PROBLEMA: Cartões de memória, máquina ou o pc?

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

PROBLEMA: Cartões de memória, máquina ou o pc?

Mensagempor carol_magro » Segunda Dez 11, 2006 20:54

Boas

Tenho uma máquina digital da FujiFilm FinePix A340 desde à 2 anos e meio e, contando com o cartão de memória(xD) de origem, já os troquei 5 vezes.

Ela caiu uma vez e a partir daí começou a trocar as cores no ecrã de visualização, mas as fotografias sempre ficaram boas.
Sempre utilizei o cabo de ligação ao pc para transferir as fotos, e até aqui tudo bem. Passado 5 meses de utilização a máquina indicava no visor a mensagem de 'card error', e deixou de ser reconhecida no pc.

Isto passou-se com mais um cartão, até q comprei um pc novo, com leitor de cartões de memória, da hp, e outro cartão. Passei então a utilizar o leitor e não o cabo. o cartão novo durou mais uns meses e voltou-se a passar o mesmo com mais outro.

Reparem q os vários cartões só se estragavam depois de várias utilizações, e, a esta altura passei a culpar a máquina.

Como precisava, comprei mais um cartão à cerca de 2 semanas prometendo a mim mesma que seria o último, e que iria desistir. Utilizei hoje a máquina e funcionava muito bem, quando xeguei a casa e meti o cartao no leitor, nao acusava outra vez. reiniciei o pc e coloquei o cartão na máquina. Para mal dos meus pecados a história repetia-se. :?

Fico sem saber se será o meu pc a estragar os cartões, o q nao deixa de ser uma hipótese, mas eu antes tinha outro sem leitor de cartoes e tb se estragou, se será a máquina, ou se será mesmo dos cartões que têm um baixo nível de credibilidade, o q eu axo pouco provável.

Peço desculpa pelo testamento, mas preciso de segundas opiniões sobre este assunto que me atormenta à tanto tempo.

carol_magro
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Out 04, 2005 13:08

Mensagempor kim_roskas » Segunda Dez 11, 2006 22:24

Boas,
costuma formatar os cartões no pc ou na própria máquina?
São cartões xD normais ou tipo M/H ?
Imagem
kim_roskas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 22, 2004 18:18

Mensagempor carol_magro » Terça Dez 12, 2006 14:50

kim_roskas Escreveu:Boas,
costuma formatar os cartões no pc ou na própria máquina?
São cartões xD normais ou tipo M/H ?

eu normalmente apago no pc as fotos q tiro, e não na máquina.
eu penso q sao cartoes xD normais, pq n sei o q sao cartoes do tipo M/H 8)
Imagem
carol_magro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kim_roskas » Terça Dez 12, 2006 21:37

Segundo indicações da Fuji:

"<Notes on using SmartMedia/xD-Picture Card>
1. SmartMedia should be formatted on the camera.
2. Use the camera to erase image data.
3. Only store data from the camera on the SmartMedia/xD-Picture Card.
4. Only use the SmartMedia/xD-Picture Card for accessing the image data.
5. When editing image files, use images copied onto another storage media.

* Use the camera to format SmartMedia/xD-Picture Card and erase images. If the SmartMedia/xD-Picture Card is formatted on a computer, it may not be possible to store images on the SmartMedia/xD-Picture Card or the camera may not recognize the SmartMedia/xD-Picture Card."

Ou seja, penso que aconselham a utilizar o cartão no pc apenas para ter acesso às fotos. A eliminação das fotos e a formatação do cartão deve ser feita utilizando a própria máquina. Caso contrário o cartão pode deixar de ser reconhecido.

A Fuji tb sugere, caso o cartão ainda seja detectado pelo leitor de cartões, a formatação com o sistema de ficheiros FAT e de seguida formatação na própria máquina.

Pode ver no site da Fuji o que transcrevi acima e tb a explicação da diferença entre os tipos de cartões.
http://search.fujifilm.co.jp/support_e/template/qanda/x003a.asp?cat1=4&subcat=4-0
Imagem
kim_roskas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 22, 2004 18:18

Mensagempor carol_magro » Quinta Dez 14, 2006 20:29

Fiz asneira!

Obrigada por tudo ;)
Imagem
carol_magro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Quinta Dez 14, 2006 22:36

Eu tenho uma maquina olimpus que usa cartoes XD, já tirei 8765 fotos... lol

Só formatei o cartão uma vez, Uso o cabo USB umas vezes outras uso o leitor de cartões, no entanto apago sempre as foto no PC e nunca tive problemas.... e já lá vão 2 anos...

Penso que o problema é mesmo da maquina que quando caiu não ficou grande coisa.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante