Comecei a procurar uma alternativa ao Karma. Li algumas reviews (infelizmente não as suficientes), e cheguei à conclusão, mesmo através de alguns conselhos de antigos utilizadores do Rio Karma, que a melhor alternativa actual seria o Cowon iAudio X5 (o XL não me interessava, não se justificava).
Ontem chegou-me o iAudio X5 a casa, encomendado dos Estados Unidos, a um preço que não se faz cá em Portugal. Por milagre, a alfândega deixou-o passar como GIFT, logo não tive que pagar IVA nem taxa alfandegária. Caso contrário o preço ficaria bastante inflacionado.
Como tenho os dois leitores actualmente, posso fazer um head-to-head em termos de qualidade musical (o que mais me interessa), uma vez que em termos de features o iAudio, até por ser um leitor muito mais recente, é obviamente mais rico. Mas, para mim, cada coisa serve o seu propósito, e o meu leitor de mp3 é para ouvir música, e ouvir música bem.
O Rio Karma foi e continua a ser, sem dúvida, um grande leitor portátil de música. O equalizador paramétrico permite um nível de controle sobre a qualidade de som que é inigualável. No entanto, quis dar o benefício da dúvida ao iAudio...
Utilizando uns headphones já ligeiramente razoáveis e com uma boa relação qualidade/preço - Sony MDR EX-51, um teste EMPÍRICO deixa o iAudio em muito maus lençóis. Mesmo com os sound enhancements que o iAudio tem (BBE, Mach3Bass e 3D), o som do Rio Karma é sempre mais rico, mais preciso e, muito mais definido.
O Mach3Bass "enche" o ouvido, mas torna os baixos tão "lamacentos" que chegam a tornar-se incomodativos. O BBE torna as músicas demasiado artificiais, para mim (e reforço que é uma opinião), impossível de utilizar, numa escala de 0 a 10, acima dos 2. O Surround (3D) dispersa demasiado o som, pura e simplesmente não o utilizo, torna as música demasiado "etéreas".
Agora, convém reforçar que já tive oportunidade de experimentar leitores com SRS Surround (iRiver H10)... e os enhancements do iAudio são melhores do que SRS, mesmo o "lamacento" do Mach3Bass.
O meu problema com o Mach3Bass é a perda de definição dos médios-graves. Para percussão é excelente, para baixos mais complexos acaba por tornar o som praticamente impossível de discernir. Por exemplo, o bombo de uma bateria tem um kick extraordinário e profundo com Mach3Bass, mas os riffs de um baixo ficam muito indefinidos.
A nível geral, em termos de qualidade de som, o Rio Karma continua a ser, provavelmente, o melhor leitor de mp3 que alguma vez existiu no mercado. O nível de controle sobre a equalização é mesmo, repito, inigualável, sem alguma vez tornar o som incomodativo ou artificial quando a equalização é bem feita.
A conclusão para mim é: preferia ter comprado um Rio Karma novo, se é que eles ainda existem, do que ter investido no iAudio X5. Acho que a nível de qualidade de som, o Rio Karma continua a ser o Rio Karma... e os outros, continuam a ser os outros.
-----
Só para separar aqui um bocadinho a minha opinião e explicar porque é que o iAudio não é um mau leitor de mp3, só o é em comparação com o Rio Karma...
- Tem suporte nativo para os seguintes formatos: MP3/OGG/WMA/ASF/FLAC/WAV/MPEG4 (vídeo) - só utilizo mp3 e ogg, FLAC é para armazenamento e não é, de certeza, num leitor com 20GB;
- Navegação por pastas. Apesar de ter as minhas ID3 tags todas escrupulosamente organizadas, também tenho as pastas, e prefiro a navegação por pastas;
- O iAudio é reconhecido como Mass Storage Device, com suporte para drag'n'drop, sem necessidade de software proprietário ou externo (que é um dos maiores contras do Rio Karma) - dá-me muito jeito porque uso maioritariamente Linux, e assim é só escolher as pastas ou ficheiros e copiar para o leitor;
- Peso e dimensões excelentes;
- Ecrã de boa qualidade, apesar de eu não fazer questão de ver imagens ou vídeos no leitor;
- Boa autonomia (entre 12 a 14h), que ainda não tive oportunidade de comprovar por mim próprio;
- Line-in (com direct encoding) e line-out (nada bate o Karma em termos de line-out, o do iAudio tem tido reviews muito negativas; no Karma liga-se o leitor ao cradle e temos uma mini-aparelhagem com uma qualidade de som notável);
- Sleep Timer! (outra das falhas do Rio Karma);
- Rádio FM incluído, com uma excelente capacidade de captação (ok, esta para mim era perfeitamente dispensável)
- Possibilidade de personalização do leitor (wallpapers e afins)
e... last but not least:
- Firmware da Rockbox oficialmente suportado em Outubro
edit: logo ponho fotos