Melhor opção para passar miniDV -> PC

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Melhor opção para passar miniDV -> PC

Mensagempor coolmind » Sexta Set 30, 2005 16:54

Boas,

Tenho uma camera de video Canon MV400 e preciso de saber qual é a melhor maneira (se possível, a mais barata) de passar video para o PC. A camera tem saida S-Video e saida DV. Pelo que já me informei, a saida DV corresponde, se não estou em erro, à Firewire (IEEE 1394) pelo que podia optar por arranjar uma placa firewire e um cabo e estava minimamente despachado. Mas a principal dúvida prende-se com a diferença entre esta opção e optar por comprar uma placa de captura. Em que é que fico a perder se fizer a transferência através de uma placa firewire e não por uma placa de captura? É que o orçamento de ambas as soluções é bastante diferente. Com uns 25€ tinha placa firewire e cabo OEM. No caso da placa de captura a coisa já disparava para as dezenas de contos. Já para não falar do cabo DV da Canon que são "só" mais de 60€.

Desde já, obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
coolmind
"Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível.(S. Bilard)" :)
coolmind
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Fev 15, 2005 23:16

Mensagempor xirix » Sexta Set 30, 2005 17:06

Não sei muito disso, mas pelo que sei, acho que ficas mais bem servido pela porta firewire do que pela placa de captura.

Isto porque pela firewire a cópia é digital e pelas placas de captura tradicionais, a captura é analógica. Com a captura analógica perdes qualidade, com a firewire não.

Isto porque com captura analógica tudo interfere, desde a qualidade dos cabos até se a tua mãe está a usar o aspirador ao mesmo tempo. Já na passagem digital não tem interferência. O ponto fraco em qualquer uma das duas, é a cassete, que com o tempo a qualidade diminui, no entanto com as cassetes dv não sei se isso acontece.

O inconveniente com a passagem via firewire, é que o video fica enorme porque não está comprimido. Não sei se existe forma de comprimir quando fazes a passagem pela porta firewire.

Enfim, se tiver dito alguma bacurada alguém que avise.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor coolmind » Sexta Set 30, 2005 17:17

Então a solução passa pela firewire e um aspirador a pilhas? lol :P Tou a brincar. Agradeço a colaboracao.

Faz-me é alguma confusão porque é que quando se fala em transferência de video de uma camera para o PC, não se dar preferência à opção mais barata e, pelo que me dizes, até mais eficaz. A placa de captura então fará mais sentido apenas para as cameras da idade da pedra que ainda não têm interface firewire? Eu sempre tive a ideia contrária...mas justamente por ser ignorante na matéria, vos peço a vossa opinião.

Cumprimentos
"Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível.(S. Bilard)" :)
coolmind
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Fev 15, 2005 23:16

Mensagempor p0p4z » Sexta Set 30, 2005 18:10

Não sei onde foste tirar essa ideia.. as minidv foram feitas pa trabalhar com 1 computador atravéz da porta firewire e n conheço ng q n o faça assim. Se o fazem foi pk não são muito adeptos da leitura dos manuais dos aparelhos.

Na ligação através de firewire pode controlar a camara através de software e os dados não sofrem qq alteração pk já tá tudo no domino digital, a ligação só serve de transporte, o video tá comprimido em dv (com 1 taxa de compressão de 5:1) e é copiado e "embrulhado" em .avi.

Com uma camara minidv ligada por firewire com softwares esepecificos até podes fazer backups de dados (quaisquer q sejam) para 1 k7.. ou seja podes espetar entre 12gb a 14gb de dados numa k7.
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Mensagempor PsicoPete » Sexta Set 30, 2005 18:36

Firewire is the way.
Tens é de ter bastante espaço em disco se quiseres trabalhar esses videos. A compressão não é muita neste tipo de passagens (como tal mais qualidade) o que dificulta se tens discos pequenos.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante