, mas também não me preocupa muito...
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor Dr » Quarta Set 22, 2004 3:01

Normalmente são as marcas que vendem o próprio seguro. No entanto convém ler bem todas as cláusulas para não acontecer como com os carros: se passado um ano vos roubarem o notebook, dão-vos um igual ao que tinham e não o valor comercial do computador que tinham na altura que foi roubado.
Nunca fiz um seguro desses porque, quando comprei o meu primeiro portátil, não conhecia essa hipótese. Nem sei se havia, mas depois de a conhecer e ver a minha ex a entornar coca cola em cima do portátil (convém realçar que foi sem querer; quer dizer... acho que foi sem querer), ao próximo não vai faltar um seguro, certamente.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Red_Beret » Quarta Set 22, 2004 10:22

tens de ter uma placa de som ou um amplificador q faca a conversao para dolby prologic 5.1
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Tretabyte » Quarta Set 22, 2004 14:12

Boas,
é simples jovem, o winamp nao tem 5.1, para teres 5.1 tens de instalar um plugin como eu fiz, os mp3 nao estao em AC3 e como tal nao teem saida de som 5.1, por isso precisas de plugins no winamp para teres a saida de tudo.
saca este http://www.winamp.com/plugins/details.php?id=129453

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Kayn » Sábado Set 25, 2004 0:25

pois... esse plugin do winamp ja eu tinha sakado e testado. a opcao matrix decoder da com menos power um bocado (e alguma ma qualidade ate). a dolby surround faz exactamente o mesmo a nivel de som q o q eu ja tinha. a dolby prologic II é simplesmente horrivel demais pra seker ponderar. estraga completamente o som. as barras do plugin ke coorespondem as colunas tao todas a bombar, mas o resultado e o mesmo...
o amp ta em modo automatico de recepcao de sinal, o q significa ke se eu meter um dvd com som pra 5.1 dolby ou dts ele identifica como isso e faz o trabalho direito. como isso nao acontece com este plugin, so posso concluir q o plugin ou nao faz o ke lhe compete pk o sinal nao e interpretado dessa forma pelo amp, ou entao n sei o ke se ta a passar...
é q qto aos mp3 tarem em stereo simples ja eu tinha reparado e entendia pk nao davam pas 5. é logico. mas qdo um jogo usa o sistema inteiro e mesmo assim eu so tenho 2 colunas e um woofer a bombar, fico a axar ke ja era hora de eu tentar alguma coisa...

qto a hipotese da placa de som fazer a tal conversao... bem, tenho esta integrada de 6ch ligada ao amp pelo s/pdif digital e inda tenho a altrenativa de um SBLive 4.1, ke tem saida digital mas em forma de jack e n faco ideia de como ligar isso a entrada coaxial digital do amp. ou seker se é ai ke a saida digital (amarela) da live se liga ao amp... alguma destas serve pra fazer a tal conversao pra dolby5.1? (ou 4.1 no caso da live. ja n me importava...)

continuo a espera e a procura de um soft ke controle isto directo do windows (se é ke ha) ou de outro lado qq. plugin do winamp ja era bom, mas nem era bem prai ke eu precisava. tava mais a pensar em jogos q usem o 5.1 normal. como deve ser o windows ke trata de processar o som ke vem do jogo e sai pas colunas, dava jeito um prog ke trabalhasse a nivel do windows pra xutar tudo ke fosse som (viesse de onde viesse), direito como 5.1 pas colunas.

mas deve ser pedir d+... ja po winamp parece ke é...
e obrigado a kem tentou/ta a tentar ajudar.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes