Melhorar a qualidade das gravações de DVD

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Melhorar a qualidade das gravações de DVD

Mensagempor nelugo » Quinta Dez 29, 2005 11:41

Boas
Com o nero cd/dvd speed obtive os seguintes resultados, na drive nec 3550 com firmware original e actualizado:

Imagem
Com um DVD-r tdk, gravado a 2x.

Imagem
Com DVD-r platinum, gravado a 4x.

Quando de repente me deparo com resultados como este:
Imagem

Que infelismente não foi uma gravação minha.

Eu li que os erros PI, em azul, não deveriam passar do valor 280, ou passar o minimo possivel.
Quanto ás falhas PI não sei quais os valores que devo considerar aceitáveis.
Curiosamente ontem fiz uma gravação a 4X, num platinum,em que os valores PI eram inferiores a 200 e as falhas PI(a verde) eram inferiores a 6, mas foi caso raro. Gravando a 2X, com os mesmos dvd's consigo os resultados mais variados.

Gostava de saber o que pensam destes valores, como é que se refletem na qualidade do disco gravado.
Continuando a usar estes dvd's, o que posso fazer para melhorar a qualidade das gravações?

Com firmware diferente posso conseguir outros resultados?
Ao mudar o firmware e colocar um com bitesseting diferente, por exemplo, gravando um dvd-r ele pode passar a ser reconhecido como dvd-rom? (no caso de um dvd de video, se não me engano esta possibilidade so existia nos dvd+r, ficando mais compativel com os leitores de sala)

Já agora aqui fica um link sobre os
melhores dvd's.
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Dez 29, 2005 12:00

- Utiliza DVD de qualidade (verbatim, sony, etc)

- Utiliza DVD preparados para gravar a 16x, como estão preparados para velocidades de gravação maiores são menos propensos a erros (especialmente se os gravares a 8x)

- Vai testando marcas, gravador X pode dar-se optimamente com DVD virgem marca Y mas pessimamente com DVD virgem marca Z

- Queima até ao fim para teres a certeza que existe uma boa compatbilidade drive/DVD, muitos dos erros surgem apartir dos 3,5GB

- Borrifa-te no PIE, os PIF (e POF) é que são de preocupar. E quando há muitos PIF, os PIE são igualmente altos.

- As gravações que mostras parecem-me bastante boas, basicamente enquanto a relva fôr baixa tás na boa. Agora quando apanhares com ervas daninhas psicadélicas... aí muda de marca.

-Eu faço esse scan a 8x, mas isso é um bocado à escolha de cada um...
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor Lvsitano » Quinta Dez 29, 2005 15:55

nelugo: Tens os PIE altíssimos, uma desgraça, ainda por cima com DVDs Taiyo Yuden e CMC Magnetics (partindo do princípio que o MID é verdadeiro). Os PIFs ainda se aceitam, mas mesmo assim estão muito altos.
O que te aconselhava era a pores um firmware alterado em que as estratégias foram alteradas e vais conseguir essa qualidade que está nesse scan que arranjaste. Tem essa qualidade porque alteraram a estratégia de gravação.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor nelugo » Quinta Dez 29, 2005 17:27

Depois de flashar para um novo firmware modificado:

Imagem

Gravado com o alcohol 120% a 2x

Imagem

Gravado com o dvd decriper a 4x

Imagem

Gravado com o dvd decriper a 4x

Imagem

Com o alcohol a 4x

No inicio tava com o firefox mas desliguei ao ver o buffer a ficar vazio. Em qualquer gravação no inicio ha PIF's mais altos, talvez porque a calibração não é a mais acertada e os dvd's não ajudam. Mas os resultados da gravação a 4x estão mais proximos daquilo que eu quero. Vou experimentar mais algumas vezes.
Editado pela última vez por nelugo em Quinta Dez 29, 2005 18:40, num total de 1 vez.
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Dez 29, 2005 18:30

Agora esses novos scans é que estão uma verdadeira c*gada (mas fizeste a 8x como sugeri, portanto ele detecta sempre mais erros).

Datawrite? Datasafe? Lacor? Muda de marca. Tenta Verbatim, quase nem vais ver relva :)
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor nelugo » Quinta Dez 29, 2005 19:06

Imagem

Este foi a 4x com o nero e dvd tdk.
Ta visto que com os platinum a gravação começa mal e no mieo tem erros graves. Agora restame gravar os platinum que me restam com o firmware anterior, que deixa a relva alta por todo.

Parece que os tayo yoden são os melhores. Entao os verbatim e sony vem dessa fabrica?

Outra coisa. Pra filmes em dvd. Com o bitsseting posso fazer com que um dvd-r passe por um dvd-rom ou isso so e possivel com dvd+r?
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Dez 29, 2005 19:11

Maxell, Sony, TDK e Verbatim são normalmente os melhores. Tenta Intenso se queres algo mais barato e bom. Basicamente é mesmo ir tentado...
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor diogogrosso » Quinta Dez 29, 2005 19:59

Não te fies muito pelo os scans que os NECS fazem, não são muito fiáveis. Para fazer scans , os melhores são os Liteon e os Plextor. Já agora tenho aqui scans que fiz das gravações do meu nec nd-4550.

dvd+r 8x gravado a 8x:

Imagem

dvd-r Verbatim 8x gravado a 12x:

Imagem

dvd+r Verbatim 8x gravado a 8x:

Imagem

dvd+r Verbatim 8x gravado a 12x:

Imagem

dvd+r Platinum 8x gravado a 12x:

Imagem[/img]
Intel Q6600 G0 2.4ghz@ 3.2ghz
Gigabyte P35C-DS3R
TeamGroup 2x2gb 5-5-5-15
Powercolor HD 3870 PCS 512MB GDDR4
Seagate 500gb Sata 2 32mb Cache
Realtek HD Onboard
Be Quiet! 600W Straight Power
Tuniq Tower 120 LFB LED
Asus VW222S 22 inches
diogogrosso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 27, 2004 15:30

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Dez 29, 2005 20:29

diogogrosso Escreveu:Não te fies muito pelo os scans que os NECS fazem, não são muito fiáveis. Para fazer scans , os melhores são os Liteon e os Plextor. Já agora tenho aqui scans que fiz das gravações do meu nec nd-4550.

Segundo o que dizem, os novos ND 4550 e 4551 é que já não são tão fiáveis para tal. Mas quem não tem cão...
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Lvsitano » Quinta Dez 29, 2005 23:08

nelugo: os scans continuam uma porcaria, é certo que esse CMC AE01 não é da melhor layer que há, mas eu com o meu BenQ 1640 consigo muito melhor qualidade. Até descobri que mudando a estratégia para a de Taiyo Yuden fica melhor. Isso também pode ser o scan do teu NEC, se puderes tenta fazer o scan noutra drive, tipo BneQ ou LiteON, por exemplo.
Até o Taiyo Yuden está péssimo, principalmente nos PIE, isso não são valores para uma layer dessas. Não convém andares a usar muito o disco ao gravar.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor nelugo » Quinta Jan 05, 2006 13:06

Gravando a 6x em cd's platinum consegui resulatdos parecidos com este:

Imagem

Em comparação com as gravações a 4 e 2x posso dizer que estou arrependido de não ter tendato ante velocidades mais altas. Também toda a gente diz pra gravar ao minimo, pelos visto não é bem assim.

Ontem comprei verbatim 16x advanced azo+, é outro campeonato:

Imagem

até +- metade a gravação foi a 4-5x, depois aumentou(quando fechei o firefox) a velocidade até as 8x(o valor escolhido). era pra comprar um pacote de 25 mas dizia la :"2004, verbatim" e por via das duvinas não comprei. Queria sony dvd-r e não encontrei. Para além disso eram todos feitos na coreia, e pelo que li, devia procurar fabricados no japão(pela tayo yuden). também estive na divida entre memorex e fujifilm.
No mercado dos dvd-r está tudo uma trafulhi-se. Este fabicados pela mitsubishi estão muito bons.
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Vtech » Quinta Jan 05, 2006 15:08

Em PT onde se compra os Taiyo Yuden? Mandem PM pff.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor nelugo » Quinta Jan 05, 2006 15:18

Em principio os sony frabricados no japão vêm dessa fábrica, a plextor acho que também é.Mas como o mercado está em grande mudança, e por vezes o que era bom deixou de o ser (e vice-verça) convém saber quais as marcas que interessam, por isso eu fiz um tópico para o pessoal colaborar com as suas de qualidade do disco.
Ontem, por exemplo, todos os sony que encontrei vinham de taiwan (de onde provém CMC, MCC, e como vez uma não tem nada a ver com a outra), não são a mesma coisa que os japoneses.
Editado pela última vez por nelugo em Quinta Jan 05, 2006 15:29, num total de 1 vez.
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ghost_matrix » Quinta Jan 05, 2006 15:24

Vtech
Taiyo Yuden vem em marca Plextor
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Vtech » Quinta Jan 05, 2006 15:25

Li agora uma noticia preocupante em cdrw.co.pt

"A CDFreaks.com avançou com uma noticia bastante interessante. Um utilizador do fórum dessa página, conhecedor no campo da identificação de códigos MID (Manufacturer Identification Codes) falsos, afirmou que muito provavelmente já não será apenas a Taiyo Yuden a ser o alvo dos fabricantes que usam o seu código MID de forma ilegal, mas também a Mitsubishi/Verbatim. É uma notícia no mínimo preocupante já que será difícil para o consumidor saber se está a comprar gato por lebre."

Pode ser o teu problema neludo.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Próximo

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante