LCD ou plasma?

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

LCD ou plasma?

Mensagempor pcsilva » Terça Set 28, 2004 10:47

Para televisão de sala o que é que aconselham?
Um Plasma e qual?
Ou um LCD e qual?

Thks
pcsilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jun 30, 2004 12:05

Mensagempor XMAN » Terça Set 28, 2004 11:36

isso dá pano para mangas, eu pessoalmente ia para um lcd tv (porque é uma tecnologia em evolução e produção há muito mais tempo), a durabilidade do lcd é maior do que o plasma (embora estes estejam a melhorar a sua longevidade), qual isso tudo depende do dinheiro que estás disposto a gastar.
ANTEC THREE HUNDRED | CORSAIR TX-650W | INTEL CORE 2 DUO E8500 | ASUS P5Q PRO | TEAM XTREEM DARK KIT 4GB DDR2 1066MHZ | POWERCOLOR HD4850 PCS+ 512MB | SEAGATE 500GB SATA II 32MB | ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T | VISTA HOME PREMIUM 32 BITS
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor ghost_matrix » Terça Set 28, 2004 12:20

O plasma tem melhor kaulidade de imagem, mas estraga-se mais rapidamente ke o lcd, pois o plasma funca tipo com milhoes de pekenas "lampadas", e passados algum tempo algumas "luzes" vao se estragando
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Dark_Angel » Terça Set 28, 2004 13:41

ghost_matrix Escreveu:O plasma tem melhor kaulidade de imagem, mas estraga-se mais rapidamente ke o lcd, pois o plasma funca tipo com milhoes de pekenas "lampadas", e passados algum tempo algumas "luzes" vao se estragando

Deves tar a confundir...o LCD e que funciona assim, ou pode-se explicar assim...
Os plasmas funcionam com gases que sao excitados

Quanto a questao inicial, bem...

Por norma a qualidade de imagem de um plasma e superior.
Melhor reproducao de cores e contraste sao so grandes trunfos.

Depois ha a questao do tamanho. Normalmente os LCD (que eu saiba...nunca me fascinaram muito) vao no maximo ate 36".

Se quiseres maior que isso teras de escolher obrigatoriamente plasma. penso eu.

Quanto a durabilidade dos plasmas, e verdade que tem um tempo de vida limitado ( como tudo o resto)...na verdade, a partir de uma certa altura....entram numa morte lenta, perdendo brilho gradualmente. No inicio nao se nota muito, porque o brilho ainda e bastante e vamo-nos habituando...depois o processo acelera ao ponto de se notar e tb comecamos a dar pela falta do brilho. E nao pode ser reparado. A camara onde reside o gas e selada durante a producao e nao pode ser mais aberta para "reabastecer".

Mas um LCD pode ganhar dead pixeis facilmente...e quanto maior e de maior resolucao,pior...etc...

Cada sistema tem as suas desvantagens, seja projector, retroprojector, CRT, plasma, LCD...bla bla....
So tens de ver quais e que nao te afectam tanto a ti.

Por exemplo...Se keres um tamanho de 42" ou maior, vai plasma. Se keres algo mais pequeno e barato de 28" ou 32", podes ir para LCD.

Ainda uma nota. Fala-se do tempo de vida dos plasmas, mas atencao a nao cair em "mitos urbanos", como que uma lampada de um projector tem de ser trocada mes a mes, e coisas do genero.

Um plasma de qualidade vai durar anos!!! Muitos e varios anos!!!
Provavelmente antes de notarem qualquer diferenca nele, daki a uns 6 ou 7 anos ja o mandaram para o quarto dos putos e compraram uma TV holografica ou um projector todo XPTO....
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor pcsilva » Terça Set 28, 2004 14:00

Ok,

então e se for para um LCD qual a melhor marca e modelo?
E anda por volta de que valores?
pcsilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jun 30, 2004 12:05

Mensagempor metralha761 » Quarta Set 29, 2004 20:04

O plasma acho k sofre do mesmo das televisoes CRT, sentilam e cançam a vista :P pelo menos é isso k noto kando vejo na worten :(

Pa mim isso é horrivel, uma televisão da cabo da minha vista :( assim sendo, vai um voto po LCD/TFT
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Set 30, 2004 10:49

metralha761 Escreveu:O plasma acho k sofre do mesmo das televisoes CRT, sentilam e cançam a vista :P pelo menos é isso k noto kando vejo na worten :(

Pa mim isso é horrivel, uma televisão da cabo da minha vista :( assim sendo, vai um voto po LCD/TFT

Pode por algum motivo causer-te cansaco, mas nao deve ser bem do mesmo....

AS TVs cintilam devido ao sinal entrelaçado e a velocidade com que é mostrado.
Num plasma o sinal NUNCA é mostrado entrelaçado, se entra entrelaçado, é processado para progressivo.

Para evitar esse cansaco e essa impressao de cintilar que, que se inventaram as televisoes de 100Hz.

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor XMAN » Quinta Set 30, 2004 13:56

ghost_matrix escreveu:
O plasma tem melhor kaulidade de imagem, mas estraga-se mais rapidamente ke o lcd, pois o plasma funca tipo com milhoes de pekenas "lampadas", e passados algum tempo algumas "luzes" vao se estragando

Deves tar a confundir...o LCD e que funciona assim, ou pode-se explicar assim...

Dark Angel a tecnologia LCD não funciona com milhoes de pequenas lampadas (isso é provavelmente a tecnologia de leds, ex: o jumbotron na praça sony, ou aquele no viaduto junto ao cc Amoreiras), o LCD tem uma fonte de luz (do tipo fluorescente) atras dos paines de cristais liquidos.
ANTEC THREE HUNDRED | CORSAIR TX-650W | INTEL CORE 2 DUO E8500 | ASUS P5Q PRO | TEAM XTREEM DARK KIT 4GB DDR2 1066MHZ | POWERCOLOR HD4850 PCS+ 512MB | SEAGATE 500GB SATA II 32MB | ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T | VISTA HOME PREMIUM 32 BITS
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor rosas » Quinta Set 30, 2004 15:47

Eu tive a mesma duvida qd decidi comprar
A opçao mais logica e acertada eh Plasma

O funcionamento eh por "excitaçao" de particulas.
Para uma utilizaçao normal de 4-6h diarias tens ecran para 13 anos, o q me parece razoavel :D
Existem certos cuidados a ter, como desligar qd nao se esta a ver, ou nao deixar imagens fixas etc etc.

Mas a principal vantagem sobre os lcd eh o tamanho. LCD esta limitado qt ao tamanho, a partir de determinada diagonal (32") a imagem degrada-se.
Marcas: Pioneer, Sony
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Set 30, 2004 16:12

XMAN Escreveu:ghost_matrix escreveu:

Dark Angel a tecnologia LCD não funciona com milhoes de pequenas lampadas (isso é provavelmente a tecnologia de leds, ex: o jumbotron na praça sony, ou aquele no viaduto junto ao cc Amoreiras), o LCD tem uma fonte de luz (do tipo fluorescente) atras dos paines de cristais liquidos.

Eh pah, eu sei, mas com o que ele disse, pensei que ele tivesse simplesmente trocado...

E um bocado estranho, mas se imaginares que cada pixel é uma lampadazinha.... :roll: :roll:
Eu sei...eu sei...nao tem nada a ver, mas foi o que me veio a cabeca 8)
Sempre e mais parecido do que com a forma como funciona um plasma..

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes