VeNoM Escreveu:Boas pessoal.
Tive à bocado a falar com o man da loja onde comprei o gravador dvd e ele disse-me que comprei um gravador dvd de 4x.
Mas tipo, na parte de trás da caixa, Diz la:
Max. recording speed de DVD-R 8x, logo deveria gravar a 2x penso eu.
O que que voçês axam?
Abraços
Bom, isso depende muito do metodo de gravação que está definido no firmware do gravador. Mas normalmente costuma permitir ir até um minimo de 2x (1x já é outra coisa, que a maioria dos novos DVDRW já não suporta)
No entanto, tal como foi dito aqui, actualiza o firmware, pois pode ser algum bug no firm do teu gravador. Mas quando gravares, desde que o firmware o permita, usa a velocidade recomendada para o tipo de DVD que estás a usar. Normalmente as specs do DVD estão optimizadas para essa velocidade e não para outras, pelo que a probabilidade de teres erros ou uma gravação de menor compatibilidade com outros leitores de DVD aumenta.
Ah, e também há uma coisa: consoante o firmware do gravador tens uma determinada politica de gravação para uma determinada marca/fabricante de DVD :
CLV = Velocidade constante de gravação (do principio ao fim grava sempre à mesma velocidade)
Z-CLV = A velocidade mantem-se constante durante determinado periodo de gravação e depois "salta" para o patamar seguinte (p.ex: começa a 2x, depois salta para 4x, depois para 6x)
CAV = a velocidade de gravação vai crescendo linearmente até ao maximo permitido (pode começar a 2x e terminar a 8x, por exemplo)
P-CAV = a velocidade aumenta linearmente até um determinado patamar e a partir dai mantem-se constante)
Dependendo dos programas, a informação da velocidade de gravação pode não corresponder à velocidade real (não sei se é o caso do DVDDecryptor).
Agora não é por nada mas começo a suspeitar que o teu vendedor percebe tanto de DVD-RWs como eu de agricultura

ou então pior ainda, vendeu gato por lebre!
Atenção que aplicar um novo firmware pode invalidar-te a garantia e/ou estourar-te com o gravador se usares o firmware errado, pelo que convem que só o faças com a certeza do que estás a fazer. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças!! Mas antes de o fazeres, navega também um bocado pelo CDFreaks (
http://forum.cdfreaks.com, que é um forum de users com muita info que te pode ajudar (sem desfazer do ppl daqui claro

).
Quem sabe não descobres lá mais alguma coisa?
Eu bati muito chinelo com os meus primeiros DVDs e deixou-me muito de pé atrás com a fiabilidade dos DVD-RW, porque a qualidade final depende demasiado da marca, do gravador, da velocidade a que gravas, do cuidado que tens no armazenamento do DVD, etc... Chiça que tecnologia mais esquisitoide!!