como ligar uma soundblaster a um amplificador?

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

como ligar uma soundblaster a um amplificador?

Mensagempor gleal2000 » Quarta Mai 16, 2007 15:21

boas pessoal,
tenho uma placa sound blaster live 1024 antiga que quero ligar a um amplificador yamaha para ter 5.1, dolby digital, dts, etc...

Dá para ligar pela saida spdif (amarela) com um cabo normal tipo jack 3.5mm - RCA (mono) para a entrada digital coaxial do amplificador e depois este faz a descodificação ou tenho que arranjar um destes?
Imagem
http://pt.europe.creative.com/shop/p...roduct=1076 &

obrigado desde já
AMD +3000 (939) w/ stock cooler
MSI K8N Neo2-54G Platinum
AquaPc TCCD SERIES 2x512MB PC3200 CL2
ATI x850Pro
Revoltec Chromus 450W
gleal2000
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Nov 05, 2004 1:41

Mensagempor Kayn » Quarta Mai 16, 2007 15:46

dar... dá. e até xuta um som bastante potente. Eu ja fiz isso com um amp Sony e umas colunas Bose.
Só que provavelmente nao o queres fazer. Tem a ver com a diferença de tensões com que ambos os dispositivos trabalham.

A SB trabalha com um sinal digital de 5V (preparado para as colunas deles da creative) enquanto que a coaxial deve trabalhar com sinais na ordem dos 500mV, se nao estou em erro.

Na pratica, funciona na mesma, mas estas a saturar fortemente os transistors do amp o que lhe reduz bastante o tempo de vida.

O ideal é comprar o adaptador externo da Creative para saidas coaxias, embora nao seja muito barato.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor gleal2000 » Quarta Mai 16, 2007 16:08

humm estou a ver. e utilizando aquele cabo 3 jack - 6 RCA o problema das tensões mantém-se?
ATI x850Pro
Revoltec Chromus 450W
gleal2000
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Quarta Mai 16, 2007 16:14

nao tou a ver qual é o cabo 3 jacks -> 6 RCA, mas tou a estimar que será
3x 1 cabo jack stereo 3.5mm -> 2 RCA (stereo)

Se for isso, é exactamente o mesmo. Alias, ainda é pior. Nem sei como é que isso funcionaria porque nao é um cabo mono como o outro.

Esses cabos nao foram feitos pra trabalhar com a saida digital, mas sim com as outras (que sao, na verdade, saidas stereo aproveitadas de maneira diferente pra por 5 colunas e um woofer a trabalhar num sistema 5.1)

Pro digital, precisas de qualquer coisa que tenha circuitada pelo meio pra fazer a conversao de tensoes e nao só 1 cabo com 2 pontas diferentes.

Se for pra um uso muito esporadico (tipo, 1 unica vez de uso durante pouco tempo) podes usar o cabo jack->RCA mono. Funciona lindamente.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor gleal2000 » Quarta Mai 16, 2007 16:37

sim nesse caso era para utilizar as saídas analógicas (verde, laranja e preta) ligadas às correspondentes entradas no amp FR, FL center, SR SL e sub.
assim o amplificador reconheceria os 5.1 como deve ser, como o dts, ac3... ou apenas servia de ponte entre a placa e as colunas, não interferindo no som?

e obrigado pelos anterior esclarecimento das tensões, não fazia a minima ideia ;)
ATI x850Pro
Revoltec Chromus 450W
gleal2000
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Quarta Mai 16, 2007 16:49

nao percebi a que caso te referes. Se queres que o amp reconheça automaticamente o tipo de sinal, tem que ser com digital. De alguma maneira.

Usando os 3 jacks, tas só a passar som pras colunas. Desta maneira, ou forças o amp (se o amp suportar forçar) a tentar descodificar da melhor maneira (nao costuma conseguir os melhores resultados), ou entao vai ter que ser o software que te esta a reproduzir o dvd (suponho que tejas a falar de um dvd) que vai ter que fazer a descodificação e meter o som no sitio certo (mediante codecs ou qq coisa). Neste caso, o amp é so mesmo isso, um amp. Nao faz descodificacao nenhuma. Ajustes ao som, deverão ser feitos por software.

É uma pena, porque com o sinal digital consegue-se uma pureza e potencia de som que os jacks stereo so podem imaginar ter... Pelo menos no meu caso, era demasiado notório.

Mas tem pontos positivos. Se quiseres jogar, provavelmente so consegues som posicional com 5.1 funcionais com os 3 jacks. Nunca vi nenhum jogo que posto numa saida digital me fizesse o amp identificar outro sinal que não o stereo tipico, embora houvesse jogos que o anunciassem. Podia ser do meu amp que nao reconhecia (duvido), mas ficava-se sempre pelo stereo. Neste caso, só as 2 colunas da frente funcionam.
Os jogos vem preparados pro sistema de 3 jacks.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor gleal2000 » Quinta Mai 17, 2007 10:57

Jogar não é prioritário, visto que isto é para um htpc, o principal era ver divx e dvd em ac3, dolby surround e dts respectivamente, por isso estou a ver que era mesmo importante o sinal ser digital.

esse problema das tensões tb se verifica em ligações ópticas ou só nas coaxiais (esta pergunta pode ser um bocado parva mas não sou grande entendido na matéria).

o adaptador externo que referiste no 1ª post era este ou são os outros mais caros que incluem descodificação do sinal? este elimina as diferenças de tensões?

Digital I/O Module
Imagem
http://pt.europe.creative.com/shop/prod ... oduct=773&
ATI x850Pro
Revoltec Chromus 450W
gleal2000
Aprendiz
Aprendiz