Máquinas de Fotografia Digital

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Gutter » Segunda Mai 30, 2005 23:12

tb acho a z3 muito porreira, apesar de gostar mais do corpo da Fuji S5500.
Gutter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Out 13, 2003 13:06

Mensagempor nmtavares » Terça Mai 31, 2005 1:40

mordjinn Escreveu:
nmtavares Escreveu:Se fosses mesmo amante da fotografia ias para outra coisa, como o filme Razz Razz Razz .

Hoj pareço tar do contra :lol: mas a agja já anunciou o processo d falência devido à massificação do digital! cada vez mais vão ser mais selectas as pessoas a usar filme, ou akelas (como eu), k n têm carcanhól para uma SLR digital, ou os amantes do negativo!Falo por mim: Tnh uma EOS 30 (explica mt coisa LOL) e tnh um conjunto d 300 negativos tirados com ela à espera d serem revelados!Nest caso dava-m mt jeito uma digital, mas para outro tipo d fotografia (p.ex a astrofotografia k kero começar a fazer) tenciono comprar uma slr com obturador mecânico a juntar a "velhinha" película

Mas k ninguém duvide: O negativo está em agonia, n desaparece, mas começa-s a ver menos...

Meu amigo, se assim te posso chamar,numa coisa estamos de acordo, os dias do filme estão contados, pelo menos o filme colorido ou a cores, mas o filme p/b está para durar e recomenda-se, se bem que não é muita gente que o usa, apenas uma pequena quantidade de carolos(carolice), mas uma coisa tb é certa, o digital nunca chegará aos pés do filme p/b, nem pela magia nem pela arte que é revelar e "imprimir" no papel, quem já experimentou sabe do que é que estou a falar.

Só mais uma coisa, usa-se Canon, pq têm uma maquina de marketing maior, e um serviço de apoio ao cliente, em portugal excelente(pelo menos de há uns anos a esta parte, era) e tem uma gama de lentes telefoto e acessórios, muito mais alargada que a minolta, mas não implica que as lentes que são comparáveis sejam melhores, tirando a Leica, Carl Zeiss e Hasselblab. :P :P :P
Portate e cumprimentos. :D
nmtavares
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 28, 2005 10:09

Mensagempor Taxus » Terça Mai 31, 2005 12:49

Não acredito que o filme desapareça assim tão rápidamente.
O que eu acho que se está a assistir é à banalização da fotografia por causa das máquinas digitais.
Por um lado isso é muito bom porque é engraçado ter recordaçoes, centenas de recordaçoes, de cada momento... Muita gente descobre e começa-se a interessar por fotografia "a sério" por ter tido acesso à fotografia digital..
Por outro lado é mau, pois o mercado está inundado de máquinas que deixam muito a desejar.

Falando exclusivamente da qualidade da fotografia, para termos, em digital, a qualidade de uma máquina como a Eos300 (+/-300€) temos que investir no minimo numa EOS300D (700€) e mesmo assim não é a mesma coisa.
Nenhuma máquina compacta digital que por aí ande chega aos pés de uma máquina simples de filme, tanto pelo comportamento da máquina (focagem, controlo de exposição....) como pela qualidade.

Não sou de modo nenhum contra a fotografia digital, aliás, a minha poupança neste momento está a ser para uma Canon EOS350D....

Acho sinceramente que o filme ainda está para ficar, pois há muitos puristas da fotografia e nem toda a gente tem dinheiro para uma Canon EOS-1Ds Mark II (custa só e apenas 6000€)
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor Mique » Terça Mai 31, 2005 17:11

Taxus Escreveu:Não acredito que o filme desapareça assim tão rápidamente.
O que eu acho que se está a assistir é à banalização da fotografia por causa das máquinas digitais.
Por um lado isso é muito bom porque é engraçado ter recordaçoes, centenas de recordaçoes, de cada momento... Muita gente descobre e começa-se a interessar por fotografia "a sério" por ter tido acesso à fotografia digital..
Por outro lado é mau, pois o mercado está inundado de máquinas que deixam muito a desejar.

Falando exclusivamente da qualidade da fotografia, para termos, em digital, a qualidade de uma máquina como a Eos300 (+/-300€) temos que investir no minimo numa EOS300D (700€) e mesmo assim não é a mesma coisa.
Nenhuma máquina compacta digital que por aí ande chega aos pés de uma máquina simples de filme, tanto pelo comportamento da máquina (focagem, controlo de exposição....) como pela qualidade.

Pois eu mostro-te algumas fotos que tirei com a minha Olympus digital e se calhar ficas de boca aberta...
Além de que as digitais sacam fotos nocturnas de um modo que as convencionais jamais conseguirão (sempre com tripé claro).

Isto só para mandar para a fogueira as Olympus. Eu tenho uma digital e uma convencional da marca e gosto mesmo muito. A minolta também é boa em termos de qualidade mas dizem que a assistência é de fugir e que a robustez dos materiais usados não é tão bom como as Olympus, Canon ou Nikon. Seja como for, a comprar uma máq. foto qualquer uma destas 4 máquinas poderá ser uma boa escolha...

Quanto ao rolo estar a acabar...infelizmente é verdade. Eu próprio já quase não uso. Quando pego na convencinal é mesmo só por carolice. E porque? Bem, primeiro vejo logo a foto, vejo logo se ficou bem (as vezes que já fiquei decepcionado com uma convencional...) e além disso só imprimo. Ou seja, fico com muito mais fotos sem gastar tanto $$$
Acho mesmo que a máq. fotografica convencional arrisca-se a ficar só para profissionais a curto prazo
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Fev 11, 2005 18:52

Mensagempor Taxus » Terça Mai 31, 2005 17:45

Mique Escreveu:
Pois eu mostro-te algumas fotos que tirei com a minha Olympus digital e se calhar ficas de boca aberta...
Além de que as digitais sacam fotos nocturnas de um modo que as convencionais jamais conseguirão (sempre com tripé claro).

Isto só para mandar para a fogueira as Olympus. Eu tenho uma digital e uma convencional da marca e gosto mesmo muito. A minolta também é boa em termos de qualidade mas dizem que a assistência é de fugir e que a robustez dos materiais usados não é tão bom como as Olympus, Canon ou Nikon. Seja como for, a comprar uma máq. foto qualquer uma destas 4 máquinas poderá ser uma boa escolha...

Quanto ao rolo estar a acabar...infelizmente é verdade. Eu próprio já quase não uso. Quando pego na convencinal é mesmo só por carolice. E porque? Bem, primeiro vejo logo a foto, vejo logo se ficou bem (as vezes que já fiquei decepcionado com uma convencional...) e além disso só imprimo. Ou seja, fico com muito mais fotos sem gastar tanto $$$
Acho mesmo que a máq. fotografica convencional arrisca-se a ficar só para profissionais a curto prazo

Não faço ideia de que máquina da Olympus tens mas gostava de saber.
Não duvido de que tenhas fotos que me deixem de boca aberta, mas o resultado final não é tudo. Se calhar para tirares UMA foto "de ficar de boca aberta" com uma máquina digital, tens que tirar 100 fotos.... Pura e simplesmente porque o comportamento de uma maquina digital de gama média não presta!
A qualidade de uma foto é muito relativa e depende dos olhos que a veem....
O teu comentário acerca das fotos nocturnas foi bastante infeliz.... Numa máquina de gama média digital (400 - 700€) nunca poderás tirar uma foto de longa exposição(10seg+) com um iso acima de 200. Nem com mil e uma técnicas de redução de ruido ficas com uma imagem perfeitamente limpa.
Mesmo com máquinas de gama alta (>750€) não convém passar dos 800-1600.
Ora, com uma máquina analógica de gama média (300 - 600€) em modo bulb tiras fotos de longa exposição de 30 min, 1h, 2h... o que quiseres... se o filme fôr bom, a foto sai perfeita!
Já para não falar de que o sistema de focagem de máquinas digitais (principalmente com lentes com bom zoom) em condições de pouca luminosidade é uma boa gaita.

Pessoalmente, e como já disse, continuo a preferir digital porque a longo prazo, uma boa máquina digital é mais económica (ao fim de umas 40 revelações, paga-se a diferença de preço entre a máquina digital e analógica).
Tenho há já perto de 2 anos uma Olympus C-750UZ, na altura demorei mt a escolher a máquina e estou satisfeito.
Finalmente, fotografia em formato digital, para mim, não é fotografia.
As minhas fotografias acabam sempre impressas em papel numa loja de fotografia de confiaça. É obvio que não imprimo fotos de festas... mas aquelas fotos que eu tiro quando saio à rua, só e apenas com o objectivo de tirar fotos... acabam em papel.
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mique » Terça Mai 31, 2005 20:55

eu tenho uma Olympus C50 Z e digo-te que fiquei siderado quando vi aqualidade dfas fotos que tira...inclusivé nocturnos...o comentário não foi infeliz, foi real...e repara que a minha máquina nem sequer é uma topo de gama...

actualmente tiro quase tudo digital e imprimo, lá está, em casas boas, as fotos que quero colocar na minha colecção pessoal...e olha que tem sido bem gabada...por quem percebe e por quem não percebe...

inclusivé numa casa de fotos profissional (não uma owrten qualquer) foi-me dito de uma foto nocturna que tirei que só conseguia aquela foto com uma digital...que com uma convencional nunca conseguiria aquela qualidade.
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Taxus » Terça Mai 31, 2005 21:37

Suponho que a tua máquina seja esta.
Se fôr, essa máquina tem um tempo de exposição máximo de 8 segundos! O iso máximo disso é 320...
Oito segundos? Não quero entrar aqui em discussões inuteis.. mas 8 segundos não são NADA!
Quem te disse que qualquer q seja a foto nunca poderia ter sido tirada com uma máquina de filme... percebe tanto de fotografia como eu de futebol.
O equivalente a 35mm dessa m+aquina é 38 mm - 114mm.... nem um bom zoom podes fazer!

Não estou a dizer mal das tuas capacidades como fotógrafo nem da tua máquina... Disse e repito, a qualidade é relativa...

Já agora posta aí uma dessas fantásticas fotos nocturnas
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mique » Quarta Jun 01, 2005 9:00

Taxus Escreveu:Suponho que a tua máquina seja esta.
Se fôr, essa máquina tem um tempo de exposição máximo de 8 segundos! O iso máximo disso é 320...
Oito segundos? Não quero entrar aqui em discussões inuteis.. mas 8 segundos não são NADA!
Quem te disse que qualquer q seja a foto nunca poderia ter sido tirada com uma máquina de filme... percebe tanto de fotografia como eu de futebol.
O equivalente a 35mm dessa m+aquina é 38 mm - 114mm.... nem um bom zoom podes fazer!

Não estou a dizer mal das tuas capacidades como fotógrafo nem da tua máquina... Disse e repito, a qualidade é relativa...

Já agora posta aí uma dessas fantásticas fotos nocturnas

ó meu, eu disse que a máquina nem sequer era de gama alta, acho que não enganei ninguém. quanto às fotos...vou tratar disso.

como diria um amigo meu fotografo...um bom fotografo tira boas fotos com qualquer maquina...
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor mordjinn » Quarta Jun 01, 2005 20:24

nmtavares Escreveu:
mordjinn Escreveu:
nmtavares Escreveu:Se fosses mesmo amante da fotografia ias para outra coisa, como o filme Razz Razz Razz .

Hoj pareço tar do contra :lol: mas a agja já anunciou o processo d falência devido à massificação do digital! cada vez mais vão ser mais selectas as pessoas a usar filme, ou akelas (como eu), k n têm carcanhól para uma SLR digital, ou os amantes do negativo!Falo por mim: Tnh uma EOS 30 (explica mt coisa LOL) e tnh um conjunto d 300 negativos tirados com ela à espera d serem revelados!Nest caso dava-m mt jeito uma digital, mas para outro tipo d fotografia (p.ex a astrofotografia k kero começar a fazer) tenciono comprar uma slr com obturador mecânico a juntar a "velhinha" película

Mas k ninguém duvide: O negativo está em agonia, n desaparece, mas começa-s a ver menos...

Meu amigo, se assim te posso chamar,numa coisa estamos de acordo, os dias do filme estão contados, pelo menos o filme colorido ou a cores, mas o filme p/b está para durar e recomenda-se, se bem que não é muita gente que o usa, apenas uma pequena quantidade de carolos(carolice), mas uma coisa tb é certa, o digital nunca chegará aos pés do filme p/b, nem pela magia nem pela arte que é revelar e "imprimir" no papel, quem já experimentou sabe do que é que estou a falar.

Só mais uma coisa, usa-se Canon, pq têm uma maquina de marketing maior, e um serviço de apoio ao cliente, em portugal excelente(pelo menos de há uns anos a esta parte, era) e tem uma gama de lentes telefoto e acessórios, muito mais alargada que a minolta, mas não implica que as lentes que são comparáveis sejam melhores, tirando a Leica, Carl Zeiss e Hasselblab. :P :P :P
Portate e cumprimentos. :D

claro k podes chamar-m amigo, amigo :P

Bastante familiares as tuas palavras sobre o p7b! apesar d andar demasiado arredado da fotografia p causa da faculdade, tb apreciou mt a foto p/b!infelis/ pela falta d tempo n xperimentei fazer revelações (e n é por falta d aportunidades)
é a evolução necessária: o rolo vai-s tornar o objecto do meio mais profissional e/ou artístico...

Leica, Carl Zeiss e Hasselblab
vôos altos, esses :P

Qt a mim hei-d ter o pé nos dois mundos: como gosto d fotografia d desportos motorizados, privilegiu o formato digital, com objectivas telezoom!para outro tipo d fotografia, com os cuidados estésticos, ou mesmo por carolice, terei sempre um rolo ou mais no saco...
Imagem Imagem